FaceBook Instagram Twitter


Cine Filosofia exibe filmes Heliorama (2004) e Tropicália (2012)



Quando: 07 Maio 2014, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Mini-Auditório do CFH, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1448994855339379
e-mail: thor.verass@gmail.com

O Cine Filosofia apresenta nesta quarta-feira, 7 de maio, a partir das 19h, a mostra Tropicália, com exibição dos filmes Heliorama (2004) e Tropicália (2012),  no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A sessão é aberta ao público, com entrada gratuita, e conta com comentário de Flávia Cera, doutora em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGL) da UFSC.

O cine-filosofia, projeto mensal do centro acadêmico de filosofia, adquire neste ano caráter quinzenal e absorve a temática provocativa que iniciamos ano passado com a realização do I Encontro de Filosofia Oriental. Desta vez na forma audiovisual de guerrilha epistêmica, procuramos questionar os sentidos de uma filosofia em nosso espaço histórico-geográfico latino-americano.

A programação conta com exibição de filmes, documentários e curtas que retratam filosofias e diferentes formas de pensamento produzidas nos trópicos. Neste ciclo, haverá discussões específicas que dão voz a saberes sujeitados, de conhecimentos que constituem um pluri-verso, em que a racionalidade tem vários modos de funcionamento e modelos operacionais distintos que são construídos em contextos culturais específicos. Influenciados pela “virada ontológica” de “nossa” filosofia, foi dividido o ciclo em dois módulos: filosofia canibal e filosofia de fronteira, que propõem um exercício de reconhecimento de múltiplas perspectivas, abaixando a guarda da luneta do colonizador para termos contato filosófico através da experiência pensante prática de encontro com o Outro. Confira a programação completa do Cine Filosofia!


/// Tropicália
Direção: Marcelo Machado. 2012. 87 min. Documentário
Com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa.

Riqueza de material de arquivo inédito, pesquisa apurada e depoimentos esclarecedores fazem a diferença ne ste documentário. Um dos movimentos culturais mais festejados da história brasileira, o tropicalismo durou pouco. Entre 1967 e 1968, Caetano Veloso e Gilberto Gil, dois dos maiores expoentes, lançaram canções de vanguarda que, diferentemente de outras músicas da época, criticavam o período militar de uma forma mais anárquica e pop. O auge se deu no disco Tropicália ou Panis et Circensis. Além de Gil e Caetano, a obra reuniu Gal Costa, Tom Zé, Os Mutantes, Nara Leão, a poesia de Torquato Neto e Capinam e os arranjos de Rogério Duprat. O movimento se estendeu ao cinema novo de Glauber Rocha e ao teatro de José Celso Martinez Corrêa. O mesmo se deu no campo da crítica, com a Poesia Concreta dos irmãos Campos e de Décio Pignatari. Foram os concretistas que apoiaram o movimento à primeira hora. Por meio deles, os compositores chegaram à poesia e à filosofia antropofágica do modernista Oswald de Andrade

De uma forma envolvente e criativa, o documentarista Marcelo Machado (sócio nos anos 80 de Fernando Meirelles na produtora Olhar Eletrônico) relembra passo a passo do surgimento do tropicalismo: dos festivais da Record ao exílio de Caetano e Gil, em Londres, por meio de imagens tiradas do baú. Trata-se, portanto, de um amplo e rico painel musical e visual, tratado sem preguiça nem presunção.


/// Heliorama
Diretor: Ivan Cardoso. 2004.14 min. Documentário/Experimental
Com Antonio Manoel, Caetano Veloso, Carlinhos do Pandeiro, Dom Pepe, Haroldo de Campos, Helio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Waly Salomão.
Comentários: Flávia Cera é psicanalista, doutora em Teoria Literária, com tese sobre a poética corporal/ambiental de Hélio Oiticica. Co-editora do Sopro e da Cultura e Barbárie.

Uma curiosa montagem que reúne cinejornais, trailers, clipes e outros fragmentos inéditos e visionários (de som e imagem) do saudoso artista plástico HÉLIO OITICICA.


/// "Um poeta desfolha a bandeira e a manhã tropical se inicia resplandente, cadente, fogueira num calor girassol com alegria na geléia geral brasileira que o jornal do brasil anuncia.”

Gilberto Gil e Torquato Neto

Cine Filosofia exibe filmes Heliorama (2004) e Tropicália (2012)


Categorias: Maio 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar