FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2015
12ª edição do Sexta Jazz Aliança Francesa - Charlie Parker



Quando: 06 Março 2015, sexta-feira, às 20 horas
Onde: Aliança Francesa Florianópolis
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 282 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1077467868946345

Charlie Parker foi compositor e instrumentista, representante do Bebop, e será interpretado pelo Alliance Jazz Trio e seu convidado Maycon De Souza

A consagrada noite de jazz promovida pela Aliança Francesa de Florianópolis faz em março um tributo a Charlie Parker, compositor e saxofonista de jazz americano e um virtuose consumado, que combinava a mais complexa organização harmônica, rítmica e melódica com uma rara clareza. No dia 6 de março, os músicos e curadores do projeto Sexta Jazz AF, Paulo David (piano), Tiê Pereira (contrabaixo) e Mauro Borghezan (bateria), recebem o saxofonista Maycon de Souza para a homenagem. Esta edição da Sexta Jazz AF mantém o formato que se inicia com um rápido bate-papo entre os músicos e os convidados sobre o tema da apresentação, para que o público possa entender melhor os conceitos e as diversas facetas do jazz, tornando a noite ainda mais especial.

O evento é gratuito e acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), o Sexta Jazz AF conta com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Charles Parker Jr. viveu de 1920 a 1955 no Estados Unidos e ficou conhecido pelo apelido de Bird. Ele é apontado pela crítica como um dos melhores músicos de jazz que já existiram, comparado a artistas lendários como Louis Armstrong e Duke Ellington. É um dos maiores representantes do bebop, estilo sofisticado que tornaria, definitivamente, o jazz uma música "para ouvir”, ao contrário do que era marca das big bands dos anos 1940, "para dançar”. Parker tinha absoluto domínio técnico de seu instrumento, o que lhe permitia chegar a uma combinação única entre harmonia, ritmo e melodia. Tornou-se um ícone para a geração do Beat e foi uma figura-chave no desenvolvimento conceptivo do jazz como um artista descompromissado e intelectual, ao invés de apenas um entretenedor popular.

Parker é também uma das principais influências para o convidado desta edição da Sexta Jazz AF, Maycon de Souza. Maycon é músico graduado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e vem se destacando como um dos principais saxofonistas da cena instrumental de Santa Catarina. Dono de uma sonoridade explosiva, com linhas melódicas intensas e repletas de virtuosismo, o artista se aprofundou na linguagem da improvisação. O músico coordena, em Palhoça, o Programa Educação Musical da Rede de Ensino do município, um dos maiores programas de educação musical do sul do Brasil, com mais de 300 crianças e adolescentes sob sua supervisão. Maycon gravou em 2011 0 CD MusaDiversa e, atualmente, se apresenta frequentemente em bares e teatros de Florianópolis.
12ª edição do Sexta Jazz Aliança Francesa - Charlie Parker


Categorias: Março 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 24 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar