FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2015
Show gratuito com Raul de Souza, um dos maiores trombonistas do mundo



Quando: 08 Março 2015, Domingo, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/436937086471757

Com 80 anos de vida e 60 anos de carreira, o artista é um ícone da música instrumental brasileira.

Considerado pela crítica internacional como um dos maiores trombonistas do mundo, Raul de Souza circula pela Rede Sesc de Música, com apresentações gratuitas em março. Em Florianópolis, o show acontece no domingo, 8 de março, dia Internacional da Mulher, no Teatro do Sesc Prainha, às 20 horas. Ingressos distribuídos 1h antes da apresentação. Sujeito è lotação.

Inventor do "Souzabone”, uma variação do trombone, com quatro válvulas (uma delas cromática) em vez das tradicionais três, e afinado em dó, o artista é um ícone da música instrumental brasileira. Raul tocou com astros do jazz, como Sarah Vaughan, Freddie Hubbard, Lionel Hampton, Ron Carter e Stanley Clarke. Além de Sérgio Mendes e Tom Jobim.

Os shows em Santa Catarina celebram os 80 anos de Raul de Souza, que mostra uma disposição fenomenal nos palcos, empunhando seu trombone, acompanhado pelo pianista Hameleto Stamado Júnior. O repertório traz composições marcantes que fizeram e fazem parte da sua vida. Ao longo dos 60 anos de carreira, ele tornou-se um dos músicos mais respeitados e influentes em seu instrumento, reconhecido mundialmente pela sua genialidade.

Nascido no Rio de Janeiro no dia 23 de agosto de 1934, começou a tocar trombone aos 16 anos, na banda da Fábrica de Tecidos de Bangu. Em seguida passou a atuar em gafieiras da cidade, e adotou o nome artístico Raulzinho, dado por Ary Barroso, que o revelou no programa de calouros na Rádio Nacional. Tocou com Pixinguinha e Agostinho dos Santos, antes de gravar o primeiro disco de Música Brasileira Instrumental da história, ao lado de Sivuca, Altamiro Carrilho, Baden Powell.

O artista consolidou sua carreira internacional nos anos 1970 quando gravou álbuns nos EUA, que foram lançados no mundo todo, tocando com artistas como Sérgio Mendes, Airto Moreira, Sonny Rollins, George Duke, Freddie Hubbard e Cannonball Adderley. Seu disco "Collors” virou matéria de estudo na renomada Berklee College of Music.

Foi nomeado inúmeras vezes o melhor trombonista do mundo pelas revistas especializadas. Hoje é considerado uma referência mundial no virtuosismo de seu instrumento e pela ginga e fraseado brasileiro, adquirido nas gafieiras cariocas. Após afastar-se das grandes gravadoras americanas, que não acompanhavam seu ecletismo musical, voltou a gravar no Brasil com artistas como Tom Jobim, Zimbo Trio, Paulo Moura, Milton Nascimento, Djavan, Maria Bethania, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti.

Dividindo seu tempo entre o Brasil e a França, nunca parou de produzir música e experimentar diferentes instrumentos e propostas musicais. Gravou recentemente um novo CD intitulado "Voilá!” e um DVD ao vivo "O Universo Musical de Raul de Souza” com participações dos amigos João Donato, Hector Costita e Altamiro Carrilho, lançados nacionalmente pelo selo Sesc.
Show gratuito com Raul de Souza, um dos maiores trombonistas do mundo

Categorias: Março 2015
Tags: show
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar