FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Música
Samba de Terreiro na Escadaria do Rosário



Quando: 30 Janeiro 2018, Terça-feira, das 17h30 às 19h30
Onde: Escadaria do Rosário
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 60 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/157570314860085

COMUNICADO! O Projeto Samba De Terreiro Floripa informa que nesta terça-feira (9/01) não acontecerá a tradicional apresentação na Escadaria da Igreja do Rosário. Voltará em 30/01, no mesmo horário (das 17h30 às 19h30), com a comemoração do primeiro ano de aniversário do Projeto! Venha participar e comemorar conosco!

O projeto Samba de Terreiro promove rodas de samba com apresentações gratuitas e abertas ao público na Escadaria do Rosário, Centro da Capital. A partir de abril, os encontros acontecem mensalmente na segunda terça-feira de cada mês, sempre das 17h30 às 19h30.

O projeto Samba de Terreiro estreou em janeiro deste ano com o proposito de resgatar a história do samba, divulgar essa forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda.

Organizado por historiadores, sambistas e produtores, o projeto Samba de Terreiro na Escadaria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos propõe a preservação e a divulgação da memória de uma das manifestações culturais musicais tocadas, cantadas e dançadas, inicialmente nos terreiros e, depois, nas quadras das escolas samba do Rio de Janeiro e de Florianópolis a partir dos anos de 1930.

Entre os principais objetivos do projeto estão:
- Valorização do samba de terreiro;
- Apresentar, narrar e explicar os sambas que fizeram sucesso nos terreiros das escolas a partir dos anos de 1930 no Rio de Janeiro e também nas escolas de Florianópolis, como na Embaixada Copa Lord. Estes sambas serão tocados e cantados por músicos que fizeram história e defendem essa cultura. Faz parte do projeto, além da apresentação das músicas, a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra;
- O projeto tem como finalidade manter a roda de samba aos moldes do que era tocado ou cantado nos terreiros nas escolas de samba a partir dos anos de 1930. Portanto, não serão admitidos instrumentos ou releituras que levem a outros ritmos do próprio samba, como choro, lundu, samba canção, entre outros. Importante: o samba de terreiro é o centro, com os devidos instrumentos de percussão (surdo, cuíca, tamborim, pandeiro), além de cavaco e violão.
- O samba de terreiro ou de quadra tem características que precisam ser respeitadas em sua forma de execução e de andamento. O projeto vai respeitar tais características;
- Será uma roda aberta a novos talentos, desde que entendam a hierarquia do sambista: respeito aos mais velhos e a preservação da memória do samba e das Velhas Guardas.
Samba de Terreiro na Escadaria do Rosário


Categorias: Música
Tags: SAMBA
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Janeiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de arte ... >> Educação / Cursos
até 18 Janeiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro... >> Teatro / Circo
até 18 Janeiro 2018 25º Berbigão do Boca - festa oficial de ab... >> Música
até 18 Janeiro 2018 Inscrições para 5,6 mil vagas em 195 curso... >> Educação / Cursos
até 19 Janeiro 2018 CIC abre inscrições para duas oficinas gra... >> Educação / Cursos
até 19 Janeiro 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antôn... >> Especiais / Outros


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar