FaceBook Instagram Twitter


13ª edição do Sexta Jazz Aliança Francesa - Latin Jazz



Quando: 03 Abril 2015, sexta-feira, às 20h30min
Onde: Aliança Francesa Florianópolis
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 282 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1639810246253467

O gênero, que consiste na fusão que alguns jazzistas americanos fizeram com a música latina, tem em sua formação um piano trio e um percussionista, que será o convidado da noite na Aliança Francesa de Florianópolis.

A terceira Sexta Jazz AF do ano se aproxima ainda mais do Brasil ao escolher como tema o Latin Jazz, gênero de jazz influenciado por ritmos africanos e da América latina, como salsa, merengue, songo, son, mambo, timba, bolero, charanga e o cha-cha-chá. É um estilo caracterizado pela percussão, com a utilização de congas e tímpanos, o que lhe garante uma qualidade dançante. No dia 3 de abril, o percussionista Rodrigo Campos integra a formação tradicional da Alliance Jazz Trio, com os músicos Paulo David (piano), Tiê Pereira (baixo elétrico) e Mauro Borghezan (bateria). O evento é gratuito e acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), o Sexta Jazz AF conta com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

É importante demarcar que o termo Latin Jazz tem um sentido mais específico do que simplesmente o jazz da América Latina e não deve ser confundido com o jazzfusion – com harmonias intrincadas, alto grau técnico e virtuosístico e composições "over-arranged” -, como fez Chick Corea com sua banda "Return to Forever” nos anos 80, por exemplo. O Latin Jazz é exatamente a fusão do jazz com ritmos latinos, como fez o pioneiro trompetista Dizzy Gillespie, na década de 40, que criou diversas composições neste estilo em parceria com músicos latinos. Essas parcerias aconteceram principalmente após a imigração de diversos músicos latinos para os Estados Unidos a partir dos anos 1940, principalmente os porto-riquenhos, como o trombonista Juan Tizol. Atualmente, as características do gênero podem ser vistas no trabalho do baixista Alain Perez e do pianista Ivan Melon, por exemplo.

Já que a percussão é elemento indispensável ao Latin Jazz, a Aliança Francesa convida para participar da noite o percussionista Rodrigo Campos. O músico se dedica à percussão desde que começou seus estudos, ainda na adolescência. Foi aluno do Conservatório Souza Lima em São Paulo e teve muitas experiências profissionais em diversas cidades e com muitos grupos musicais. Hoje, mora em Florianópolis, onde trabalha com vários artistas, leciona percussão e musicalização infantil, desenvolve oficinas de musicalização direcionadas para professores do ensino básico e médio, realiza gravações em muitos estúdios, além de produzir instrumentos de percussão, tendo como especialidade o Cajón (instrumento de percussão afro-peruano).

Esta edição da Sexta Jazz AF mantém o formato que se inicia com um rápido bate-papo entre os músicos e os convidados sobre o tema da apresentação, para que o público possa entender melhor os conceitos e as diversas facetas do jazz, tornando a noite ainda mais especial.

Patrocínio: Tractebel Energia
Apoio: SIC Radio e Hertz
Coordenação: Marte Inovação Cultural
Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)
13ª edição do Sexta Jazz Aliança Francesa - Latin Jazz


Categorias: Abril 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar