FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2014
Workshop "Smart City e Inovação"



Quando: 03 Dezembro 2014, Quarta-feira, das 14h30 às 18h
Onde: ACIF Regional Centro
Endereço: Rua Emilio Blum, 121 - Centro
Quanto: Gratuito
Informações: tel (48) 3027-2710 e 3084-9462
e-mail: educacao1@acif.org.br

Câmara Italiana de Comércio e Indústria (CCIE-SC), a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o Centro de Estudos e Consultoria TERRITORIA, em colaboração com l’Università Cattolica di Milano e DIST del Politécnico di Torino, o laboratório internacional multi-institucional ÁgoraLab e o Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC, estão promovendo o workshop "Smart City e Inovação – Teoria e Aplicação da Green Economy no Desenvolvimento Urbano", que será realizado no dia 3 de dezembro, das 14h30 às 18h00, no auditório da ACIF Centro, em Florianópolis (SC).

As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas, pelo educacao1@acif.org.br e inter@brasileitalia.com.br; ou (48) 3027-2710 e 3084-9462. As vagas são limitadas.

O objetivo é fomentar o intercâmbio de boas práticas em políticas públicas e o desenvolvimento empresarial, além de prospectar negócios e parcerias público-privadas para o desenvolvimento de projetos no Mercosul e na União Europeia. Os participantes terão a oportunidade de encontrar parcerias, apoio técnico e ainda procurar ou oferecer acordos de colaboração e intercâmbio com cidades europeias e sistemas universitários de pesquisa, voltados ao desenvolvimento dos setores de alta inovação em escala urbana. Segundo o diretor de Mobilidade da ACIF, Alexandre Bohn, a noção de cidade inteligente já está sendo aplicada em políticas comunitárias em na Europa, em cidades como Barcelona e Milão.

O evento se propõe a informar instituições, empresas, pesquisadores acerca do conceito de "smart city”, buscando proporcionar oportunidades de intercâmbio, colaboração e business entre sistemas urbanos dos Países da União Européia e do Mercosul. Entre os principais âmbitos de aplicação do "smart city”, destam-se: energias renováveis – governance e melhoramento da eficiência da administração pública – agricultura sustentável – turismo sustentável – saúde – sistemas de integridade privada e pública.

Outro tema que será abordado durante o workshop, será a EXPO 2015, um evento internacional que será realizado de 01 de maio a 31 de outrubro em Milão, e que deverá apresentar as novas tecnologias e iniciativas voltadas a ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais de forma sustentável. A EXPO 2015 reunirá 147 países em torno de um tema comum: "Alimentar o Planeta, Energia para a Vida”.

Entre os palestrantes já confirmados estão o Prof. Paolo Bertaccini Bonoli, da Territoria em colaboração com a Universidade Católica de Milão, que abordará o tema: Caso Milão e EXPO 2015 no quadro das politicas européias de promoção da smart cities; Cristiano Musillo, Conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Itália em Brasília, que apresentará o tema: EXPO MILANO 2015: Uma oportunidade para o mundo empresarial brasileiro – Alimentação, inovação, sustentabilidade; o Prof. Eduardo Costa, do Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da UFSC e o Pesquisador Arthur Sanders, do AgoraLab da UFSC, que debaterão os temas das cidades inteligentes relacionados com mobilidade urbana, governance, segurança e pessoas, economia inteligente e meio ambiente inteligente; a Profª Roberta Krahe Edelweiss, da Universidade Unisinos (São Leopoldo – RS), com o tema: Boas práticas e cidades inteligentes e, a Profª Katia Rubio da Universidade São Paulo, que retratará a relação entre smart city e esporte na perspectiva de responsabilidade social e do desenvolvimento de cidadania ativa.

Esta iniciativa será uma ótima oportunidade para abordar temas que tenham como objetivo melhorar a eco-efficiency das cidades, o desenvolvimento urbano sustentável e conhecer as ações previstas em prol do desafio de alimentar o planeta de forma sustentável durante a EXPO 2015.



Programação

- 14h30 - Credenciamento

- 15h00 - Abertura com o presidente da ACIF e da Câmara Italiana

15h15 - palestra com Paolo Bertaccini Bonoli – Territoria (Itália)
Tema: Caso Milão e EXPO 2015 no quadro das políticas europeias de promoção da Smart City

- 15h50 – palestra com Cristiano Musillo - Conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Itália.
Tema: EXPO MILANO 2015: Uma oportunidade para o mundo empresarial brasileiro – alimentação, inovação, sustentabilidade.

- 16h15 – palestra com o Prof. Eduardo Costa - Depto. Engenharia de Gestão do Conhecimento UFSC e com Arthur Sanders – AgoraLab – UFSC
Tema: As cidades inteligentes numa visão de integração e os âmbitos de mobilidade urbana, governance, segurança e pessoas, economia inteligente e meio ambiente inteligente.

- 16h50 – palestra com Profa. Roberta Krahe Edelweiss – Universidade Unisinos (São Leopoldo – RS)
Tema: Boas práticas e cidades inteligentes

- 17h10 – aberto para perguntas

- 17h30 - agenda de Relacionamento Workshop "Smart City e Inovação"

Categorias: Dezembro 2014
Tags: workshop
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar