FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2014
VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ)



Quando: 15, 16 e 17 de outubro
Onde: Centro de Cultura e Eventos, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/seminario.ufsc

O VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ) e I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (Selipram) serão realizados na UFSC nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. O evento congrega pesquisadores envolvidos no estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e com a formação do leitor. Desde a sua primeira edição, devido ao caráter interdisciplinar, participam profissionais de diversos ramos das Ciências Humanas (Letras, Pedagogia, Biblioteconomia, Psicologia, História, entre outros).

O tema central do Seminário (nacional e internacional) é a literatura para crianças e jovens que circula no mercado editorial brasileiro e internacional e as práticas de mediação da leitura literária.

Já estão abertas as inscrições para participantes na categoria ouvinte. As inscrições são gratuitas! Para preencher o formulário de inscrição, acessem: http://literaturainfantilejuvenil.wordpress.com/inscricoes/ficha-de-inscricao-ouvinte/

Em 2014 o salto qualitativo do evento foi inseri-lo na esfera internacional e trazer para a conferência de abertura a professora Ana Margarida Ramos, da Universidade de Aveiro, que tem se destacado em Portugal por suas pesquisas e publicações sobre o assunto.

O evento foi realizado na UFSC (2001, 2002 e 2003) e retornou, em 2011, agregando o Seminário de Literatura infantil e Juvenil de Santa Catarina, organizado também em quatro edições (2006, 2007, 2008 e 2009) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Desse modo, as reflexões sobre a produção literária para crianças e jovens, abordadas e discutidas durante o evento, abarcam a literatura produzida em âmbito nacional e internacional e, de modo particular, a produzida no Estado.


Artistas convidados

"Vozes da Ilha” – Em Seresta/NETI/UFSC
A Seresta, do Grupo de Canto "Vozes da Ilha”, nasceu em 05 de abril de 2011, com integrantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI/UFSC. Atualmente são 12 participantes, com coordenação da Sra. Eddy Frantov, que também é cantora, sob regência do Sr. Nilzon Aguiar.

Cia Mafagafos Aline
A Cia Mafagafos é composta por Aline Maciel e Sig Schaitel e propõe uma maneira divertida de contar histórias, com sessões e espetáculos para todas as idades. A música está sempre presente no trabalho da dupla, com canções populares, histórias musicadas e composições próprias. Além de escolas, bibliotecas e eventos para crianças, recentemente a Cia Mafagafos se apresentou nos seguintes eventos e projetos: Projeto Literatura Viva SESI-SP, Domingo é Dia de Teatro – Shopping Iguatemi, Maratona Cultural de Florianópolis, FAM Florianópolis Audiovisual Mercosul, Feira do Livro de Jaraguá do Sul, Semana Literária de Curitibanos, Feira do Livro de Joinville, Projeto Domingo Infantil SESC Jaraguá do Sul, entre outros. A Cia Mafagafos também ministra oficinas e palestras para jovens e adultos. Em 2012 publicou o livro Cada um Conta de um Jeito, de Aline Maciel, que apresenta, de maneira prática, técnicas para contar histórias. Para conhecer mais: http://ciamafagafos.wordpress.com/

Felícia Fleck
Felícia Fleck atua profissionalmente como contadora de histórias. É bibliotecária e doutoranda em Ciência da Informação pela UFSC, onde pesquisa sobre a identidade e a profissionalização do contador de histórias contemporâneo.Conta histórias para crianças de todas as idades na Biblioteca Barca dos Livros, no Residencial geriátrico Santa Inês, nas unidades do SESC/SC, em aniversários, feiras do livro e onde mais lhe chamarem! Também oferece cursos de formação para adultos e crianças e é assessora da Editora Ática e do Proler em Gaspar/SC. Para conhecer mais: www.feliciafleck.com

Sayonara Graczyk
Sayonara Graczyk é psicóloga, formada pela Faculdade de Ciências e Letras Tuiuti, Curitiba – PR, em 1986. Pós graduada no curso de Especialização em Psicoterapia do Adolescente, pela PUC-RGS, em 1992. Arteterapeuta com base na Psicologia Analítica e na Análise Psico-orgânica, formada pelo Incorporarte – Instituto Corpo e Arte – RJ, em 2007. Instrutora de Arte e Cultura, em formação permanente desde 2008, através de cursos, oficinas e simpósios e a prática de narração de histórias e leitura em voz alta para o público infantil, juvenil e adulto. Coordenadora do Projeto Bebelê – Gestando Leitores, realizado na Biblioteca Comunitária Barca dos Livros com  apoio do SNBP –  Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Sérgio Bello
Sérgio Bello é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1981. Trabalhou como professor na educação infantil, ensino fundamental e superior. Exerceu cargo de diretor de escola municipal de ensino fundamental (1987/1988) e coordenador pedagógico na Escola Sarapiquá (1996/1998), em Florianópolis. Trabalha como Contador de Histórias desde 1995. Desde 1999 até o presente ministra palestras, oficinas e cursos de formação de contadores de histórias e realiza apresentações artísticas de narração oral. Para conhecer mais: http://sergiocbello.wix.com/palavras-andantes#!bio/c1ktj

Gilka Girardello
Gilka Girardello, doutora em Comunicação, com pós-doutorado em Educação, é professora do programa de Pós-graduação em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona a disciplina Narração de Histórias e Educação. Coordena o Núcleo de Pesquisas Infância, Comunicação e Arte (UFSC/CNPq). Atua como contadora de histórias desde 1976, e ministra palestras e cursos sobre o tema em muitas cidades brasileiras e em outros países. Desde 1998 coordena a Oficina Permanente de Narração de Histórias da UFSC. Foi produtora e narradora no programa Contando histórias da TV Educativa do Rio Grande do Sul (1978-1979). Participou por dez anos do Grupo Conta-Contos, de Florianópolis, cidade onde é narradora da biblioteca comunitária Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição. É membro da diretoria do Instituto Conta Brasil.

Grupo cênico-literário Contarolando

O grupo cênico-literário Contarolando é formado pelas estudantes Aline Effting, Andréa Rodrigues, Daniela Martins, Giselli da Silveira, Larissa Cabral, Melany Rezende e Nina Balconi do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua criação ocorreu durante a pesquisa de pós-doutorado Teatro, Literatura para a Infância e Prática Educativa: diálogo entre fazeres, realizada pela professora Simone Cintra junto ao PPGE/UFSC e sob a supervisão da professora Eliane Debus. Atualmente o trabalho realizado com o grupo integra um projeto de extensão em parceria com o PET Pedagogia/UFSC. Três histórias são contadas pelo Contarolando: O pacote que tava no pote e Gaitinha tocou, bicharada dançou, de Eloí Bocheco. Amigos, de Helme Heine. O pacote que estava no pote e Gaitinha tocou, bicharada dançou são apresentadas conjuntamente e ambas contam as aventuras e brincadeiras da Bruxinha Elisa e seus amigos do Ribeirão do Araçá. Para conhecer mais: http://contarolandoufsc.wordpress.com/

Ingo Vargas
Ingo Vargas assumiu a identidade de contador de histórias em 2002 e desde então vive num emaranhado de palavrações.  É pedagogo e mestrando na UFSC, pesquisa sobre literatura infantil e letramento literário. Foi formador de outros contadores e já contou histórias em muitos lugares. Sua última aventura aconteceu em Timor Leste (2013-2014), onde contou histórias daqui e trouxe na bagagem histórias de lá.

Liliane Alves da Silva
Formação: Pedagogia – UDESC – Especialização: Ensino Inter-religioso com ênfase em filosofia para crianças. Professora do Colégio de Aplicação – UFSC. Atividades: Conta histórias na Barca dos Livros, participa do projeto "Roda de Histórias”, desenvolvido nas turmas dos 1ºs anos B e C e 2ºs anos, nos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação. Coordena o projeto Pequenos Narradores, envolvendo crianças dos Anos Iniciais na narração de histórias.

Confira a programação


Dia 15/10 – Quarta-feira

Período matutino – 8h30 às 12h


A partir das 8h30 – Credenciamento

9h – Sessão de abertura:
Apresentação Artístico-Cultural:
"Vozes da Ilha” – Em Seresta/NETI/UFSC, Narração de Histórias com Sérgio Bello e Grupo Cênico-Literário Contarolando (Pedagogia/UFSC)

9h45 – Conferência: Tendências contemporâneas da Literatura para a infância e juventude portuguesa: desafios atuais.

Profa. Dra. Ana Margarida Ramos – Universidade de Aveiro – Portugal
Local: Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Período vespertino – 13h30 às 18h


13h30 – Apresentação Artístico-Cultural:
Narração de História com Gilka Girardello

13h30 às 15h30 - Mesa-redonda: Literatura e Infância
Profa. Dra. Maria Zélia Versiani (UFMG) e Profa. Dra. Renata Junqueira (UNESP)
Local: Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC

16h às 18h - Mesa-redonda: Literatura Infantil e Juvenil, Cultura e Ensino
Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho (USP) e Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires (UESPI)
Local: Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Período noturno – 18h

Apresentação Artístico-Cultural:
Narração de Histórias com Sérgio Bello, Gilka Girardello, Liliane Alves da Silva, Ingo Vargas, Cia Mafagafos (Aline Maciel e Sig Schaitel)

Lançamento de livros e sessões de autógrafos
Local: Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC


Dia 16/10 – Quinta-feira

Período matutino – 8h30 às 12h

Apresentação das comunicações
Local: Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – UFSC

Período vespertino – 13h às 14h

Apresentação de pôsteres
Local: Hall do Prédio C – CED

Período vespertino – 14h às 18h


Minicursos
Local: Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – UFSC

Período noturno – 18h30

Apresentação Artístico-Cultural:
Narração de Histórias com Sayonara Salum, Liliane Alves da Silva, Ingo Vargas e Grupo Cênico-Literário Contarolando (Pedagogia/UFSC)

Roda de conversa com escritores
Local: Auditório do Centro de Ciências da Educação (CED)


Dia 17/10 – Sexta-feira


Período matutino – 8h30min às 12h

Apresentação das comunicações
Local: Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – UFSC

Período vespertino – 13h às 14h

Apresentação de pôsteres
Local: Hall do Prédio C – CED

Período vespertino – 13h30 às 16h

13h30 – Apresentação Artístico-Cultural: Narração de Histórias com Felícia Fleck e Sayonara Salum.

14h – Mesa-redonda: Leitura de berço e livros de embalo: aprender a ler ao colo

Profa. Dra. Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro) e Mônica Correia Baptista (UFMG)
Local: Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Encerramento – 16h


Mais informações no site http://literaturainfantilejuvenil.wordpress.com


VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SLIJ)

Categorias: Outubro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar