FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Exposição curricular “Cães sem diploma ‘Lattes que eu tô passando’”



Quando: até 1 de novembro, das 10h às 19h
Onde: Centro de Convivência, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1484908078425909

O curso de Museologia realiza sua segunda exposição curricular "Cães sem diploma ‘Lattes que eu tô passando’”, no dia 22 de outubro, juntamente com a 13ª Sepex, e permanece até o dia 1º de novembro, das 10h às 19h, no Centro de Convivência da UFSC.

A proposta dos alunos é provocar a reflexão e a discussão sobre o abandono de animais, relação de afetividade, questões legais e de experiências científicas, a partir dos UFSCães.

Quando pensamos em comunidade universitária, geralmente associamos a estudantes, técnicos e professores que compartilham de um mesmo espaço, o Campus Universitário. Mas, além desses sujeitos, outros seres habitam a Universidade, dentre eles destacamos os UFSCães, os cachorros que são os personagens desta exposição.

Desde a década de 1990, pelo menos, há registros de cães abandonados vivendo permanentemente na Universidade, perambulando entre centros de ensino e sendo participantes da vida na UFSC. O abandono de animais é crime, não é um problema isolado, ocorre todos os dias em todo o mundo, se convertendo em problema social e de saúde pública, demandando políticas e ações de educação, conscientização e medidas inibidoras de maus tratos.

No entanto, também é verdade, que a comunidade acadêmica, durante esses anos, criou vínculos com os UFSCães, nutrindo relações afetivas e de cuidado, formando comunidades de solidariedade, encaminhando animais abandonados para adoção, alimentando e providenciando vacinas, banhos e outros cuidados de saúde. Presentes em aulas, formaturas, ocupações na reitoria e outras atividades do movimento estudantil, os UFSCães já fazem parte da história da UFSC e das memórias de muitos que por ela já passaram.

Sem diplomas, sem currículos, mas com um protagonismo reconhecido pela comunidade acadêmica, os UFSCães marcam o cotidiano dos sujeitos que com eles estabelecem relações, seja de afetividade ou mesmo de triste maus tratos. Exposição curricular “Cães sem diploma ‘Lattes que eu tô passando’”

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar