FaceBook Instagram Twitter


Filmes de Economia discute o filme "Terra Prometida" (Promised Land)



Quando: 08 Maio 2015, sexta-feira, às 16 horas
Onde: Centro Socioeconômico (CSE), UFSC
Quanto: Gratuito

Nesta sexta-feira, 8 de maio, o projeto de extensão Filmes de Economia discute o filme "Terra Prometida" (Promised Land). Das 16 às 18h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, haverá exibição de trechos do filme, seguida de comentários. Sessão gratuita.

Em Terra Prometida volta-se para o lado real da Economia. Recomendar este filme é chamar a atenção para uma nova matriz energética, com a entrada do xisto. As empresas de exploração do xisto têm que avançar suas fronteiras, assim como fez o petróleo, e conquistar novas terras. O filme trata da chegada de corretores da empresa de exploração de xisto para compra de fazendas em área rural dos Estados Unidos. De um lado, o filme aborda os problemas ecológicos que podem surgir. É apenas uma mensagem para que conheçamos mais estes problemas. De outro lado, a placidez da vida rural vai ser ameaçada pela aceleração da economia. Apesar do personagem Butler (Matt Demon) fazer a opção por travar momentaneamente esta roda, é um último suspiro. Vale assistir para que tenhamos atenção para a nova economia de energia e as mudanças que a extração do xisto pode causar, haja visto o que está acontecendo com o preço do petróleo.

Crítica da semana: Terra Prometida

O Filme Terra Prometida conta a história de Steve Butler (Matt Damon), que trabalha para a empresa de extração de gás natural, a Global Crosspower Solutions. A empresa manda-o para uma cidade agrícola no interior da Pennsylvania com o intuito de firmar contratos com os donos de fazendas locais para permitir a extração de gás natural.

Os interesses da Global iam muito bem até o momento em que uma reunião de moradores acontece e um professor local, Frank Yates (Hal Holbrook), explica os efeitos negativos da extração de gás natural para as fazendas e para os solos. A partir daí começa o embate entre os dois lados do filme, o que é contra a extração e o que defende-a.

Mostra, principalmente, como o embate de interesses distintos leva a arranjos e complicações inusitadas. Apesar de possuir uma proposta muito boa, por vezes o filme torna-se um tanto quanto insistente no mesmo ponto, com uma finalização previsível. Por isto, damos ao filme nota 8! E você, o que achou de Terra Prometida?

País: Estados Unidos
Duração: 106min
Diretor: Gus Van Sant
Produtores: John Krasinski, Matt Damon e Chris Moore
Ano: 2012

O projeto de extensão Filmes de Economia (Filmes que o estudante de Economia deve assistir antes de graduar) visa estimular o estudante, principalmente do curso de Ciências Econômicas, mas estudantes de outros cursos também são bem vindos, a fazer a relação entre temas do cotidiano, principalmente aqueles representados em filmes e documentários, e os temas apresentados e discutidos nas disciplinas do curso de Ciências Econômicas.

Muito mais do que exibir trechos de filmes nas sessões presenciais, o objetivo do projeto de extensão Filmes de Economia é suscitar debate sobre temas econômicos retratados e dramatizados nos personagens, contextos, depoimentos e histórias contadas nos filmes selecionados.

Horário de todas as sessões: 16 horas. Será concedido certificado de 4 horas como Atividade Complementar aos participantes. Traga os seus argumentos e venha aprender com a gente!
Filmes de Economia discute o filme "Terra Prometida" (Promised Land)


Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar