FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2015
1º Seminário de Música Contemporânea em Florianópolis



Quando: 27 e 28 de abril
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/431537887016355

O evento terá apresentações de piano no Centro de Artes (Ceart)

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza nos dias 27 e 28 de abril o 1º Seminário de Música Contemporânea, no Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart). O evento é gratuito e aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia e será oferecido certificado aos participantes.

O objetivo do seminário é que se crie um espaço para discussão sobre a Música do tempo atual a partir da vivência das tendências apresentadas nas atividades, como oficina de piano contemporâneo, conversas com compositores e estudiosos do tema, e concertos com compositores da Udesc e músicos convidados.

O seminário iniciará às 10h30 do dia 27 no auditório do Departamento de Música (DMU) com mesa-redonda de abertura sobre "Estéticas musicais contemporâneas”, com a participação dos compositores e professores doutores da Udesc Acácio Piedade e Luigi Antonio Irlandini e mediação do professor Guilherme Sauerbronn.

O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), do Departamento de Música, do Grupo de Pesquisa Processos-Música-Instrumentais e do Programa de Extensão Piano em Foco, e tem a coordenação da professora Maria Bernardete Castelan Póvoas.

Recitais de música contemporânea

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza nos dias 27 e 28 de abril, no auditório do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart), três recitais de música contemporânea. As apresentações são gratuitas, abertas ao público e integram a programação do 1º Seminário de Música Contemporânea.

27 de abril, às 19h30 - Duo CardAssiS - Piano Contemporâneo a 4 mãos, com Cláudia de Assis e Luciane Cardassi

28 de abril, às 11h30 - Recital Musicâmera, com mestrandos do PPGMUS

28 de abril, às 19h30 - Recital de Piano, com Maurício Zamith e Vânia Pontes


Recital Duo CardAssis – 27 de abril, 19h30
O recital Duo CardAssiS – Piano Contemporâneo a quatro mãos, é formado pela pianista mineira Ana Cláudia de Assis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a pianista paulista Luciane Cardassi, doutora em Música Contemporânea pela Universidade da Califórnia,

Como intérpretes reconhecidas internacionalmente, as pianistas buscam trazer ao público um repertório novo em relação à sonoridade e poética musical. Com o desejo de criar algo novo ou de reinventar o antigo, o repertório que será apresentado traz as músicas da turnê de lançamento do recital, realizado em 2014, com obras dos compositores João Pedro Oliveira (Portugal), Alexandre Espinheira (Bahia) e Danniel Ferraz (Bahia), entre outros.

Para este ano, as pianistas ampliam ainda mais o seu repertório e apresentam, também, as obras de Emily Doolittle (Canadá), Gabriela Ortiz (México), Jonathan Harvey (Inglaterra), Simon Bainbridge (Inglaterra) e dos brasileiros Eduardo Campolina, Edson Zampronha e Antonio Celso Ribeiro.

Ana Cláudia Assis é professora do Departamento de Teoria Geral da Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde leciona as disciplinas Piano Complementar, Análise e Interpretação da Produção Pianística do Século 20 e História da Música. É mestre pela Uni-Rio em Práticas Interpretativas da Música Brasileira. Em 2006, defendeu tese de doutorado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG – "Os doze sons e a cor nacional: Conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944–1954)” –, que lhe valeu o Prêmio UFMG de Teses 2007.

Luciane Cardassi é doutora em Música Contemporânea pela Universidade da Califórnia, mestre pela UFRGS e bacharel pela USP. Atualmente, mora no Canadá, onde desenvolve projetos em colaboração com compositores, instrumentistas e artistas visuais no Banff Centre of the Arts.

Recital Musicâmera – 28 de abril , 11h30
Integram este recital os alunos do Programa de Pós-Graduação em Música Camila Werling (flauta transversa), Raísa Silveira (piano) e Lucas Silvano (piano).

Camila Werling nasceu em Rio do Sul/SC e iniciou seus estudos em 1995. Estudou piano e flauta Transversal (2006) e iniciou Traverso Barroco em 2011. Teve aulas na Inglaterra, Alemanha e Itália. Foi flautista da Orquestra e Coro da FURB, banda Sinfônica e grupo Sopratudo. Apresentou-se em Blumenau, Joinville e São Paulo. Como musicista atua nas bandas Confraria do Samba e Fridas. É Bacharel em Música, Licenciatura, pela FURB e cursa Mestrado em Musicologia na Udesc sob orientação do Dr. Marcos Holler.

Lucas Silvano iniciou ao piano com Juraci Vieira da Rosa, cursou Bacharelado em Piano na Udesc (2010-2013) orientado pelo Dr. Luis Claudio Barros e foi bolsista de pesquisa e extensão. Em intercâmbio na Marshall University/EUA durante um semestre no ano de 2011, estudou piano com Dr. Henning Vauth, fez recitais em Huntington/West Virginia e Morehead/Kentucky e participou do festival WVMTA Mountain State Collegiate Piano/Competition. Cursa mestrado Música (Práticas Interpretativas) na Udesc orientado pelo Dr. Guilherme Saurbronn.

Raísa Silveira é Bacharel em Música (Piano) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Música – subárea Musicologia/Etnomusicologia -da mesma instituição, e é membro do Grupo de Pesquisa Processos Músico – Instrumentais (Udesc).

Recital de Piano – 28 de abril, 19h30
O pianista e professor de Música da Udesc, Maurício Zamith, e a doutoranda em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Vânia Eger Pontes, apresentam-se em um recital de piano com obras do compositor Olivier Messiaen.

Mauricio Zamith é premiado em diversos concursos nacionais de piano e música de câmara. Graduado pela Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade Estadual de Campinas e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o músico é professor do departamento de Música da Udesc. Além de sua atuação como recitalista, Maurício Zamith desenvolve um trabalho camerístico com o professor João Eduardo Titton, através do projeto de extensão universitária Duo Titton-Zamith. Em 2008 gravou ao lado da pianista e professora Maria Bernardete Póvoas, o CD Tempo Composto, com obras inéditas para piano compostas por professores do Departamento de Música da Udesc.

Vânia Eger Pontes é doutoranda da Unicamp, onde realiza pesquisa financiada pela Fapesp, sob orientação do professor doutor Jônatas Manzolli. Em 2012 atuou como docente colaboradora no curso de Bacharelado em Piano da Udesc, instituição na qual obteve o título de mestre em Música na sub-área de Práticas Interpretativas no ano de 2010, sob orientação da professora doutora Maria Bernardete Castelan Póvoas. Graduada no curso de Bacharelado em Piano pela mesma universidade (2007) participou de concursos de piano de níveis nacional e internacional. Em 2007 obteve quarta colocação no concurso Latino Americano Rosa Mística Curitiba e terceiro lugar no Concurso Souza Lima – São Paulo; em 2008 recebeu menção honrosa no Concurso de Piano Artlivre.

Sobre os palestrantes

Acácio Tadeu Piedade. Compositor, é graduado em Música (Composição e Regência) pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado em Musicologia na Université de Paris IV, Sorbonne. Professor da Udesc desde 1998, suas composições estão vinculadas às suas pesquisas na universidade.

Com seus colegas criou o grupo de criação musical Criamus, que em 2008 lançou o CD Tempo Composto, com obras originais executadas por pianistas professores da Udesc. Em 2009, a obra Desertos, executada por colegas do Centro de Artes da Udesc, foi estreada no Festival de Música Contemporânea da Aliança Francesa. Prêmio Funarte de Música Clássica em 2010, a composição Paraboles foi estreada em 2011 na XIX Bienal de Música Contemporânea.

Luigi Antonio Irlandini, compositor e pianista brasileiro (e italiano) nascido no Rio de Janeiro, é professor adjunto e pesquisador na Udesc, nos programas de graduação e mestrado, em Florianópolis (SC) desde 2010, onde ensina Harmonia, Contraponto, Análise, Estética e Filosofia da Música, e Composição. Sua atividade de pesquisa explora a dialética de conteúdos antigos e não-europeus nas poéticas musicais dos séculos XX e XXI, não só no que diz respeito à estrutura e linguagem musicais como aos aspectos filosóficos, estéticos e simbólicos.

Guilherme Sauerbronn é natural de Niterói (RJ). Graduou-se bacharel em Piano na Unirio e é mestre no mesmo instrumento pela Escola de Música da UFRJ. Tem doutorado em Musicologia pela Unirio e desde 2006 é professor de piano do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc. Participou de diversos masterclasses com renomados pianistas e cameristas e conquistou premiações em concursos nacionais de piano. Tem larga experiência como camerista e participou como músico e diretor musical de montagens teatrais. Como pesquisador, tem publicações nas áreas de análise musical, estética, musicologia e performance.

Lourdes Saraiva é Mestre em Composição pela UFRGS. Tem atuado como compositora em concertos, encontros e congressos, no Brasil e exterior. Em 1998, teve sua peça "3 Prelúdios e Fuga”, para piano estreada em Nova Iorque, no McEachern Hall. Em 2003 foi selecionada com a peça Gitanjali (para clarinete, piano e percussão) para a XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea no Rio de Janeiro e no III Encontro de Mulheres Compositoras em Poços de Caldas

Mauricio Zamith é premiado em diversos concursos nacionais de piano e música de câmara. Graduado pela Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade Estadual de Campinas e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o músico também é professor do departamento de Música da Udesc. Além de sua atuação como recitalista, Maurício Zamith desenvolve um trabalho camerístico com o professor João Eduardo Titton, através do projeto de extensão universitária Duo Titton-Zamith. Em 2008 gravou ao lado da pianista e professora Maria Bernardete Póvoas, o CD Tempo Composto, com obras inéditas para piano compostas por professores do Departamento de Música da Udesc.

Luciane Cardassi é doutora em Música Contemporânea pela Universidade da Califórnia, mestre pela UFRGS e bacharel pela USP. Atualmente, mora no Canadá, onde desenvolve projetos em colaboração com compositores, instrumentistas e artistas visuais no Banff Centre of the Arts.

Ana Cláudia Assis, pianista, é professora do Departamento de Teoria Geral da Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde leciona as disciplinas Piano Complementar, Análise e Interpretação da Produção Pianística do Século 20 e História da Música. É mestre pela Uni-Rio em Práticas Interpretativas da Música Brasileira. Em 2006, defendeu tese de doutorado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich) – "Os doze sons e a cor nacional: Conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944–1954)” –, que lhe valeu o Prêmio UFMG de Teses 2007.

1º Seminário de Música Contemporânea em Florianópolis

Categorias: Abril 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 31 Março 2017 Cine Pomboca apresenta "Diálogo de Ci... >> Cinema Gratuito
até 04 Abril 2017 Oficina de Imprevistos: Nas voltas do Corp... >> Educação / Cursos
até 05 Abril 2017 Inscrições para aulas gratuitas de dança c... >> Dança
até 05 Abril 2017 Inscrições para práticas gratuitas de Medi... >> Esportes
até 07 Abril 2017 Colóquio "Arte e Estética" >> Educação / Cursos
até 07 Abril 2017 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxa... >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar