FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Lançamento do livro Cultura em Movimento, de Cláudia Leitão e Luciana Guilherme



Quando: 05 Novembro 2014, Quarta-feira, às 18 horas
Onde: Cinema, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

Atenção gestores culturais, produtores, artistas, pesquisadores e estudantes!

A Editora Armazém da Cultura lança em Florianópolis, no próximo dia 5 de novembro, a partir das 18h, no cinema do CIC, o livro Cultura em Movimento: Memórias e reflexões sobre políticas públicas e práticas de gestão, de Cláudia Leitão e Luciana Guilherme. O livro é um relato de Cláudia Leitão, quando à frente da Secretaria da Cultura do Ceará; e de Luciana Guilherme, então assessora de marketing da SECULT.

Em um texto escrito a quatro mãos, ambas descrevem as políticas de interiorização e descentralização que foram formuladas e implementadas em todo o estado, durante quatro anos, e que resultaram no reconhecimento do próprio Ministério da Cultura, com a atribuição do Prêmio Cultura Viva, na categoria "Gestão Pública Cultural". A leitura é sedutora e instigante. Trata-se de uma narrativa que não poupa o leitor dos obstáculos dessa caminhada, mas que, ao mesmo tempo, apresenta tecnologias de trabalho, alternativas para superar dificuldades e, sobretudo, um valioso repertório de programas e legislações que, originalmente formulados no Ceará, estenderam-se aos outros entes federados. A publicação é também um importante registro do relacionamento da SECULT com o MinC na construção do Sistema Nacional de Cultura, contribuindo para o resgate da história das políticas culturais no Brasil. É o que afirmam Gilberto Gil e Isaura Botelho, respectivamente, na apresentação e no prefácio do Cultura em Movimento, bibliografia fundamental, tanto para gestores e produtores culturais, quanto para alunos, professores e pesquisadores da área cultural.

As autoras

Cláudia Leitão

É graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, em Educação, Artística pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Sociologia Jurídica pela Universidade de São Paulo, e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Paris V. Foi superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/CE, Secretária da Cultura do Ceará e Secretária Nacional da Economia Criativa. É Professora do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, Professora dos Mestrados Profissionais em Gestão de Negócios Turísticos – MPGNT/UECE, e em Planejamento e Políticas Públicas – MPPPP/UECE. Membro da Rede de Pesquisadores de Políticas Culturais (REDEPCULT), e consultora em Economia Criativa da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Centro Popular de Ministério da Cultura - Representação Regional Sul e Desenvolvimento (UNCTAD).

Luciana Guilherme

É graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Administração pela Universidade Estadual do Ceará e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/ UFRJ). Foi assessora de Marketing e, Comunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC/CE, assessora de Marketing da Secretaria da Cultura do Ceará e diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura. É consultora em Economia Criativa do Ministério da Cultura de Cabo Verde. Lançamento do livro Cultura em Movimento, de Cláudia Leitão e Luciana Guilherme

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar