FaceBook Instagram Twitter


Mostra de curtas em comemoração ao Mês da Consciência Negra



Quando: 25 Novembro 2014, terça-feira, às 14 horas
Onde: Plenario da Reitoria, Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/484908974981457

No Mês da consciência negra, visando refletir sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá a mostra de dois curtas-metragens na próxima terça-feira, 25 de novembro, a partir das 14h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis. O evento gratuito e aberto ao público terá apoio do Cineclube Presença, do Centro de Educação a Distância (Cead).

Após a exibição, será realizado um debate, que contará com a participação da diretora Célia Antonacci, do filme "Victor Ehikhamenor”, do acadêmico cabo-verdiano Jefferson Ronnie Lopes Jesus da Graça, do curso de Música do Centro de Artes (Ceart), e de representantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, a Udesc é pioneira no estudo e no envolvimento com a temática afro-brasileira.

Ele destaca que a iniciativa de promover a mostra busca contribuir para o reconhecimento da importância da cultura africana e afro-descendente no Brasil.

O coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon, diz que o primeiro filme, "Victor Ehekhamenor”, aborda a trajetória e as atividades do artista, pintor, escritor e poeta nigeriano, enquanto o segundo, "Caixa D’Água, Qui-Lombo é Esse?”, de Everlani Morais, fala sobre a vida de uma comunidade quilombola de Aracaju.

"O foco do segundo documentário está na preservação da oralidade das pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana”, ressalta Tonon.


Data comemorativa

A comemoração de 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

Instituída pela Lei Federal nº 12.519/2011, a data homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada em 1695 após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas, e se dedica à reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira e sobre as consequências do racismo para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do País.

A cada ano, as atividades alusivas a essa data são expandidas ao longo do mês, ampliando os espaços de discussão sobre as questões raciais.


Saiba mais sobre os documentários:


Caixa D’Água, Quilombo é Esse?
BRA, 2012, cor, 15’ I Dir: Everlane Morais
Documentário sobre a necessidade do resgate mnemônico das histórias de vida de uma comunidade quilombola aracajuana que resiste, em meio à urbanização desenfreada da cidade, estando o foco do trabalho na preservação da oralidade das cinquenta e cinco pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana.

Victor Ehikhamenor
BRA, 2013, Dir. Célia Antonacci, Documentário, 2013, 13min
Victor Ehekhamenor é um artista nigeriano, pintor, escritor e poeta. Ele morou nos EUA e ao retornar à Nigéria começou a trabalhar também no jornal NEXT.
Mostra de curtas em comemoração ao Mês da Consciência Negra


Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar