FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Grupo Livre de Percussão (GLiP) no Projeto 12:30



Quando: 26 Novembro 2014, Quarta-feira, às 12h30min
Onde: Varandão do Centro de Comunicação e Expressão, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/967231973293359

O Projeto 12:30 desta quarta-feira, 26 de novembro, recebe o Grupo Livre de Percussão (GLiP), em ritmos e timbres contemporâneos, com obras de caráter erudito, folclórico e étnico. A apresentação — gratuita e aberta à comunidade — será às 12h30min, no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), junto da praça central do campus da UFSC e encerra as atividades do Projeto neste ano.

Sobre o grupo

O Grupo Livre de Percussão é composto por André FM, Marcio Bicaco, Osvaldo Pomar e Diogo Costa, músicos experientes e com diferentes formações musicais, da música popular à erudita. O quarteto surgiu em março de 2014 após a criação da Escola Livre de Música de Florianópolis, pois é integrado por alunos e professores dessa Escola. O gênero é instrumental percussivo, a experiência dos participantes traz a tona um universo rítmico e timbrístico favorecido pela percussão, interpretando obras de caráter erudito, folclórico e étnico em formações de quarteto, trio, duo e solo.

No repertório há improvisações com diferentes formações e instrumentos, interpretações de peças de diferentes autores como Ney Rosauro, Stefano Ottomano, Steve Reich, Bill Molenhof, Austin Wrinkle, entre outros. O grupo interpreta também peças de músicos e compositores catarinenses, ou que já residiram por aqui, como as de Rodrigo Paiva, Iê do Pandeiro e Luiz Sampaio.

Sobre os integrantes


André FM é graduado e mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atua como baterista, percussionista, educador musical e pesquisador. É integrante do Grupo de Pesquisa Música e Educação (MUSE) do Programa de Pós-Graduação da Udesc; também estuda percussão na Escola Livre de Música de Florianópolis. Integra a banda Sociedade Soul, o grupo instrumental AluJazz, ministra aulas de percussão e, ainda, prepara o lançamento do seu livro Ritmos e Batucadas: as baterias das escolas de samba de Florianópolis, contemplado no Edital Elisabete Anderle 2013.

Marcio Bicaco é bacharel em percussão pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); participou de diversos cursos e festivais de percussão sinfônica contemporânea, integrando grupos musicais como a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, o Grupo de Percussão da UFSM, a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA, como chefe de naipe) e o Quarteto de Percussão Contemporânea Íncobus. Atualmente é timpanista/percussionista na Camerata Florianópolis, ministra aulas de bateria, percussão, prática de conjunto e teoria musical nas escolas Compasso Aberto, Garagem 2020 e Escola Livre de Música de Florianópolis.

Osvaldo Pomar é percussionista e pesquisador de ritmos brasileiros: fundador do grupo de maracatu Arrasta Ilha, coordenou o Grupo Cultural Siri Goiá, realizando trabalhos sociais, apresentações e oficinas, e integrou o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife. Ministrou oficinas de percussão e música brasileira em diversos festivais, encontros e projetos. Integra o Projeto Banda de Pífanos da Armação, é professor de percussão na Escola Livre de Música de Florianópolis – Núcleo Campeche – e aluno no Núcleo Centro; integra ainda o grupo Pife na Manga.

Diogo Costa iniciou seus estudos musicais aos 13 anos, com aulas particulares de bateria. Participou de diversos workshops e cursos de bateria e percussão, dentre eles o Civebra (Curso de Verão de Brasília) e o Festival de Música de Itajaí. É percussionista do grupo Abayomi de Dança Afro-Contemporânea e da banda Soonanda, além de baterista em grupos de música brasileira. Atualmente estuda percussão, na Escola Livre de Música de Florianópolis, e cursa o último semestre de licenciatura em Ciências Biológicas na UFSC.

Projeto 12:30


O Projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC, e apresenta música, dança e teatro, todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica ou no Varandão do CCE. Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto devem entrar em contato com o DAC, pelos telefones (48) 3721-9447 / 3721-3853. Grupo Livre de Percussão (GLiP) no Projeto 12:30

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar