FaceBook Instagram Twitter


Bailarino Marcos Klann apresenta solo "Werwolf" e workshop



Quando: 23 Março 2014, domingo, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/664789733584770

A ideia de solidão é relativa. Afinal, o estar junto não descarta a sensação de vazio. Como o inverso, estar sozinho não indica necessariamente isolamento. A relação de conflitos e percepções do corpo só ou acompanhado levou o bailarino Marcos Klann a criar metáforas da solidão. "A ideia de solidão e a necessidade de estar junto. O trabalho tem linguagem performática e teve seu ponto de partida na constatação da solidão presente nas redes sociais e no entendimento de que o modo que a solidão é percebida e sentida está relacionado as mudanças de comportamento social de cada época”, comenta Marcos. Werwolf é o nome da obra, que estreou em 2012 em Florianópolis, e circula por quatro cidades catarinenses nos meses de março e abril através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013. Florianópolis recebe o projeto de 20 a 23 de março, às 20h, no Teatro do SESC Prainha. Ingresso gratuito, retirada 1h antes do espetáculo.

A tecnologia entra no discurso reflexivo, imediata na proliferação de uma rede farta de amizades virtuais. As conexões humanas alimentam-se de uma presença imaterializada, um curtir e compartilhar editado e sem envolvimento maior, na opinião de Marcos. "A discussão das relações humanas passa principalmente pela sensação do corpo frente às aproximações virtuais. A superexposição, seja compartilhada ou usurpada, em alguns casos, como de fotos pessoais na rede, transita pela falta de preenchimento. A ideia de intimidade ligada a imagem do corpo e não a complexidade de fatores que envolvem a relação corpo-identidade. Estamos juntos, conectados e na maior parte do tempo sozinhos”, acrescenta.

Marcos buscou reconhecer sua própria representação de solidão e possibilidades de conexão com o entorno através deste sentimento. Encontrou no livro "O corpo em crise”, de Christine Greiner, empatia bibliográfica e elegeu o termo alemão Werwolf, usado durante a Idade Média, como território da obra. A palavra significa uma pessoa banida que perdeu seus direitos políticos e sociais e passa a ser considerada sub-humana e, por isso, exposta à vida nua. "Tem a ver com o não se adaptar a nenhum mundo, a ideia de não pertencimento e de que o banido não tem o direito ao convívio social. O lugar do exílio, onde essa pessoa, esse bandido, que é excluído, passa novamente a pertencer quando encontra os seus pares.”

A circulação do projeto "Werwolf” passa também por Rio do Sul nos dias 28 e 29 de março, às 20h, na Fundação Cultural Rio do Sul e termina em Joinville com apresentações no Galpão do Teatro da Ajote, às 20h, nos dias 04 e 05 de abril. A programação gratuita abre espaço para bate-papo após os espetáculos e promove wokshops sobre a "Disponibilidade como princípio criativo” conduzido pelo ator e bailarino Marcos Klann, também integrante da companhia de dança contemporânea Cena 11.
 



Workshop "Disponibilidade como princípio criativo”
22 de março, sábado, das 14h às 17h
Inscrição no site: http://www.marcosklann.com até dia 19/03

O workshop ministrado por Marcos Klann tem como fundamento a disponibilidade como sustentação do trabalho artístico, e objetiva que o participante, através de exercícios e trocas de experiências possa acessar a disponibilidade como modo operante do seu fazer artístico. Entende-se por disponibilidade a conjunção entre o momento anterior a ação e o seu contínuo estado ativo durante o momento da performance. Trata-se de potencializar a tranqüilidade do performer na construção de sua ação, aprimorando a capacidade de entendimento sobre seu movimento e a construção do seu discurso.

O workshop é gratuito e tem a duração de 3h, sendo direcionado à artistas e pessoas interessadas em arte. Serão oferecidas 25 vagas para maiores de 16 anos.

As inscrições serão realizadas via preenchimento de formulário no site do artista: www.marcosklann.com, com o título Workshop. Para efetuar a inscrição é necessário enviar currículo resumido e responder de forma sucinta as seguintes perguntas: Qual o seu interesse em arte e porque se interessou pela oficina?

As vagas do workshop serão preenchidas por ordem de envio do formulário.

Bailarino Marcos Klann apresenta solo "Werwolf" e workshop


Categorias: Março 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar