FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Cinema Gratuito
Programação gratuita do Cinema do CIC em maio terá filmes de Rogério Sganzerla, Cinema ao vivo e Circuito FAM



Quando: 24 Maio 2018, quinta-feira
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

Na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) os filmes são exibidos sempre de quinta-feira a domingo, às 20h, com entrada gratuita.

O mês de maio chega com uma programação festiva celebrando o aniversário do cineasta catarinense Rogério Sganzerla (1946-2004), um dos mais influentes do cinema nacional. Logo na largada, dia 3, entra em cartaz uma série de quatro filmes simbólicos de sua filmografia: "A Mulher de Todos" (1969), o emblemático "O Bandido da Luz Vermelha" (1968), "Copacabana Mon Amour" (1970) e "Tudo É Brasil" (1997).

Nascido no dia 4 de maio de 1946, em Joaçaba, Sganzerla chegou aos holofotes do cinema nacional em 1968, justamente com a estréia do seu primeiro longa-metragem, O “Bandido da Luz Vermelha”, inspirado na vida do notório criminoso João Acácio Pereira da Costa. Curiosamente, João Acácio também era catarinense, natural de Joinville, mas que fez trajetória no mundo do crime em São Paulo. Se estivesse vivo, Sganzerla completaria 72 anos. A sua obra até hoje é reverenciada como um dos marcos do cinema brasileiro por sua natureza transgressora e inovadora. A sua produção também transcendeu para outros campos da intelectualidade, especialmente a escrita. Da sua relação com o cinema veio também o casamento com a atriz Helena Ignez – sua musa em “A Mulher de Todos”, longa-metragem que abre a mostra no Cinema do CIC.

Tem ainda a volta do projeto Cinema ao Vivo e uma seleção de filmes do Circuito FAM - um bom esquenta para o Florianópolis Audiovisual Mercosul, que circula por Santa Catarina em 26 cidades, de 19 a 24 de maio, e também tem sessões na tela do Cineclube Cinema Unisul. O evento de abertura do Circuito será apresentado pela Diretora de Programação do festival e conta com uma seleção que inclui três produções do estado, entre elas o ganhador de Melhor Curta Catarinense da última edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul. Todas as sessões contam com Legenda pra Surdos e Ensurdecidos.

O projeto Cinema ao Vivo teve início em 2015 e já adaptou para as telas quatro filmes: “Nosferatu”, com Skrotes, e as comédias “O Circo” (Charlie Chaplin, 1928), com a Banda da Lapa, “A General” (de Buster Keaton, 1926), com a Orquestra de Choro da Escola Livre de Música de Florianópolis, e “Tempos Modernos” (Charlie Chaplin, de 1936), com a trilha composta pela Orquestra Manancial da Alvorada. Sucesso incontestável de público, o Cinema ao Vivo levou mais de 2,5 mil pessoas nas mais de 20 sessões que promoveu e todas com lotação.

A realização é uma parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço, e Unisul campus Pedra Branca, responsável pela programação.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA MAIO DE 2018:

Dias 3, 4, 5 e 6 de Maio de 2018, 20h

Especial Rogério Sganzerla
A primeira semana do mês terá um especial comemorativo pelo aniversário do Cineasta e integração entre projetos de exibição cineclubista: Cine Paredão, Cinemática e Cineclube Cinema UNISUL.

Dia 03
A Mulher de Todos
Direção: Rogério Sganzerla
Gênero: Drama/Fantasia/Comédia
País: Brasil
Ano: 1969
Duração: 93 minutos
Classificação Indicativa: 18 anos
A ninfomaníaca Ângela Carne e Osso convida o amante para visitar a exótica Ilha dos Prazeres. Desconfiado, seu marido contrata um detetive particular, o qual acaba revelando o plano ao se apaixonar pela moça. Desconcertado diante do flagra, o marido traído prepara uma terrível vingança.

Dia 04
O Bandido da Luz Vermelha
Direção: Rogério Sganzerla
Gênero: Drama
País: Brasil
Ano: 1968
Duração: 92 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Livremente inspirado em fatos reais. Um assaltante misterioso usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de "bandido da luz vermelha", já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. No entanto, seus roubos e crimes chamam tanta atenção que um implacável policial começa a perseguir o "bandido da luz vermelha".

Dia 05
Copacabana Mon Amour
Direção: Rogério Sganzerla
Gênero: Comédia
País: Brasil
Ano: 1970
Duração: 85 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Sônia Silk trabalha como prostituta enquanto tenta virar cantora da Rádio Nacional. De tanto ouvir a mãe dizer que ela e o irmão são possuídos pelo demônio, Sônia procura um pai de santo para tentar quebrar o feitiço maligno que atua sobre os dois.

Dia 06
Tudo é Brasil
Direção: Rogério Sganzerla
Gênero:Documentário
País: Brasil
Ano: 1997
Duração: 82 min
Classificação Indicativa:
Continuando com sua obsessão pela visita de Orson Welles ao Brasil, já trabalhada em Nem Tudo é Verdade, de 1986, Sganzerla filma Tudo é Brasil, apresentando uma primorosa colagem de fotos, gravuras, reportagens e filmes antigos. O filme é também um retrato do Rio dos anos 40.

Dias 10, 11, 12 e 13 de Maio de 2018, 20h

Éden
Direção: Mia Hansen-Løve
Gênero: Drama/Musica
País: França
Ano: 2014
Duração: 131 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Início dos anos 90. O Daft Punk revoluciona a cena da música eletrônica ao redor do mundo. Enquanto isso, no underground Parisiense, Paul e seu melhor amigo se aventuram como DJs formando a dupla Cheers. Reconhecidos pelo seu estilo Garage, conquistam seu espaço na cena, vivendo todos os prazeres e vícios desse lifestyle.

Dias 14, 15, 16 e 17 de Maio de 2018, 20h - Distribuição de senhas uma hora antes do início.
MIS: Cinema ao vivo

Dias 18, 19 e 20 de Maio de 2018, 20h
Circuito FAM de Cinema 2018 - Confira a programação em Florianópolis

Dia 18
Curta Transformação (com LSE)
Duração: 94 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Ocupação Hotel Cambridge – 23 min; Diretora: Andrea Mendonça;
Adogás – 5 min; Diretor: Henrique Neumann;
Hospital da Memória – 18 min; Diretor: Pedro Paulo de Andrade;
Larfiagem – 18 min; Diretora: Gabi Bresola;
Distancia – 8 min; Diretor: Joaquin Pedretti;
Espaço Móveis Ruídos – 22 min; Diretora: Bianca Scliar.

Dia 19
O Som dos Sinos
Direção: Marina Thomé e Marcia Mansur;
Gênero: Documentário
País: Brasil
Ano: 2017
Duração: 70 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Uma imersão pelo universo simbólico da fé, do tempo e das cidades onde reverberam o som dos sinos de Minas Gerais. Toques e batuques que revelam a festa, o ferro e o ouro.

Dia 20
Guarnieri
Direção: Francisco Guarnieri
Gênero: Documentário/Memória
País: Brasil
Ano: 2017
Duração: 72 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Seus filhos Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política. A partir desses dois retratos geracionais, o neto e diretor Francisco procura refletir sobre o papel do indivíduo na sociedade e na arte.

Dias 24, 25, 26 e 27 de Maio de 2018, 20h

Especial Sérgio Ricardo
Mostra em parceria com o projeto de extensão da UDESC "A Câmera Acústica de Sérgio Ricardo", coordenado pelo Professor Rafael Rosa Hagemeyer (LIS/Udesc). O cineasta de 85 anos, continua criando novos filmes. Sérgio Ricardo realizou seu primeiro curta "Menino da Calça Branca" com fotografia de seu irmão, Dib Lutfi e montagem de Nelson Pereira dos Santos em 1961. O primeiro longa "Esse Mundo é Meu", montado por Ruy Guerra, foi comentado como um dos melhores filmes do ano na revista Cahiersdu Cinema. Seu filme "Juliana do Amor Perdido" representou o Brasil no Festival de Berlim de 1968. E o cordel musical "A noite do Espantalho" de 1974, foi exibido em Cannes. O cineasta de 85 anos, continua criando novos filmes, e este ano lançou "Bandeira de Retalhos".



Programação gratuita do Cinema do CIC em maio terá filmes de Rogério Sganzerla, Cinema ao vivo e Circuito FAM


Categorias: Cinema Gratuito, Programação
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Maio 2018 Inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional e idiomas
até 24 Maio 2018 Recital gratuito de introdução ao Shakuhachi, flauta de bambu japonesa
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar