FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2015
11ª edição do Sexta Jazz Aliança Francesa - Groove Jazz



Quando: 06 Fevereiro 2015, Sexta-feira, às 20h30min
Onde: Aliança Francesa Florianópolis
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 282 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1604839463083194

1ª Sexta Jazz Aliança Francesa do ano acontece em fevereiro com o "groove jazz” como tema e inclui na programação um bate-papo antes do show.

No dia 6 de fevereiro, às 20h30, os músicos e curadores do projeto Sexta Jazz AF, Paulo David (piano), Tiê Pereira (contrabaixo) e Mauro Borguezan (bateria) recebem o guitarrista Isaac Alves para uma noite que promete ser memorável. O repertório jazzístico vai de Pat Metheny a John Scofield, mas pelo caminho o público terá a possibilidade de escutar gratas surpresas com temas de artistas como Michael Jackson, Marvin Gaye e Corinne Bailey, entre outros. O evento é gratuito e acontece sempre na primeira sexta de cada mês. Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), o Sexta Jazz AF conta com o patrocínio da Tractebel Energia, a coordenação da Marte Inovação Cultural e a realização da Aliança Francesa de Florianópolis.

A Novidade

Em 2015, todos os eventos do Sexta Jazz AF contarão com um bate-papo rápido entre os músicos e os convidados sobre o tema da apresentação. Segundo Tiê Pereira, essa novidade foi inserida para que a noite fique ainda mais especial e o público possa entender melhor os conceitos e as diversas facetas do jazz.

O Groove

Groove é um termo oriundo da língua inglesa que, no meio musical, é um sinônimo para "ritmo”. Literalmente, significa "sulco”, mas provém da expressão "in the groove”, ou seja, "no caminho”. Este termo surgiu na década de 1930, em pleno auge do swing. A partir da aparição do funk nos anos 60/70, o conceito de groove se associou cada vez mais a uma forma de tocar relacionada com o blues, a música gospel e o soul.

Nos anos 70 acontece o auge do Jazz Fusion (às vezes simplesmente citado como Fusion), que consiste na mistura do jazz com outros gêneros, particularmente o rock ‘n’roll, o funk e o rhythm and blues. Esse estilo começou com músicos que misturaram as formas e técnicas de jazz aos instrumentos elétricos do rock aliados à estrutura rítmica da música popular afro-americana. Nas décadas de 1980 e 1990, o groove apareceu novamente vinculado ao Acid Jazz, ramificação conhecida por combinar elementos do soul, funk e hip hop, particularmente com batidas loop.

Ou seja, o groove na verdade é uma característica marcante que pode ser encontrada em grandes nomes da música, independentemente do estilo. Entre os artistas que usaram o groove como marca em suas composições pode-se citar James Brown, Michael Jackson, Aretha Franklin, Curtis Mayfield, Cleveland Watkins, Dennis Coffey, Donna Summer, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra, Herbie Hancock e George Benson. Pode-se mencionar, ainda, Amy Winehouse, maior nome do Soul e R&B surgido no século XXI, profundamente influenciada pelo Jazz e pelo Blues. No cenário atual, destacam-se alguns jazzistas que estão fazendo uma fusão do jazz/pop/hip hop/soul como Roy Hargrove e Robert Glasper, entre outros.
11ª edição do Sexta Jazz Aliança Francesa - Groove Jazz

Categorias: Fevereiro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar