FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Exposição “Pinturas”, do artista plástico Juarez Lopes



Quando: até 6 de novembro
Onde: Aliança Francesa Florianópolis
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 282 - Centro
Quanto: Gratuito

Vernissage 14 de outubro às 20h30
Visitação até 6 de novembro, de segunda a sexta das 8h às 20h

"Pinturas”, mostra do artista plástico Juarez Lopes, é destaque na programação de outubro na Aliança Francesa de Florianópolis. Baiano radicado em Florianópolis, Juarez Lopes expõe 14 obras de seu acervo desenvolvidas em óleo sobre tela na sede da Aliança Francesa Florianópolis de 14 de outubro a 6 de novembro, com entrada franca e horário de visitação de segunda a sexta das 8h às 20h. O vernissage acontece no dia 14 de outubro às 20h30 com entrada franca.

Natural de Serrinha – BA e radicado há 32 anos em Santa Catarina, Juarez pinta a mais de 40 anos e trabalhou muito tempo como desenhista têxtil, com inúmeros trabalhos de sucesso na criação de estampas para tecidos.

Com exposições realizadas em Solar do União e Salvador, na Bahia, além de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, em Santa Catarina. O artista mostra dessa vez seu trabalho de pinturas com temática criativa e contemporânea, que passa pelo grafismo e imprime identidade às figuras humanas.


Juarez Lopes – Texto crítico de Eliana Stamm

"A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em buscar novas paisagens mas novos olhares”. Marcel Proust

Juarez Lopes é um artista autodidata que revela em sua obra a sensibilidade do olhar múltiplo. Olhar de quem vê a vida muito além das pinturas, ao produzir também, poesia e peças para teatro. Desta vivência poética e teatral, emerge a sensibilidade intimista de sua pintura atual, trazendo à tona a maturidade do artista que há quarenta anos dedica-se à produção de Arte. Da experiência com desenhos e peças publicitárias para TV surge a temática criativa e contemporânea; da produção por 10 anos como desenhista têxtil, nasce o grafismo, que imprime uma marca pessoal muito criativa nas linhas de fundo de suas pinturas. Segundo Juarez, "nesta exposição estarei mostrando uma produção com linguagem figurativa, imprimindo uma identidade nas figuras humanas, que têm sempre o olhar voltado para quem vê a tela”. Assim, a obra apresenta-se de forma interativa, com as personagens estabelecendo contato visual com o público como se quisessem compartilhar suas existências. Segundo a autora Anamélia Buoro "é preciso saber-ver para saber-ler”. E é neste viés que transita a obra de Juarez Lopes, que traz a postura inquieta de pesquisadores permanentes, apresentando uma produção artística plena de sentidos. E, uma leitura de mundo intimista como bem diz uma das poesias do artista…

"A minha alma busca sossego

na quietude dos pensamentos, assim,

consigo olhar para dentro e admirar-me,

admirar-me sim!

porque preciso acreditar que fui agraciado

e dessa forma possa ver…

toda beleza que há ti”.

Eliana Stamm é graduada em jornalismo, tem especialização em "A Prática Social da Arte”, professora de Artes Visuais da Região de Joinville (UNIVILLE), artista, curadora, pesquisadora e crítica de arte.
Exposição “Pinturas”, do artista plástico Juarez Lopes

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar