Workshop gratuito "Introdução ao Design Territorial e Urbano"
Quando: de 1º a 5 de setembro, das 18h às 22h
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi Quanto: Gratuito e-mail: design.ceart@udesc.br Entre 1º e 5 de setembro, o Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, realizará um curso gratuito de introdução ao Design Territorial e Urbano, com o designer Eduardo Barroso Neto, que é conselheiro de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Conselho Internacional das Organizações de Design Industrial (Icsid). O curso, que ocorrerá no Auditório da Udesc Ceart, das 18h às 22h, busca apresentar uma metodologia propositiva para a construção de um cenário futuro possível e desejável para um determinado espaço territorial, com base nas suas vocações, aspirações e desejos. Voltado para designers, arquitetos e urbanistas, engenheiros de tráfego, planejadores urbanos e estudiosos de Ciências Sociais em geral, o curso terá carga de 20 horas, com aulas expositivas, estudos de casos, exercícios individuais e em grupos, exercícios práticos e pesquisas de campo. As inscrições gratuitas podem ser realizadas com o Departamento de Design da Udesc Ceart pelo e-mail design.ceart@udesc.br. Contribuições da área Entre as contribuições do Design Territorial, está a discussão de modelos alternativos de crescimento e desenvolvimento para as cidades ou territórios capazes de atrair e fixar capital humano e financeiro de qualidade baseada em sua capacidade criativa. Outra ação é projetar produtos e serviços de interesse público, desde equipamentos de uso coletivo até sistemas de comunicação, que melhorem as condições de segurança e lazer da população e gerem novas oportunidades de trabalho e renda em nível local, respeitando a cultura e o ambiente. Programa do curso 1º de setembro: Construção de cenários futuros Aspectos abordados: Globalização e polarização do consumo; O mercado de bens simbólicos na América latina; A economia da experiência e a economia criativa. Macro tendências: Produtos globais x produtos locais; Produtos efêmeros x produtos duráveis; Produtos físicos x produtos imateriais; Serviços massivos x serviços personalizados. Cenários possíveis; Oportunidades para o design; Ciclo da inovação e do design; O Design social (artesanato); Design territorial e urbano. Design estratégico. Trabalho em grupo. Definir e caracterizar um território com base em suas especificidades e singularidades. Possibilidades e perspectivas futuras. Trabalho individual: pesquisa de referentes visuais. 2 de setembro: Identificação de necessidades e demandas Aspectos abordados: Processo de identificação dos principais problemas da comunidade; públicos-alvo a serem pesquisados; Conteúdo e aplicação da ferramenta de pesquisa; Escuta sensível. Trabalho individual: pesquisa com público-alvo 3 de setembro: Identificação da oferta Aspectos abordados: Metodologia de pesquisa para identificação dos atrativos e da capacidade de resposta da comunidade frente aos novos desafios; Estado da arte na produção de bens simbólicos; Metodologia de pesquisa sobre Matriz Cultural. Trabalho individual ou em duplas: pesquisa identitária; aplicação dos questionários; elaboração da matriz cultural. 4 de setembro: A imagem de um território Aspectos abordados: A Comunicação no espaço público (segurança, serviços, informativa, publicitária, visual, sonora); Cartografia urbana; Marca de origem; Marca cidade; Estratégias de sensibilização. Trabalho em grupo: conceito norteador para a imagem da cidade; acupuntura urbana; identificação de problemas e soluções de curto prazo. 5 de setembro: Apresentação dos resultados Conceitos norteadores para projetos e ações nos seguintes temas: - Design de suporte a gastronomia regional - Divulgação eletrônica das rotas e atrativos - Guia dos empreendimentos turísticos de refere ncia cultural - Identidade visual de produtos promocionais das rotas - Padronização de mobiliário urbano e viário - Projetos dos equipamentos de apoio e serviços - Valorização e promoção comercial de empreendimentos ou de produtos típicos. |
|
Categorias: Setembro 2014
|
Deixe seu comentário! |
Publicações relacionadas: