FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2014
Prêmio Desterro 2014 selecionará bailarinos para o YAGP Brasil



Quando: 21 a 24 de agosto
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Avenida Governador Gustavo Richard, 5000 - Centro
Evento no FB: www.facebook.com/FestivaldeDanca
e-mail: contato@premiodesterro.com.br

Festival é o único credenciado em Santa Catarina para indicar dançarinos à fase nacional da maior competição do mundo entre estudantes de dança

Quatro bailarinos com idade máxima de 19 anos poderão ser escolhidos entre os participantes do Prêmio Desterro – 5° Festival de Dança de Florianópolis para concorrer na seletiva nacional do Youth America Grand Prix (YAGP). A etapa brasileira, que será realizada no mês de setembro em São Paulo, classifica anualmente cerca de 200 jovens em meio a candidatos de todo o País para a final em Nova York, onde a próxima edição ocorrerá em abril de 2015. Lá, os vencedores são premiados com bolsas de estudos em consagradas instituições e companhias de dança clássica dos Estados Unidos e da Europa.

A programação na capital paulista dura seis dias e compreende aulas avaliativas, apresentações e noite de gala, quando é anunciada a seleção. Solistas, duos, pas de deux, trios e conjuntos são divididos nas categorias pré-competitivo (9 a 11 anos), júnior (12 a 14 anos) e sênior (15 a 19 anos). Entre todos eles, são eleitos para o mundial até 30 solistas, até 10 conjuntos e um número indefinido de pas de deux, duos e trios. Segundo a presidente do Instituto Passo de Arte, Marisa Pivetta, que realiza o concurso no Brasil e no Paraguai, "a troca de experiências, as orientações de professores nacionais e internacionais são muito importantes para o amadurecimento do bailarino como indivíduo e como artista”.

Em Santa Catarina, o YAGP Brasil é conveniado exclusivamente com o Prêmio Desterro, que oferece aos indicados isenção da taxa de inscrição, transporte e hospedagem com acompanhante durante a eliminatória. Como no festival de Florianópolis a idade mínima permitida é 12 anos, por meio dele só há chance de ingressar nas categorias júnior e sênior. "A parceria representa novas oportunidades e encaminhamento de talentos da dança clássica que buscam aperfeiçoamento e visibilidade. As experiências adquiridas pelos estudantes ficarão marcadas para sempre”, diz a diretora artística do Prêmio Desterro, Bia Mattar. As inscrições para o 5° Prêmio Desterro, agendado de 21 a 24 de agosto no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, estão abertas até 12 de junho a bailarinos de qualquer procedência. O regulamento está no site www.premiodesterro.com.br.

Ponta do pé

Conforme o diretor-geral do evento catarinense, Carlos Eduardo de Andrade, "sem dúvida, a marca YAGP agrega mais credibilidade e oferece também um diferencial em relação a outros festivais”. Ele lembra que, no ano passado, quando se iniciou o acordo entre os concursos, "o crescimento do número de trabalhos enviados para os gêneros de balé foi notório. Superou qualquer expectativa!” Marisa justifica o interesse dos bailarinos: "a dança clássica é muito bonita, mas requer estudo, dedicação e disciplina. É a base para a dança no mundo e acho que, através desta oportunidade, eles irão crescer muito”.

Ainda que a escolha recaia com maior frequência entre os dançarinos clássicos, todos os concorrentes em Florianópolis que se incluem na faixa etária determinada pelo YAGP estão aptos à indicação. "Fiquei impressionada com a quantidade de talentos que se apresentaram em várias modalidades de dança em 2013. Você consegue perceber no olhar, na preocupação em se apresentar de forma séria e correta. Aquele que busca algo mais, que tem um sonho na cabeça e é focado, certamente, vai se destacar”, descreve Marisa, que foi jurada do último Prêmio Desterro.

Na edição passada do festival de Florianópolis, foram apontados Barbara Mel Pereira, do Grupo de Dança Camila Lorenzetti, de Barra Velha (SC); Kauan Soares, do Phalibis Studio de Dança, de São Paulo; Luiz Fernando da Silva, da Escola de Dança Fundação Porto Real, de Porto Real (RJ); e Nathalia Schuhart, da Master Ballet, de Blumenau (SC). Os quatro participaram do YAGP Brasil, que reuniu 180 solistas, além de 420 concorrentes de 36 grupos de todo o País, em outubro, na cidade de São Paulo. A fase seletiva ocorreu no teatro do Colégio Santa Cruz e a noite de gala "Stars of Today Meet Stars of Tomorrow” no Teatro Alfa.

Dos indicados pelo Prêmio Desterro, somente Kauan e Luiz Fernando conseguiram classificação para Nova York, porém, não estiveram presentes na etapa final, realizada em abril deste ano, com eliminatórias no teatro do Jack H. Skirball Center for the Performing Arts e sessão de gala no David H. Koch Theater (Lincoln Center). O evento recebeu em torno de 480 solistas mais 400 grupos de todos os continentes. A delegação brasileira foi composta por 240 dançarinos e faturou diversas bolsas de estudos, medalha de ouro em grupo, prêmio artístico no solo feminino sênior e ficou entre os Top 10 em diversas categorias. "Foi mágico e incrível ver nossos alunos, diretores e professores tão próximos dos ídolos da dança, dividindo o mesmo palco”, conta Marisa.

YAGP

O Youth America Grand Prix é a maior competição do mundo entre estudantes de dança. Concede todos os anos mais de U$ 250 mil em bolsas nas principais academias dos Estados Unidos e da Europa, além de proporcionar workshops com mestres internacionais e contratos em prestigiadas companhias. Realizada em Nova York, é aberta a jovens de nove a 19 anos de todas as nacionalidades.

O evento foi criado em 1999 pelos russos Larissa e Gennadi Saveliev, ex-integrantes do mundialmente famoso Balé Bolshoi. Desde então, já beneficiou mais de 25 mil bailarinos com um investimento superior a U$ 2 milhões. Hoje, mais de 300 alunos estão dançando em 50 companhias, como o American Ballet Theatre, o New York City Ballet, o Paris Opera Ballet e o Ballet de San Francisco. Sua contribuição foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com uma cadeira no Conselho Internacional da Dança (CID).

A afiliada brasileira do YAGP surgiu em 2003, sob direção de Marisa Pivetta, que há mais de 20 anos produz grandes espetáculos e concursos internacionais de dança. Dela participam bailarinos indicados em eventos credenciados na Bahia, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além dos escolhidos pelo Passo de Arte – Competição Internacional de Dança nas regionais do Ceará, Minas Gerais e São Paulo (capital e interior). Em 10 anos, levou a Nova York perto de 1,8 mil dançarinos, tendo conquistado dois grand prix, mais de 100 bolsas de estudos, inúmeras premiações e profissionalizado 30 estudantes que agora atuam no exterior.

Prêmio Desterro online:
Site: www.premiodesterro.com.br F
acebook: facebook.com/festivaldedanca
Twitter: @premiodesterro Prêmio Desterro 2014 selecionará bailarinos para o YAGP Brasil

Categorias: Junho 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar