FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2014
Workshop "Smart City e Inovação"



Quando: 03 Dezembro 2014, quarta-feira, das 14h30 às 18h
Onde: ACIF Regional Centro
Endereço: Rua Emilio Blum, 121 - Centro
Quanto: Gratuito
Informações: tel (48) 3027-2710 e 3084-9462
e-mail: educacao1@acif.org.br

Câmara Italiana de Comércio e Indústria (CCIE-SC), a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o Centro de Estudos e Consultoria TERRITORIA, em colaboração com l’Università Cattolica di Milano e DIST del Politécnico di Torino, o laboratório internacional multi-institucional ÁgoraLab e o Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC, estão promovendo o workshop "Smart City e Inovação – Teoria e Aplicação da Green Economy no Desenvolvimento Urbano", que será realizado no dia 3 de dezembro, das 14h30 às 18h00, no auditório da ACIF Centro, em Florianópolis (SC).

As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas, pelo educacao1@acif.org.br e inter@brasileitalia.com.br; ou (48) 3027-2710 e 3084-9462. As vagas são limitadas.

O objetivo é fomentar o intercâmbio de boas práticas em políticas públicas e o desenvolvimento empresarial, além de prospectar negócios e parcerias público-privadas para o desenvolvimento de projetos no Mercosul e na União Europeia. Os participantes terão a oportunidade de encontrar parcerias, apoio técnico e ainda procurar ou oferecer acordos de colaboração e intercâmbio com cidades europeias e sistemas universitários de pesquisa, voltados ao desenvolvimento dos setores de alta inovação em escala urbana. Segundo o diretor de Mobilidade da ACIF, Alexandre Bohn, a noção de cidade inteligente já está sendo aplicada em políticas comunitárias em na Europa, em cidades como Barcelona e Milão.

O evento se propõe a informar instituições, empresas, pesquisadores acerca do conceito de "smart city”, buscando proporcionar oportunidades de intercâmbio, colaboração e business entre sistemas urbanos dos Países da União Européia e do Mercosul. Entre os principais âmbitos de aplicação do "smart city”, destam-se: energias renováveis – governance e melhoramento da eficiência da administração pública – agricultura sustentável – turismo sustentável – saúde – sistemas de integridade privada e pública.

Outro tema que será abordado durante o workshop, será a EXPO 2015, um evento internacional que será realizado de 01 de maio a 31 de outrubro em Milão, e que deverá apresentar as novas tecnologias e iniciativas voltadas a ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais de forma sustentável. A EXPO 2015 reunirá 147 países em torno de um tema comum: "Alimentar o Planeta, Energia para a Vida”.

Entre os palestrantes já confirmados estão o Prof. Paolo Bertaccini Bonoli, da Territoria em colaboração com a Universidade Católica de Milão, que abordará o tema: Caso Milão e EXPO 2015 no quadro das politicas européias de promoção da smart cities; Cristiano Musillo, Conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Itália em Brasília, que apresentará o tema: EXPO MILANO 2015: Uma oportunidade para o mundo empresarial brasileiro – Alimentação, inovação, sustentabilidade; o Prof. Eduardo Costa, do Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC e o Pesquisador Arthur Sanders, do AgoraLab da UFSC, que debaterão os temas das cidades inteligentes relacionados com mobilidade urbana, governance, segurança e pessoas, economia inteligente e meio ambiente inteligente; a Profª Roberta Krahe Edelweiss, da Universidade Unisinos (São Leopoldo – RS), com o tema: Boas práticas e cidades inteligentes e, a Profª Katia Rubio da Universidade São Paulo, que retratará a relação entre smart city e esporte na perspectiva de responsabilidade social e do desenvolvimento de cidadania ativa.

Esta iniciativa será uma ótima oportunidade para abordar temas que tenham como objetivo melhorar a eco-efficiency das cidades, o desenvolvimento urbano sustentável e conhecer as ações previstas em prol do desafio de alimentar o planeta de forma sustentável durante a EXPO 2015.



Programação

- 14h30 - Credenciamento

- 15h00 - Abertura com o presidente da ACIF e da Câmara Italiana

15h15 - palestra com Paolo Bertaccini Bonoli – Territoria (Itália)
Tema: Caso Milão e EXPO 2015 no quadro das políticas europeias de promoção da Smart City

- 15h50 – palestra com Cristiano Musillo - Conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Itália.
Tema: EXPO MILANO 2015: Uma oportunidade para o mundo empresarial brasileiro – alimentação, inovação, sustentabilidade.

- 16h15 – palestra com o Prof. Eduardo Costa - Depto. Engenharia de Gestão do Conhecimento UFSC e com Arthur Sanders – AgoraLab – UFSC
Tema: As cidades inteligentes numa visão de integração e os âmbitos de mobilidade urbana, governance, segurança e pessoas, economia inteligente e meio ambiente inteligente.

- 16h50 – palestra com Profa. Roberta Krahe Edelweiss – Universidade Unisinos (São Leopoldo – RS)
Tema: Boas práticas e cidades inteligentes

- 17h10 – aberto para perguntas

- 17h30 - agenda de Relacionamento
Workshop "Smart City e Inovação"


Categorias: Dezembro 2014
Tags: workshop
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar