FaceBook Instagram Twitter


10ª edição do Sexta Jazz Aliança Francesa - especial Avant-Garde Jazz



Quando: 07 Novembro 2014, sexta-feira, às 20h30min
Onde: Aliança Francesa Florianópolis
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 282 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1550760141804828

Dia 7 de novembro, às 20h30, os músicos e curadores do projeto, Paulo David (piano), Tiê Pereira (contrabaixo) e Mauro Borguezan (bateria) recebem o flautista Cristian Faig. No repertório Standards e canções de compositores brasileiros com interpretação intimista e baseada no estilo Avant-Garde Jazz. Com uma proposta de um executar um jazz mais "aberto”, este estilo teve como característica principal a tentativa de livrar o jazz das "amarras” do Swing e do Bebop.

O Avant-garde jazz (também designado por Avant - jazz), é um subgênero do jazz, muito em voga nos anos 60, caracterizado pela improvisação e pelos elementos tradicionais da música jazz. Difere do free jazz (movimento posterior ao Bebop), pois, embora transmita a impressão de total improvisação, esta é efetuada com base numa composição musical pré-determinada. Foi um gênero bastante disseminado na Europa, principalmente pela gravadora ECM Records.

O evento conta com o patrocínio da Tractebel Energia e apoio da SIC Radio e Jurerê Jazz.



CHRISTIAN FAIG

Cristian Faig é flautista e cantor formado em flauta transversal clássica pelo Conservatório Carlos Lopez Buchardo de Buenos Aires,e desde então vem realizando uma carreira alternada entre as performances eruditas e populares destacando o interesse e desenvolvimento de uma linguagem de improviso que combina influências de tango, jazz, folclore argentino e musica brasileira.

Começou sua carreira como musico profissional em 1997 quando conformou o quarteto de Tango jovem Nuevo siglo onde se apressentaram em tradicionais festivais e teatros da Cidade portenha (centro cultural San Martin, Café Tortoni, Oliverio Always, centro cultural Borges, etc). No ano seguinte junto ao Violonista e arranjador Lucas Kohan, desenvolvem o Duo El estuche onde desenvolve també m como cantor de tangos, arranjador e flautista.

Dentre seus estudos acadêmicos complementa sua formação com 3 anos de Regência coral a cargo do Mestre Antonio Russo, chegando a apresentar como parte de um projeto de reunião de corais o Gloria de Vivaldi e o Magnificat de J.S Bach na sala principal do Teatro Colon (1997).

Continuando nesta época com a musica cidadã e folclórica forma o duo Buenos Aires XXI com o pianista Julian Larralde criando arranjos virtuosos para estes dois instrumentos sobre temas tradicionais.
Paralelamente aos estudos no conservatório Nacional, realiza diversos workshops e masterclass com renomados flautistas nacionais e internacionais dentre eles destacamos Marcos Galkin (França), Felix Rengli(suíça), Ignacio Parravicini (Argentina).

Experiências:

2001 - Trabalhou na orquestra típica de tango "Silencio” (Basel) regida pelo pianista e arranjador Roger Helou e junto ao violonista Lucas Kohan nas cidades de Gotemburg, Amsterdam,Rotterdam, Malmo, Salzburg,Zurich, Davos, Bern, Barcelona, Mallorca com o duo "El estuche".

2002 e 2003 - Se estabelece no Brasil, nas cidades de: Paraty, Ouro Preto e Salvador(Bahia); participando de vários cursos e oficinas de música brasileira e improvisação dentre eles os festivas de Curitiba com o mestre Michel Debost. E em pratica de chorinho com a flautista Zelia Brandao (Curitiba).

Duo com o violonista Mario Ulloa (Costa Rica) em Salvador, Bahia.

2004 - Finaliza seus estudos em Buenos Aires com o professor Pablo Levin substituindo neste ano ao flautista Oscar Pilusso na estreia mundial da obra Tanka (GuidiDrei) para flauta e soprano no salão dourado do teatro Colón.

Oficina de 2 semanas com o bandonista e compositor Dino Saluzzi

2005 - Se estabelece em Florianópolis, desenvolvendo intensa atividade musical como professor e instrumentista em diversos estilos e agrupações sendo as mais de stacadas:

• Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), Camerata Florianópolis, em ambas desempenhando como primeiro flautista.
• Trio Ponteio (nativista-tango-folklore)composições próprias ,Rio Vermelho (MPB)composições próprias , Dupla Neta (M.P.B) e participando de varias turnês contratadas pelo SESC no interior de Santa Catarina, e no Cascavel Jazz festival com o quarteto Rio Vermelho em dezembro de 2010.

2007 - conforma em duo com o violoncelista Frederico Malverde uma original proposta de flauta e violoncelo, Dupla Neta onde se desenvolvem arranjos originais feitos pelo duo de musicas eruditas e populares com o qual gravam um CD.

2008
- Turnê de 20 concertos com o Trio Ponteio pelo Estado de Santa Catarina contratados pelo SESC.
Oficina com o Pianista e compositor Andre Mehmari. E com Gabriel Grossi de improvisação no festival de Curitiba

2009
- Lançamento dos CDs:
• Bicicleta com o trio Ponteio
• Dois Mundos com Rio Vermelho ambos compostos integralmente por composições dos respetivos grupos e Turnê do Sesc com Rio vermelho.

2010
- Participação no Cascavel Jazz Festival com o quarteto Rio Vermelho e no CD Ate amanhã junto ao Pianista Luiz G. Zago e apresentação em Camboriú junto a Macos Dalmacio (viola) e Marcus Llerena.

2011-2012 - Se translada a Minas Gerais para realizar a preparação e treino de corais e estudar o valor curativo do canto com a Mestra húngara Suzanna Nagy.

2013-2014 – Retorna para Florianópolis e estabelece o foco na carreira de flautista e em duo com o violonista e professor Marcos P. Dalmacio, juntos apresentam concertos temáticos e didáticos dos períodos renascentista, barroco, clássico, romântico e do século XX, com repertórios originais para a formação de flauta e violão respeitando ao Maximo as combinações instrumentais de cada período, e no projeto Cordas da Ilha, onde em novembro de 2013 fez o solo d o concerto em Re menor de C.P.E Bach. E participa da opera Carmen junto a Camerata Florianopolis no CIC.

Participa durante estes dois anos do Tributo a Paco de Lucia (flamenco) do Lançamento do CD Escolhas junto ao violonista Leandro Fortes e de varias apresentações com o Trio Porteiro, que combina improvisos de jazz com ritmos brasileiros e argentinos. Apresentações com a camerata Florianópolis com a Opera as Bodas de Fígaro no Teatro de Chapecó.

Atualmente vem desenvolvendo ampla atividade como flautista e cantor destacando a pesquisa em canto renascentista e flautas barrocas(transversa e doces) românticas.

Os dois títulos conseguidos no conservatório Carlos L. Buchardo são Professor Nacional de musica (1997) e Professor Superior com especialidade em Flauta transversal (2004).
10ª edição do Sexta Jazz Aliança Francesa - especial Avant-Garde Jazz


Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar