FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2014
Workshop gratuito "Introdução ao Design Territorial e Urbano"



Quando: de 1º a 5 de setembro, das 18h às 22h
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: design.ceart@udesc.br

Entre 1º e 5 de setembro, o Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, realizará um curso gratuito de introdução ao Design Territorial e Urbano, com o designer Eduardo Barroso Neto, que é conselheiro de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Conselho Internacional das Organizações de Design Industrial (Icsid).

O curso, que ocorrerá no Auditório da Udesc Ceart, das 18h às 22h, busca apresentar uma metodologia propositiva para a construção de um cenário futuro possível e desejável para um determinado espaço territorial, com base nas suas vocações, aspirações e desejos.

Voltado para designers, arquitetos e urbanistas, engenheiros de tráfego, planejadores urbanos e estudiosos de Ciências Sociais em geral, o curso terá carga de 20 horas, com aulas expositivas, estudos de casos, exercícios individuais e em grupos, exercícios práticos e pesquisas de campo.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas com o Departamento de Design da Udesc Ceart pelo e-mail design.ceart@udesc.br.

Contribuições da área
Entre as contribuições do Design Territorial, está a discussão de modelos alternativos de crescimento e desenvolvimento para as cidades ou territórios capazes de atrair e fixar capital humano e financeiro de qualidade baseada em sua capacidade criativa.

Outra ação é projetar produtos e serviços de interesse público, desde equipamentos de uso coletivo até sistemas de comunicação, que melhorem as condições de segurança e lazer da população e gerem novas oportunidades de trabalho e renda em nível local, respeitando a cultura e o ambiente.

Programa do curso

1º de setembro: Construção de cenários futuros
Aspectos abordados: Globalização e polarização do consumo; O mercado de bens simbólicos na América latina; A economia da experiência e a economia criativa.

Macro tendências: Produtos globais x produtos locais; Produtos efêmeros x produtos duráveis; Produtos físicos x produtos imateriais; Serviços massivos x serviços personalizados. Cenários possíveis; Oportunidades para o design; Ciclo da inovação e do design; O Design social (artesanato); Design territorial e urbano. Design estratégico.

Trabalho em grupo. Definir e caracterizar um território com base em suas especificidades e singularidades. Possibilidades e perspectivas futuras. Trabalho individual: pesquisa de referentes visuais.

2 de setembro: Identificação de necessidades e demandas
Aspectos abordados: Processo de identificação dos principais problemas da comunidade; públicos-alvo a serem pesquisados; Conteúdo e aplicação da ferramenta de pesquisa; Escuta sensível.

Trabalho individual: pesquisa com público-alvo

3 de setembro: Identificação da oferta

Aspectos abordados: Metodologia de pesquisa para identificação dos atrativos e da capacidade de resposta da comunidade frente aos novos desafios; Estado da arte na produção de bens simbólicos; Metodologia de pesquisa sobre Matriz Cultural.

Trabalho individual ou em duplas: pesquisa identitária; aplicação dos questionários; elaboração da matriz cultural.

4 de setembro: A imagem de um território

Aspectos abordados: A Comunicação no espaço público (segurança, serviços, informativa, publicitária, visual, sonora); Cartografia urbana; Marca de origem; Marca cidade; Estratégias de sensibilização.

Trabalho em grupo: conceito norteador para a imagem da cidade; acupuntura urbana; identificação de problemas e soluções de curto prazo.

5 de setembro: Apresentação dos resultados
Conceitos norteadores para projetos e ações nos seguintes temas:
- Design de suporte a gastronomia regional
- Divulgação eletrônica das rotas e atrativos
- Guia dos empreendimentos turísticos de referencia cultural
- Identidade visual de produtos promocionais das rotas
- Padronização de mobiliário urbano e viário
- Projetos dos equipamentos de apoio e serviços
- Valorização e promoção comercial de empreendimentos ou de produtos típicos.


Workshop gratuito "Introdução ao Design Territorial e Urbano"


Categorias: Setembro 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar