FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2015
13ª edição do Sexta Jazz Aliança Francesa - Latin Jazz



Quando: 03 Abril 2015, Sexta-feira, às 20h30min
Onde: Aliança Francesa Florianópolis
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 282 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1639810246253467

O gênero, que consiste na fusão que alguns jazzistas americanos fizeram com a música latina, tem em sua formação um piano trio e um percussionista, que será o convidado da noite na Aliança Francesa de Florianópolis.

A terceira Sexta Jazz AF do ano se aproxima ainda mais do Brasil ao escolher como tema o Latin Jazz, gênero de jazz influenciado por ritmos africanos e da América latina, como salsa, merengue, songo, son, mambo, timba, bolero, charanga e o cha-cha-chá. É um estilo caracterizado pela percussão, com a utilização de congas e tímpanos, o que lhe garante uma qualidade dançante. No dia 3 de abril, o percussionista Rodrigo Campos integra a formação tradicional da Alliance Jazz Trio, com os músicos Paulo David (piano), Tiê Pereira (baixo elétrico) e Mauro Borghezan (bateria). O evento é gratuito e acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), o Sexta Jazz AF conta com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

É importante demarcar que o termo Latin Jazz tem um sentido mais específico do que simplesmente o jazz da América Latina e não deve ser confundido com o jazzfusion – com harmonias intrincadas, alto grau técnico e virtuosístico e composições "over-arranged” -, como fez Chick Corea com sua banda "Return to Forever” nos anos 80, por exemplo. O Latin Jazz é exatamente a fusão do jazz com ritmos latinos, como fez o pioneiro trompetista Dizzy Gillespie, na década de 40, que criou diversas composições neste estilo em parceria com músicos latinos. Essas parcerias aconteceram principalmente após a imigração de diversos músicos latinos para os Estados Unidos a partir dos anos 1940, principalmente os porto-riquenhos, como o trombonista Juan Tizol. Atualmente, as características do gênero podem ser vistas no trabalho do baixista Alain Perez e do pianista Ivan Melon, por exemplo.

Já que a percussão é elemento indispensável ao Latin Jazz, a Aliança Francesa convida para participar da noite o percussionista Rodrigo Campos. O músico se dedica à percussão desde que começou seus estudos, ainda na adolescência. Foi aluno do Conservatório Souza Lima em São Paulo e teve muitas experiências profissionais em diversas cidades e com muitos grupos musicais. Hoje, mora em Florianópolis, onde trabalha com vários artistas, leciona percussão e musicalização infantil, desenvolve oficinas de musicalização direcionadas para professores do ensino básico e médio, realiza gravações em muitos estúdios, além de produzir instrumentos de percussão, tendo como especialidade o Cajón (instrumento de percussão afro-peruano).

Esta edição da Sexta Jazz AF mantém o formato que se inicia com um rápido bate-papo entre os músicos e os convidados sobre o tema da apresentação, para que o público possa entender melhor os conceitos e as diversas facetas do jazz, tornando a noite ainda mais especial.

Patrocínio: Tractebel Energia
Apoio: SIC Radio e Hertz
Coordenação: Marte Inovação Cultural
Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)
13ª edição do Sexta Jazz Aliança Francesa - Latin Jazz

Categorias: Abril 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar