FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
1ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc



Quando: de 14 a 21 de novembro
Onde: vários pontos da cidade
Quanto: Gratuito

Entre 14 e 21 de novembro, a cidade de Florianópolis recebe a primeira edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental, Planeta.Doc com slogan "Mude o seu Olhar. Descubra a Terra”. Viabilizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), o projeto segue até o final de novembro com a proposta de unir cinema, educação e sustentabilidade.

Serão exibidos alguns dos mais importantes filmes socioambientais em nível internacional, com acesso gratuito em vários espaços públicos. Serão 73 filmes com exibições no CIC, UFSC, UDESC, Parque Sapiens, Cineclube Armação e Pitangueiras (Lagoa da Conceição). Haverá também exposições e apresentações de música e dança, peças teatrais, palestras e debates.

O I Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.DOC será lançado oficialmente dia 17 de novembro. A abertura do Planeta DOC na UFSC acontece na segunda-feira pela manhã, às 9h, numa solenidade no auditório da reitoria. Estarão presentes a reitora, Roselane Neckel, e o diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Tadeu Lemos. Na sequência haverá palestra com o professor emérito da UFSC, Luiz Fernando Scheibe, cujo tema será "O Homem no Ciclo das Águas”, seguida pela projeção do filme "Dam Nation" (EUA), que mostra a mudança na visão americana sobre as grandes represas.

À noite, a partir das 19h30, acontece o lançamento oficial do Planeta.DOC no Parque Sapiens com a presença de autoridades e representantes de várias áreas do meio cultural e educacional de SC.

O Planeta.Doc receberá também a Mostra do FICA Itinerante – Festival Internacional de Cinema Ambiental, que traz as produções vencedoras da edição 2014. O FICA é um dos mais antigos e consolidados festivais do gênero no país, realizado há 16 anos. Será realizada também uma mostra do CINEECO, de Portugal, um dos mais importantes eventos de cinema ambiental da Europa. O objetivo da organização é integrar ao projeto cineclubes e associações, a fim de democratizar e facilitar o acesso da população e ampliar o debate público sobre a sustentabilidade.

As atividades do Planeta.Doc 2014 iniciaram em setembro, com ações de sensibilização ambiental em escolas públicas e Universidades e o lançamento do Concurso Audiovisual Meu Mundo Mais Vivo, para estudantes do ensino fundamental, médio e universitário do Estado de Santa Catarina.

No encerramento do festival, dia 21 de novembro, o público pode conferir os filmes (no CIC):
9h - O Menino e o Mundo
14h30 - Uma História de Amor e Fúria
16h - Planeta Oceano
18h - Amazônia Desconhecida
19h30 - Big Man
21h - A Última Chamada

Destaques para a "A Última Chamada – O que ainda não foi contado sobre a crise global”, do italiano Enrico Cerasuolo, grande vencedor do Cine Eco 2014 de Portugal e O Menino e o Mundo, eleito melhor longa-metragem em 2014 pela Mostra FICA (Festival Internacional de Cinema de Goiás) e vencedor de 25 prêmios no Brasil e no mundo. O filme é cotado a concorrer pelo Brasil ao Oscar 2016 como melhor animação, já que será lançado nos EUA somente no ano que vem.

Programação do PLANETA.DOC 2014: http://www.planetadoc.com/PROGRAMAPLANETADOC2014.pdf




1ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.Doc

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 03 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar