FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Lançamento do livro "Colorindo Floripa – Roteiro Cultural", de Joel Pacheco



Quando: 13 Outubro 2016, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Livraria Saraiva, Beiramar Shopping
Endereço: Rua Bocaiúva, 2468 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1747658922163365

O arquiteto, fotógrafo e designer gráfico Joel Pacheco lança o livro “Colorindo Floripa – Roteiro Cultural” dia 13 de outubro, às 19h, na Livraria Saraiva do Beiramar Shopping, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Durante do evento o livro será comercializado com preço especial de lançamento por R$ 30 e a partir do dia 14 estará à venda por R$ 45 também nas livrarias Catarinense, Nobel, Livros & Livros, Sur e Cordel, na Casa dos Açores e na Casa Açoriana.

A obra é uma coletânea de 118 desenhos para colorir resultantes de um trabalho feito com programas de computador sobre fotografias de locais expressivos da cidade. “A seleção foi a parte mais complicada, pois tenho milhares de fotos e de várias épocas. Refiz muitas com um equipamento melhor, com mais resolução, o que ajudou muito no processo de transformação em preto e branco”, conta o autor.

Para eleger as imagens entre as mais de 50 mil que compõem o seu acervo, Joel considerou a relevância histórica, cultural, arquitetônica e natural de casarios, prédios, praças, igrejas, praias, fortalezas e costumes da capital catarinense. Segundo ele, “a ideia é fazer o usuário, quando possível, entrar nos monumentos e nas paisagens e colorir no próprio local”. Mas fica a critério de cada um a escolha das cores e do tipo de colorizador, como lápis, giz de cera, caneta hidrográfica, guache e aquarela. “Usei um papel genérico, o offset, que pode receber vários tipos de pintura”.

As ilustrações são numeradas e dispostas em sequência de dois roteiros: um pela região central, onde se concentra a maioria dos monumentos, e outro abrangendo as demais localidades da Ilha e do continente. Nas últimas páginas há informações sobre cada ponto a ser visitado e sua posição no mapa, guiando com facilidade moradores e turistas, inclusive os estrangeiros, pois a publicação é bilíngue em português e inglês.

Quarto título do arquiteto, conhecido por pesquisar e divulgar o patrimônio histórico e paisagístico de Florianópolis como forma de preservá-lo, “Colorindo Floripa – Roteiro Cultural” é uma edição própria patrocinada pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com apoio da Engie Tractebel Energia, Supermercados Imperatriz, Casas da Água, Kredilig e Editora Notícias do Dia. A tiragem inicial é de três mil exemplares, sendo 20% doados a bibliotecas públicas do Brasil relacionadas pelo MinC.

Relax
O uso das cores para proporcionar a sensação de bem-estar vem desde a Antiguidade. Culturas distintas, como a egípcia e a chinesa, já praticavam a cromoterapia ou as utilizavam de forma que ocasionasse algum tipo de tranquilidade. No mundo contemporâneo os livros para colorir entraram no catálogo de editoras de todos os continentes e fazem parte da infância de milhões de pessoas há gerações.

Mais recentemente o mercado editorial em dezenas de países foi surpreendido com um boom de vendas a partir das versões dirigidas a adultos. Com desenhos mais sofisticados de jardins, animais, mandalas, celebridades do showbiz, datas comemorativas e até eróticos, a febre chegou ao Brasil no início de 2015 e praticamente salvou o setor livreiro no ano passado, atingindo parâmetros nunca antes registrados. Foi nessa época que surgiu a ideia de “Colorindo Floripa”.

Parte daquele sucesso deveu-se à atribuição desestressante que o ato de pintar pode oferecer em um meio no qual a tecnologia exige cada vez mais respostas instantâneas e dependência total da conexão com aparelhos eletrônicos. Conforme Joel, além de transmitir conhecimento de forma lúdica e criativa, a proposta do atual projeto “é o de reviver um momento especial sem responsabilidades, compromisso e preocupações. Permitir-se estar longe dos e-mails, das mensagens ao telefone e contas a pagar. Este livro traz mais cor e luz à vida”.

Ficha técnica
Em formato quadrado de 25cm x 25cm, são 108 páginas com 118 desenhos em preto e branco adaptados de fotografias originais por intermédio dos softwares Photoshop, Illustrator e InDesign. O papel offset 120 gramas, mais grosso e ideal para pintura, provém de reflorestamento.

A capa é colorida e enriquecida com aplicações em verniz. Na contracapa há um código QR que, lido por aplicativo de telefone celular, dirige o usuário a um blog com todas as ilustrações já colorizadas digitalmente pelo autor.

Impresso na gráfica Impressul, de Jaraguá do Sul (SC), tem concepção, coordenação, projeto gráfico, textos e desenhos de Joel Pacheco. A revisão é de Luiz Henrique da Silva e a tradução da ABS Traduções. Lançamento do livro "Colorindo Floripa – Roteiro Cultural", de Joel Pacheco

Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2017 Inscrições para cursos gratuitos de Artes ... >> Teatro / Circo
até 21 Fevereiro 2017 5º Encontro de Física e Astronomia da UFSC >> Educação / Cursos
até 23 Fevereiro 2017 Seis novas turmas gratuitas da Oficina Inf... >> Educação / Cursos
até 25 Fevereiro 2017 1ª Etapa do Ranking Metropolitano de Salto... >> Esportes
até 02 Março 2017 Inscrições para aulas gratuitas de jazz co... >> Dança
até 03 Março 2017 Passeio Noturno "Floripa Misteriosa&q... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar