FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Lançamento do livro Cultura em Movimento, de Cláudia Leitão e Luciana Guilherme



Quando: 05 Novembro 2014, quarta-feira, às 18 horas
Onde: Cinema, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

Atenção gestores culturais, produtores, artistas, pesquisadores e estudantes!

A Editora Armazém da Cultura lança em Florianópolis, no próximo dia 5 de novembro, a partir das 18h, no cinema do CIC, o livro Cultura em Movimento: Memórias e reflexões sobre políticas públicas e práticas de gestão, de Cláudia Leitão e Luciana Guilherme. O livro é um relato de Cláudia Leitão, quando à frente da Secretaria da Cultura do Ceará; e de Luciana Guilherme, então assessora de marketing da SECULT.

Em um texto escrito a quatro mãos, ambas descrevem as políticas de interiorização e descentralização que foram formuladas e implementadas em todo o estado, durante quatro anos, e que resultaram no reconhecimento do próprio Ministério da Cultura, com a atribuição do Prêmio Cultura Viva, na categoria "Gestão Pública Cultural". A leitura é sedutora e instigante. Trata-se de uma narrativa que não poupa o leitor dos obstáculos dessa caminhada, mas que, ao mesmo tempo, apresenta tecnologias de trabalho, alternativas para superar dificuldades e, sobretudo, um valioso repertório de programas e legislações que, originalmente formulados no Ceará, estenderam-se aos outros entes federados. A publicação é também um importante registro do relacionamento da SECULT com o MinC na construção do Sistema Nacional de Cultura, contribuindo para o resgate da história das políticas culturais no Brasil. É o que afirmam Gilberto Gil e Isaura Botelho, respectivamente, na apresentação e no prefácio do Cultura em Movimento, bibliografia fundamental, tanto para gestores e produtores culturais, quanto para alunos, professores e pesquisadores da área cultural.

As autoras

Cláudia Leitão

É graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, em Educação, Artística pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Sociologia Jurídica pela Universidade de São Paulo, e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Paris V. Foi superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/CE, Secretária da Cultura do Ceará e Secretária Nacional da Economia Criativa. É Professora do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, Professora dos Mestrados Profissionais em Gestão de Negócios Turísticos – MPGNT/UECE, e em Planejamento e Políticas Públicas – MPPPP/UECE. Membro da Rede de Pesquisadores de Políticas Culturais (REDEPCULT), e consultora em Economia Criativa da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Centro Popular de Ministério da Cultura - Representação Regional Sul e Desenvolvimento (UNCTAD).

Luciana Guilherme

É graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Administração pela Universidade Estadual do Ceará e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/ UFRJ). Foi assessora de Marketing e, Comunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC/CE, assessora de Marketing da Secretaria da Cultura do Ceará e diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura. É consultora em Economia Criativa do Ministério da Cultura de Cabo Verde.
Lançamento do livro Cultura em Movimento, de Cláudia Leitão e Luciana Guilherme


Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar