FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Grupo Livre de Percussão (GLiP) no Projeto 12:30



Quando: 26 Novembro 2014, quarta-feira, às 12h30min
Onde: Varandão do Centro de Comunicação e Expressão, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/967231973293359

O Projeto 12:30 desta quarta-feira, 26 de novembro, recebe o Grupo Livre de Percussão (GLiP), em ritmos e timbres contemporâneos, com obras de caráter erudito, folclórico e étnico. A apresentação — gratuita e aberta à comunidade — será às 12h30min, no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), junto da praça central do campus da UFSC e encerra as atividades do Projeto neste ano.

Sobre o grupo

O Grupo Livre de Percussão é composto por André FM, Marcio Bicaco, Osvaldo Pomar e Diogo Costa, músicos experientes e com diferentes formações musicais, da música popular à erudita. O quarteto surgiu em março de 2014 após a criação da Escola Livre de Música de Florianópolis, pois é integrado por alunos e professores dessa Escola. O gênero é instrumental percussivo, a experiência dos participantes traz a tona um universo rítmico e timbrístico favorecido pela percussão, interpretando obras de caráter erudito, folclórico e étnico em formações de quarteto, trio, duo e solo.

No repertório há improvisações com diferentes formações e instrumentos, interpretações de peças de diferentes autores como Ney Rosauro, Stefano Ottomano, Steve Reich, Bill Molenhof, Austin Wrinkle, entre outros. O grupo interpreta também peças de músicos e compositores catarinenses, ou que já residiram por aqui, como as de Rodrigo Paiva, Iê do Pandeiro e Luiz Sampaio.

Sobre os integrantes


André FM é graduado e mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atua como baterista, percussionista, educador musical e pesquisador. É integrante do Grupo de Pesquisa Música e Educação (MUSE) do Programa de Pós-Graduação da Udesc; também estuda percussão na Escola Livre de Música de Florianópolis. Integra a banda Sociedade Soul, o grupo instrumental AluJazz, ministra aulas de percussão e, ainda, prepara o lançamento do seu livro Ritmos e Batucadas: as baterias das escolas de samba de Florianópolis, contemplado no Edital Elisabete Anderle 2013.

Marcio Bicaco é bacharel em percussão pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); participou de diversos cursos e festivais de percussão sinfônica contemporânea, integrando grupos musicais como a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, o Grupo de Percussão da UFSM, a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA, como chefe de naipe) e o Quarteto de Percussão Contemporânea Íncobus. Atualmente é timpanista/percussionista na Camerata Florianópolis, ministra aulas de bateria, percussão, prática de conjunto e teoria musical nas escolas Compasso Aberto, Garagem 2020 e Escola Livre de Música de Florianópolis.

Osvaldo Pomar é percussionista e pesquisador de ritmos brasileiros: fundador do grupo de maracatu Arrasta Ilha, coordenou o Grupo Cultural Siri Goiá, realizando trabalhos sociais, apresentações e oficinas, e integrou o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife. Ministrou oficinas de percussão e música brasileira em diversos festivais, encontros e projetos. Integra o Projeto Banda de Pífanos da Armação, é professor de percussão na Escola Livre de Música de Florianópolis – Núcleo Campeche – e aluno no Núcleo Centro; integra ainda o grupo Pife na Manga.

Diogo Costa iniciou seus estudos musicais aos 13 anos, com aulas particulares de bateria. Participou de diversos workshops e cursos de bateria e percussão, dentre eles o Civebra (Curso de Verão de Brasília) e o Festival de Música de Itajaí. É percussionista do grupo Abayomi de Dança Afro-Contemporânea e da banda Soonanda, além de baterista em grupos de música brasileira. Atualmente estuda percussão, na Escola Livre de Música de Florianópolis, e cursa o último semestre de licenciatura em Ciências Biológicas na UFSC.

Projeto 12:30


O Projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC, e apresenta música, dança e teatro, todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica ou no Varandão do CCE. Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto devem entrar em contato com o DAC, pelos telefones (48) 3721-9447 / 3721-3853.
Grupo Livre de Percussão (GLiP) no Projeto 12:30


Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar