FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2017
Exposição "Gigantes da era do gelo" com fósseis de mamíferos da última glaciação



Quando: até 23 de outubro
Onde: Continente Shopping
Endereço: Rodovia BR-101 - km 211 - Distrito Industrial - São José
Quanto: Gratuito

O cinema já trouxe animações sobre como eram e viviam os gigantes animais da ‘era do gelo’, mas você sabia que eles viveram no Brasil? Aqui viveu o maior tigre dentes-de-sabre que já existiu. A vida na Terra surgiu há aproximadamente 3,8 bilhões de anos e, desde então, restos de animais e de suas atividades ficaram preservado.

A partir do dia 19 de setembro, fósseis de mamíferos que foram extintos há cerca de dez mil anos, durante a última glaciação – ou era do gelo – farão parte da exposição ‘Gigantes da era do gelo’ que estará exposta no Continente Shopping. A exposição estará aberta para visitação gratuita até 23 de outubro.

Além dos fósseis, estão expostas réplicas de crânios de gliptodonte (tatu gigante), glossotério (preguiça gigante), toxodonte e tigre dentes de sabre. O destaque é a réplica de um esqueleto completo de uma preguiça gigante (lestodonte) com aproximadamente quatro metros de altura. Inédita do Brasil, foi produzida no Uruguai e baseada no esqueleto original que se encontra no Museu de História Natural de Montevidéu.

Ao contrário dos dinossauros, esses animais eram cobertos de pelos grossos e adaptados ao frio extremo. De acordo com o professor Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico Univali, o lestodonte era tipicamente pampeano, mais comum na Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, chegando a pesar mais de três toneladas. “Era um animal herbívoro e as presas eram bem desenvolvidas apenas nos machos, justamente para a defesa”, comenta.

Encontrados no Brasil

Mamíferos pleistocênicos (época compreendida entre 2,5 milhões e 11,7 mil anos atrás) eram encontrados por quase todo o Brasil, com mais frequência nas regiões Sul e Nordeste. No Rio Grande do Sul, por exemplo, estes fósseis eram encontrados ao longo das praias onde são retrabalhados pelas ondas em depósitos submersos da Formação Chuí. A maioria dos fósseis da exposição são desta formação e representam a fauna de mamíferos pleistocênicos do sul do Brasil – objeto de estudo do “Projeto Gigantes do Passado”, desenvolvido pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e pelo ICS (Instituto Cultural Soto).

Segundo o professor Jules Soto, os fósseis são originários de uma formação geológica denominada “Sistema Laguna-Barreira Pleistocênico” e foram encontrados ao longo do litoral sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. “Os fósseis são difíceis de classificar, pois os ossos estão isolados dos esqueletos (avulsos) e geralmente danificados”, afirma. Apesar de serem todos de animais terrestres, o especialista esclarece que naquele tempo a região litorânea era uma área seca, de planície, com o nível do mar bem mais baixo do que o atual.

Material exposto (fósseis)

-Preguiças gigantes (lestodonte e megatério)

-Tatus gigantes (gliptodontes, panóquito e dedicuru), alguns chegavam a alcançar dimensões maiores do que um automóvel

-O maior tigre dentes-de-sabre que já existiu (smilodonte)

-Cavalos primitivos

-Mastodontes (semelhante ao elefante)

-Espécies menos conhecidas como a macrauquênia e o toxodonte
Exposição "Gigantes da era do gelo" com fósseis de mamíferos da última glaciação


Categorias: Outubro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 29 Novembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar