FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2014
EPCDI – Estudo Para Certezas de Incompletude



Quando: dias 1 e 2 de Fevereiro
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: Gratuito

Workshop - Sábado, 1 de fevereiro, às 15 horas
Apresentação - Domingo, 2 de fevereiro, às 20 horas

O EPCDI – Estudo Para Certezas de Incompletude, obra resultante da pesquisa artística dirigida por Luis Garay (Argentina) e Alejandro Ahmed (Santa Catarina), desenvolvida em conjunto com as bailarinas Florencia Vecino e Mariana Romagnani e o video-artista Roberto Freitas, estreia em Florianópolis, nos dias 1 e 2 de fevereiro, no Teatro Governador Pedro Ivo.

A ideia surgiu a partir de questões que eram comuns aos dois diretores, intrínsecas à confluência de interesses de artistas residentes em diferentes países, como: Que tipo de percepção de territorialidade, origem, identidade, espaço, tempo e autoria temos em um projeto conjunto em que a internet funciona como mediadora das relações? Desenvolvendo uma pergunta sobre distância e apropriação, sobre as características e consequências de uma situação espectral (sem lugar), em que a web atua como ativadora de mudanças de nossa percepção, o processo de pesquisa do trabalho foi financiado pelo Edital Iberescena, entre 2011 e 2012.

O Estudo propõe uma composição coreográfica generativa que permita lidar com a ideia de distância (cognitiva, espacial, temporal, tecnológica) e com questões a cerca das noções de entendimento e encontro que elas possibilitam. Trabalha-se na obra a partir de processos de tradução, sendo esta pensada como uma ferramenta adaptativa que sublinha aproximações e distâncias, e adota o caráter eminente da internet e sua linguagem como ferramenta criativa e estética. Os conceitos que dão base ao trabalho (nomadismo, situação espectral, web, virtualidade, desterritorialização, apropriação e distância), fazem parte da estrutura social que se grava em nosso corpo e mente, formando nossas subjetividades, dos coreógrafos e dos artistas envolvidos neste trabalho.

Todas as apresentações serão acompanhadas de oficinas gratuitas, ministradas pelos dois diretores – Alejandro e Luis. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os métodos e trajetos percorridos durante o desenvolvimento da obra e, experimentar as ferramentas coreográficas nela desenvolvidas. Após a estreia em Florianópolis, o projeto segue com apresentações e workshops em Joinville e Jaraguá do Sul. Tanto a estreia quanto a circulação fazem parte do projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle de estímulo a Cultura.
EPCDI – Estudo Para Certezas de Incompletude


Categorias: Fevereiro 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar