FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2014
EPCDI – Estudo Para Certezas de Incompletude



Quando: dias 1 e 2 de Fevereiro
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: Gratuito

Workshop - Sábado, 1 de fevereiro, às 15 horas
Apresentação - Domingo, 2 de fevereiro, às 20 horas

O EPCDI – Estudo Para Certezas de Incompletude, obra resultante da pesquisa artística dirigida por Luis Garay (Argentina) e Alejandro Ahmed (Santa Catarina), desenvolvida em conjunto com as bailarinas Florencia Vecino e Mariana Romagnani e o video-artista Roberto Freitas, estreia em Florianópolis, nos dias 1 e 2 de fevereiro, no Teatro Governador Pedro Ivo.

A ideia surgiu a partir de questões que eram comuns aos dois diretores, intrínsecas à confluência de interesses de artistas residentes em diferentes países, como: Que tipo de percepção de territorialidade, origem, identidade, espaço, tempo e autoria temos em um projeto conjunto em que a internet funciona como mediadora das relações? Desenvolvendo uma pergunta sobre distância e apropriação, sobre as características e consequências de uma situação espectral (sem lugar), em que a web atua como ativadora de mudanças de nossa percepção, o processo de pesquisa do trabalho foi financiado pelo Edital Iberescena, entre 2011 e 2012.

O Estudo propõe uma composição coreográfica generativa que permita lidar com a ideia de distância (cognitiva, espacial, temporal, tecnológica) e com questões a cerca das noções de entendimento e encontro que elas possibilitam. Trabalha-se na obra a partir de processos de tradução, sendo esta pensada como uma ferramenta adaptativa que sublinha aproximações e distâncias, e adota o caráter eminente da internet e sua linguagem como ferramenta criativa e estética. Os conceitos que dão base ao trabalho (nomadismo, situação espectral, web, virtualidade, desterritorialização, apropriação e distância), fazem parte da estrutura social que se grava em nosso corpo e mente, formando nossas subjetividades, dos coreógrafos e dos artistas envolvidos neste trabalho.

Todas as apresentações serão acompanhadas de oficinas gratuitas, ministradas pelos dois diretores – Alejandro e Luis. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os métodos e trajetos percorridos durante o desenvolvimento da obra e, experimentar as ferramentas coreográficas nela desenvolvidas. Após a estreia em Florianópolis, o projeto segue com apresentações e workshops em Joinville e Jaraguá do Sul. Tanto a estreia quanto a circulação fazem parte do projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle de estímulo a Cultura.
EPCDI – Estudo Para Certezas de Incompletude


Categorias: Fevereiro 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Outubro 2017 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ... >> Música
até 20 Outubro 2017 Semana da Rendeira com oficinas de renda d... >> Especiais / Outros
até 20 Outubro 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 20 Outubro 2017 Inscrições para o ensino médio técnico gra... >> Educação / Cursos
até 21 Outubro 2017 Aulões gratuitos de Defesa Pessoal e Sinto... >> Esportes
até 21 Outubro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar