FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Mostra de curtas em comemoração ao Mês da Consciência Negra



Quando: 25 Novembro 2014, Terça-feira, às 14 horas
Onde: Plenario da Reitoria, Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/484908974981457

No Mês da consciência negra, visando refletir sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá a mostra de dois curtas-metragens na próxima terça-feira, 25 de novembro, a partir das 14h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis. O evento gratuito e aberto ao público terá apoio do Cineclube Presença, do Centro de Educação a Distância (Cead).

Após a exibição, será realizado um debate, que contará com a participação da diretora Célia Antonacci, do filme "Victor Ehikhamenor”, do acadêmico cabo-verdiano Jefferson Ronnie Lopes Jesus da Graça, do curso de Música do Centro de Artes (Ceart), e de representantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, a Udesc é pioneira no estudo e no envolvimento com a temática afro-brasileira.

Ele destaca que a iniciativa de promover a mostra busca contribuir para o reconhecimento da importância da cultura africana e afro-descendente no Brasil.

O coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon, diz que o primeiro filme, "Victor Ehekhamenor”, aborda a trajetória e as atividades do artista, pintor, escritor e poeta nigeriano, enquanto o segundo, "Caixa D’Água, Qui-Lombo é Esse?”, de Everlani Morais, fala sobre a vida de uma comunidade quilombola de Aracaju.

"O foco do segundo documentário está na preservação da oralidade das pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana”, ressalta Tonon.


Data comemorativa

A comemoração de 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

Instituída pela Lei Federal nº 12.519/2011, a data homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada em 1695 após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas, e se dedica à reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira e sobre as consequências do racismo para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do País.

A cada ano, as atividades alusivas a essa data são expandidas ao longo do mês, ampliando os espaços de discussão sobre as questões raciais.


Saiba mais sobre os documentários:


Caixa D’Água, Quilombo é Esse?
BRA, 2012, cor, 15’ I Dir: Everlane Morais
Documentário sobre a necessidade do resgate mnemônico das histórias de vida de uma comunidade quilombola aracajuana que resiste, em meio à urbanização desenfreada da cidade, estando o foco do trabalho na preservação da oralidade das cinquenta e cinco pessoas entrevistadas e na valorização da cultura negra sergipana.

Victor Ehikhamenor
BRA, 2013, Dir. Célia Antonacci, Documentário, 2013, 13min
Victor Ehekhamenor é um artista nigeriano, pintor, escritor e poeta. Ele morou nos EUA e ao retornar à Nigéria começou a trabalhar também no jornal NEXT.
Mostra de curtas em comemoração ao Mês da Consciência Negra

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar