FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Workshop de bateria e percussão - linguagem musical, ritmos africanos e brasileiros



Quando: 08 Maio 2015, Sexta-feira, das 14h30 às 17h30
Onde: Compasso Aberto Escola Livre de Música
Endereço: Av. Rio Branco, 223 - Centro
Evento no FB: www.facebook.com/events/1624435271108901

Nesta sexta- feira, dia 8 de maio, das 14h30 às 17h30, a Compasso Aberto Escola Livre de Música realiza o Workshop de bateria e percussão com o baterista Rogério Pitomba e o percussionista Kleber Moreira. O Workshop terá duração de três (3) horas e abordará a linguagem musical de ritmos africanos e brasileiros, dando enfoque a prática criativa desses ritmos em diversos gêneros musicais. Os músicos apresentarão tecnicas e formas de adaptação das "levadas” na bateria e na percussão. Público alvo: músicos, bateristas, percussionistas e pesquisadores da música. Investimento: R$30, R$25 - para alunos da Compasso.

Rogério Pitomba

Rogério Marinho, mas conhecido como "Rogério Pitomba", iniciou sua carreira como baterista profissional aos dezessete anos de idade. No ano seguinte já obteve reconhecimento sendo premiado instrumentista revelação pelo "Prêmio Hangar de Música Potiguar".

Em junho/2013, Pitomba ganhou o maior festival de bateria do Brasil: o "Batuka Brasil 2013! e também ganhou o prêmio de melhor instrumentista 2013 pelo prêmio Hangar!

Em 2007 participou do 1º Festival Odery Modern Drummer, ficando entre os 10 primeiros colocados do Nordeste. Em 2011 participou do Batuka Brasil, onde ficou entre os 3 finalistas do Brasil.

Já participou de diversos festivais nacionais, dentre os quais: Cosern Musical (Natal/RN), SXSW (Texas/EUA), Circuito Cultural Banco do Brasil, Ceará Music (Fortaleza/ CE), Feira da Música (Fortaleza/CE), entre outros. Em 2009 participou do Programa do Jô, (TV Globo) acompanhando a banda Tricor. Em 2010 participou do programa Som Brasil (TV Globo) no especial Dominguinhos, com a banda Rosa de Pedra.

Também coleciona participações em CD's, shows com artistas como: Valéria Oliveira (cantora), Manoca Barreto (guitarrista), Leila Pinheiro (cantora), Lis Rosa (cantora), Klênio Barros (trombonista), Jubileu Filho (Guitarrista), Ebinho Cardoso (baixista), Camila Masiso (cantora), Rosa de Pedra, Antonio de Pádua (instrumentista), Trio Boa Ideia, Daúde (cantora), Bruna Hetzel (cantora) entre outros.

Ministrou diversos Workshops pelo Brasil, entre eles: em 2013, em diversas cidades do Nordeste pelo Projeto do Banco do Nordeste; em Teresina/PI no evento Baquetada 2013, que reuniu diversos bateristas de todo o Brasil; e em Dezembro de 2013 promoveu o 1º Batera Groove em Natal/RN e na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, um encontro de bateristas onde ministraram workshops.

Recentemente, em abril 2014, Rogério Pitomba passou uma temporada de um mês em Paris/França e Portugal fazendo shows e ministrando worshops e masterclass. Dentre os mais importantes, a masterclass ministrada na Universidade de Aveiro/ Portugal e no Espaço Compasso, espaço cultural na cidade de Porto/ Portugal e o workshop na escola Palco Central (Aveiro/ Portugal).

Pitomba acaba de lançar seu 1º CD e DVD Instrumental: "Até o caroço"; um trabalho que busca mostrar sua musicalidade misturando os diversos ritmos como o afoxé, o baião, o frevo, de uma forma inovadora.
Para mais informações: www.rogeriopitomba.com.br

Kleber Moreira

O percussionista Kleber Moreira é natural da cidade de Natal/RN, começou seus estudos de música aos dezoito anos no projeto Casa Talento Petrobrás, onde atuava como percussionista e baterista da orquestra Talento Petrobrás, em 2003 ingressou no curso técnico da Escola de Música Da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) onde participou de grupos da escola como: a Big Band Jerimum Jazz (2003 – 2009), Grupo de Percussão da Escola de Música (2003 – 2010), Núcleo de MPB, Orquestra Sinfônica da UFRN. Em 2007 ingressou no curso de bacharelado em percussão erudita pela UFRN, atuando nesse período como munitor do curso básico de percussão da referida escola. Foi professor do Programa de Criança na cidade de Guamaré (2008 – 2009), e nos anos de 2011 e 2012 foi professor substituto da EMUFRN, ministrando aulas para os cursos Técnico e Bacharelado, atualmente cursa o mestrado em educação musical na mesma instituição.

Paralelo a vida acadêmica, Kleber Moreira construiu uma carreira como percussionista popular nas noites potiguares (Natal/RN), acompanhando diversos artistas da cidade, como: Khrystal, Café do Vento, Camila Masiso, Rosa de Pedra, Sueldo Soares, Os Chicos, Antonio de Padua, Maira Salles, Boa Idéia Trio, entre outros. Fundou no ano de 2010 o grupo percussivo Poty-Axé, que tinha como foco na pesquisa dos ritmos de matrizes africanas do país, em 2012 fundou a primeira nação de maracatu do estado do Rio Grande do Norte, a Nação Zamberacatu. Atualmente Kleber Moreira integra o quadro de músicos da Sesi Big Bnd, realizando shows com Ed Motta e Tarim Spilman. Workshop de bateria e percussão - linguagem musical, ritmos africanos e brasileiros

Categorias: Maio 2015
Tags: workshop
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar