FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2014
Inscrições abertas para curso gratuito de cinema experimental e vídeo-arte para iniciantes



Quando: Inscrições até 19 de maio
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: rgratacosbrum@artic.edu

22 de maio, das 18h às 21h - Ceart Udesc - Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
23 a 25 de maio, a combinar - Locações a combinar no Ribeirão da Ilha

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para um curso de cinema experimental e vídeo-arte para iniciantes, gratuito e aberto à comunidade. O primeiro encontro acontecerá dia 22 de maio, na Udesc Ceart, das 18h às 21h; os seguintes, entre 23 e 25 de maio, ocorrerão em locações no Ribeirão da Ilha, com horários e locais definidos entre os participantes.

O objetivo do curso é desenvolver uma oficina prática de experimentações em vídeo, onde os participantes entrem em contato com o processo de criação audiovisual em todas as suas etapas. Ao final, algum ponto da cidade será escolhido para fazer a projeção do(s) trabalho(s).

As aulas serão ministradas por Rodrigo Brum, mestrando em Filme, Vídeo, Animação e Novas Mídias pela School of the Art Institute of Chicago (EUA). Possui graduação (PUC-Rio) e mestrado (UFRJ) em filosofia. Desenvolve trabalhos em vídeo que exploram temas como a paixão e a correspondência amorosa.

Para participar da seleção é necessário enviar um roteiro de quatro minutos, em arquivo PDF, para o e-mail rgratacosbrum@artic.edu até o dia 19 de maio. Em virtude de limitações técnicas, é importante que os alunos evitem cenas à noite ou roteiros com mais de três personagens. Como a locação será no Ribeirão da Ilha e arredores, a organização sugere roteiros a partir desta região. A oficina oferece oito vagas, e o resultado sairá no dia 21 de maio.

O curso é organizado pela professora Nara Milioli, com apoio do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc.

Dicas para elaboração do roteiro

Um roteiro de quatro minutos rende, em média, 4 páginas de diálogo. Para o caso de um roteiro sem diálogo é importante estar atento às durações dos planos para que não ultrapassem o limite proposto.

Uma cena é determinada por condições de espaço e de tempo específicas. Isso quer dizer que se as personagens mudarem de espaço (ao saírem de um lugar e entrarem em outro, por exemplo) ou de tempo (como no caso de um flashback ou de uma elipse), o roteirista deve alterar a numeração da cena.

Em geral, usa-se um cabeçalho antes de cada cena contendo as seguintes informações: EXT ou INT (se a cena é filmada em ambiente externo ou interno), o NOME DO LUGAR onde a cena é filmada e quando ela se passa (no que se refere a condições de luz: DIA, NOITE, AMANHECER, ANOITECER). Para o caso de um diálogo, coloque o nome da personagem centralizado, em caixa alta, e na linha de baixo a fala correspondente.

Programas podem auxiliar na escrita de roteiros cinematográficos, como o Celtx, que possui versão gratuita para download.
Inscrições abertas para curso gratuito de cinema experimental e vídeo-arte para iniciantes


Categorias: Maio 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar