FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2017
Samba de Terreiro na Escadaria do Rosário



Quando: 21 Fevereiro 2017, Terça-feira, das 17h30 às 19h30
Onde: Escadaria do Rosário
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 60 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1899587113661404

O projeto Samba de Terreiro, que estreou na primeira terça-feira do ano, dia 3 de janeiro, resgata a história do samba e vai acontecer as terças-feiras na Escadaria do Rosário, Centro da Capital, das 17h30 às 19h30. A apresentação é gratuita e aberta ao público. Na próxima terça-feira (21/02) teremos roda de samba novamente! Venham todas e todos, que a festa é nossa!

Uma roda formada por músicos e componentes da Velha Guarda da Embaixada Copa Lord irá apresentar sambas de grandes compositores cariocas, como Silas de Oliveira, Neco da Portela, Dona Ivone Lara, Nelson Sargento.

Organizado por historiadores, sambistas e produtores, o projeto Samba de Terreiro na Escadaria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos propõe a preservação e a divulgação da memória de uma das manifestações culturais musicais tocadas, cantadas e dançadas, inicialmente nos terreiros e, depois, nas quadras das escolas samba do Rio de Janeiro e de Florianópolis a partir dos anos de 1930.

A ideia é que as apresentações aconteçam às terça-feiras para divulgar essa forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda.

Entre os principais objetivos do projeto estão:
- Valorização do samba de terreiro;
- Apresentar, narrar e explicar os sambas que fizeram sucesso nos terreiros das escolas a partir dos anos de 1930 no Rio de Janeiro e também nas escolas de Florianópolis, como na Embaixada Copa Lord. Estes sambas serão tocados e cantados por músicos que fizeram história e defendem essa cultura. Faz parte do projeto, além da apresentação das músicas, a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra;
- O projeto tem como finalidade manter a roda de samba aos moldes do que era tocado ou cantado nos terreiros nas escolas de samba a partir dos anos de 1930. Portanto, não serão admitidos instrumentos ou releituras que levem a outros ritmos do próprio samba, como choro, lundu, samba canção, entre outros. Importante: o samba de terreiro é o centro, com os devidos instrumentos de percussão (surdo, cuíca, tamborim, pandeiro), além de cavaco e violão;
- O samba de terreiro ou de quadra tem características que precisam ser respeitadas em sua forma de execução e de andamento. O projeto vai respeitar tais características;
- Será uma roda aberta a novos talentos, desde que entendam a hierarquia do sambista: respeito aos mais velhos e a preservação da memória do samba e das Velhas Guardas.

Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS Samba de Terreiro na Escadaria do Rosário

Categorias: Fevereiro 2017
Tags: SAMBA
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 27 Abril 2017 13ª Conferência Internacional de Diáspora ... >> Teatro / Circo
até 29 Abril 2017 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda ... >> Esportes
até 30 Abril 2017 Trilha Medita da Cachoeira do Maciambu com... >> Esportes
até 02 Maio 2017 "Poéticas Diaspóricas" com minic... >> Cinema Gratuito
até 10 Maio 2017 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxa... >> Esportes
até 11 Maio 2017 Inscrições para cursos gratuitos de ensino... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar