FaceBook Instagram Twitter


Mostra preview do Festival de Cinema – Planeta.Doc



Quando: 13 Novembro 2014, quinta-feira, às 19 horas
Onde: UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1007114005981568

Com o slogan "Mude o seu Olhar. Descubra a Terra”, começa no dia 30 de outubro em Florianópolis a Mostra Prévia da primeira edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc que acontecerá de 14 a 21 de novembro com dezenas de filmes na área de meio ambiente, sendo exibidos gratuitamente em vários pontos de Florianópolis.

No dia 30 de outubro o público poderá assistir ao "O Menino e o Mundo”, o primeiro filme da mostra preview do Festival de Cinema Planeta.Doc, que está sendo promovida em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A exibição será às 19h no auditório da Engenharia Elétrica (Teixeirão) com entrada gratuita. No dia 5 de novembro é a vez do "Cowspiracy – The Sustainability Secret”. Já no dia 13, estará em cartaz "O Último Oceano”. As exibições ocorrerão sempre às 19h. Pede-se a doação de um quilo de alimento.

Viabilizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), o projeto segue até o final de novembro com a proposta de unir cinema, educação e sustentabilidade. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é parceira do festival e está promovendo um preview com alguns filmes que farão parte do evento.

A parceria com a UFSC é por meio das empresas juniores de Engenharia Sanitária e Ambiental (Ejesam) e de Ciências Biológicas (Simbiosis). A UFSC também terá salas de exibições durante o festival, de 14 a 21 de novembro. Foram fechadas parcerias com outras universidades e entidades que serão pontos de exibição do festival: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Fundação Certi – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e Centro Integrado de Cultura (CIC), vinculado à Fundação Catarinense de Cultura. O projeto tem apoio ainda da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul Virtual). "Partimos da prem issa de que a arte é uma das principais formas de sensibilizar a sociedade sobre as questões ambientais. Queremos discutir a sustentabilidade através do cinema, aliando a reflexão global à local”, destaca a idealizadora do projeto, produtora cultural e diretora do Festival, Mônica Linhares.

Concurso de vídeo

As ações do Planeta.Doc iniciaram com o lançamento do concurso audiovisual Meu Mundo Mais Vivo, direcionado a estudantes de ensino fundamental, médio e universitário de Santa Catarina. O objetivo é fomentar a reflexão de crianças, adolescentes e jovens sobre a destruição da natureza e revelar ações que vêm contribuindo para a sua preservação. Os filmes devem ter até um minuto e podem ser gravados com qualquer dispositivo eletrônico. As inscrições para Concurso audiovisual "Meu Mundo Mais Vivo" continuam abertas até 21 de novembro e podem ser feitas na sessão Meu Mundo Mais Vivo do site do festival. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro (R$ 5 mil cada categoria) e o autor do vídeo na categoria universitária ganhará um troféu produzido pelo artista plástico Silvino Barão Goulart.

Exibições nas escolas

O projeto também promoverá até o final do ano a exibição de filmes socioambientais em instituições de ensino, possibilitando aos estudantes o acesso à problemática mundial do meio ambiente. Realizada em parceria com a Aequo Sustentabilidade, a ação disponibilizará gratuitamente aos professores filmes, documentários e animações que contribuam para a educação de crianças e jovens. Os filmes apresentados nas escolas discutirão questões como: radioatividade, emissões de carbono, efeito socioambiental do uso de armas, destinação do lixo, poluição da água, entre outros temas de relevância.
>
Mostra aberta ao público

Já a mostra ao grande público vai de 14 a 21 de novembro em Florianópolis, com acesso gratuito em vários espaços públicos. Serão exibidos alguns dos mais importantes filmes socioambientais em nível internacional. Estão previstas também exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates. O Planeta.Doc receberá também a Mostra do FICA Itinerante – Festival Internacional de Cinema Ambiental, que traz as produções vencedoras da edição 2014. O FICA é um dos mais antigos e consolidados festivais do gênero no país, realizado há 16 anos. Será realizada também uma mostra do CINEECO, de Portugal, um dos mais importantes eventos de cinema ambiental da Europa. O objetivo da organização é integrar ao projeto cineclubes e associações, a fim de democratizar e facilitar o acesso da população e ampliar o debate público sobre a sustentabilidade.

Informações: www.planetadoc.com
Mostra preview do Festival de Cinema – Planeta.Doc


Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar