FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2017
Exposição "Gigantes da era do gelo" com fósseis de mamíferos da última glaciação



Quando: até 23 de outubro
Onde: Continente Shopping
Endereço: Rodovia BR-101 - km 211 - Distrito Industrial - São José
Quanto: Gratuito

O cinema já trouxe animações sobre como eram e viviam os gigantes animais da ‘era do gelo’, mas você sabia que eles viveram no Brasil? Aqui viveu o maior tigre dentes-de-sabre que já existiu. A vida na Terra surgiu há aproximadamente 3,8 bilhões de anos e, desde então, restos de animais e de suas atividades ficaram preservado.

A partir do dia 19 de setembro, fósseis de mamíferos que foram extintos há cerca de dez mil anos, durante a última glaciação – ou era do gelo – farão parte da exposição ‘Gigantes da era do gelo’ que estará exposta no Continente Shopping. A exposição estará aberta para visitação gratuita até 23 de outubro.

Além dos fósseis, estão expostas réplicas de crânios de gliptodonte (tatu gigante), glossotério (preguiça gigante), toxodonte e tigre dentes de sabre. O destaque é a réplica de um esqueleto completo de uma preguiça gigante (lestodonte) com aproximadamente quatro metros de altura. Inédita do Brasil, foi produzida no Uruguai e baseada no esqueleto original que se encontra no Museu de História Natural de Montevidéu.

Ao contrário dos dinossauros, esses animais eram cobertos de pelos grossos e adaptados ao frio extremo. De acordo com o professor Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico Univali, o lestodonte era tipicamente pampeano, mais comum na Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, chegando a pesar mais de três toneladas. “Era um animal herbívoro e as presas eram bem desenvolvidas apenas nos machos, justamente para a defesa”, comenta.

Encontrados no Brasil

Mamíferos pleistocênicos (época compreendida entre 2,5 milhões e 11,7 mil anos atrás) eram encontrados por quase todo o Brasil, com mais frequência nas regiões Sul e Nordeste. No Rio Grande do Sul, por exemplo, estes fósseis eram encontrados ao longo das praias onde são retrabalhados pelas ondas em depósitos submersos da Formação Chuí. A maioria dos fósseis da exposição são desta formação e representam a fauna de mamíferos pleistocênicos do sul do Brasil – objeto de estudo do “Projeto Gigantes do Passado”, desenvolvido pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e pelo ICS (Instituto Cultural Soto).

Segundo o professor Jules Soto, os fósseis são originários de uma formação geológica denominada “Sistema Laguna-Barreira Pleistocênico” e foram encontrados ao longo do litoral sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. “Os fósseis são difíceis de classificar, pois os ossos estão isolados dos esqueletos (avulsos) e geralmente danificados”, afirma. Apesar de serem todos de animais terrestres, o especialista esclarece que naquele tempo a região litorânea era uma área seca, de planície, com o nível do mar bem mais baixo do que o atual.

Material exposto (fósseis)

-Preguiças gigantes (lestodonte e megatério)

-Tatus gigantes (gliptodontes, panóquito e dedicuru), alguns chegavam a alcançar dimensões maiores do que um automóvel

-O maior tigre dentes-de-sabre que já existiu (smilodonte)

-Cavalos primitivos

-Mastodontes (semelhante ao elefante)

-Espécies menos conhecidas como a macrauquênia e o toxodonte
Exposição "Gigantes da era do gelo" com fósseis de mamíferos da última glaciação


Categorias: Outubro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 02 Março 2018 Udesc abre inscrições para curso gratuito de fundamentos da técnica violonística


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar