FaceBook Instagram Twitter


Exposição curricular “Cães sem diploma ‘Lattes que eu tô passando’”



Quando: até 1 de novembro, das 10h às 19h
Onde: Centro de Convivência, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1484908078425909

O curso de Museologia realiza sua segunda exposição curricular "Cães sem diploma ‘Lattes que eu tô passando’”, no dia 22 de outubro, juntamente com a 13ª Sepex, e permanece até o dia 1º de novembro, das 10h às 19h, no Centro de Convivência da UFSC.

A proposta dos alunos é provocar a reflexão e a discussão sobre o abandono de animais, relação de afetividade, questões legais e de experiências científicas, a partir dos UFSCães.

Quando pensamos em comunidade universitária, geralmente associamos a estudantes, técnicos e professores que compartilham de um mesmo espaço, o Campus Universitário. Mas, além desses sujeitos, outros seres habitam a Universidade, dentre eles destacamos os UFSCães, os cachorros que são os personagens desta exposição.

Desde a década de 1990, pelo menos, há registros de cães abandonados vivendo permanentemente na Universidade, perambulando entre centros de ensino e sendo participantes da vida na UFSC. O abandono de animais é crime, não é um problema isolado, ocorre todos os dias em todo o mundo, se convertendo em problema social e de saúde pública, demandando políticas e ações de educação, conscientização e medidas inibidoras de maus tratos.

No entanto, também é verdade, que a comunidade acadêmica, durant e esses anos, criou vínculos com os UFSCães, nutrindo relações afetivas e de cuidado, formando comunidades de solidariedade, encaminhando animais abandonados para adoção, alimentando e providenciando vacinas, banhos e outros cuidados de saúde. Presentes em aulas, formaturas, ocupações na reitoria e outras atividades do movimento estudantil, os UFSCães já fazem parte da história da UFSC e das memórias de muitos que por ela já passaram.

Sem diplomas, sem currículos, mas com um protagonismo reconhecido pela comunidade acadêmica, os UFSCães marcam o cotidiano dos sujeitos que com eles estabelecem relações, seja de afetividade ou mesmo de triste maus tratos.
Exposição curricular “Cães sem diploma ‘Lattes que eu tô passando’”


Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar