FaceBook Instagram Twitter


Cine Paredão apresenta O Dia que Durou 21 Anos



Quando: 04 Abril 2014, sexta-feira, às 20 horas
Onde: Bosque do CFH da UFSC, Cine Paredão
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/520054384782334

O dia que durou 21 anos
de Camilo Tavares, Doc, 2011, 78min, Brasil, Cor, 12 anos

O Cine Paredão retorna as suas atividades para o ano de 2014, o sexto ano de projeto. Neste mês de Abril será dedicado à lembrança de 50 anos do Golpe Militar de 1964. Todas as sextas-feiras do mês será exibido um documentário que fale sobre esse período tão conturbado de nossa sociedade, buscando mostrar outros lados do movimento autoritário que amedrontou o país em uma época marcada pela censura aos meios de comunicação e de violenta repressão política por meio do militares no poder.

O Cine Paredão relembra os 50 anos do Golpe Militar, começando com o documentário "O Dia que Durou 21 Anos” dirigido pelo diretor mexicano Camilo Galli Tavares, sobre a participação do governo dos Estados Unidos na preparação, desde 1962, do golpe de estado de 1964, no Brasil. O filme tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. Em troca de sua libertação, 15 presos políticos são soltos e posteriormente banidos do país. Um deles, o jornalista Flávio Tavares, 27 meses depois de se radicar na Cidade do México, seria pai de Camilo, o cineasta cujo nome é uma homenagem a o padre católico e guerrilheiro colombiano Camilo Torres, morto em 1966.

O golpe estabeleceu um regime alinhado politicamente aos Estados Unidos e acarretou profundas modificações na organização política do país, bem como na vida econômica e social. Além da limitação da liberdade de opinião e expressão, de imprensa e organização, naquela época tornaram-se comuns as prisões, os interrogatórios e a tortura daqueles considerados suspeitos de oposição ao regime, comunistas ou simpatizantes, sobretudo estudantes, jornalistas e professores. Nesses 50 anos dessa violenta ruptura institucional, não há absolutamente nada a comemorar. Não há vencedores, nem vencidos.

Cine Paredão apresenta O Dia que Durou 21 Anos


Categorias: Abril 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar