FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Palestras, oficina e aula com as pianistas Mirka da Paiva e Joanne Kong



Quando: 16, 19 e 20 de maio
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito



16 de maio, às 10h
Palestra com Mirka da Paiva
"O Professor Empreendedor: Ideias para tornas seu ensino de música ainda mais profissional”
INDICAÇÃO: Aberto ao público

16 de maio, às 14h
Workshop com Mirka da Paiva
"O uso de jogos musicais como recurso didático e motivacional nas aulas de música”
INDICAÇÃO: Aberto ao público

19 de maio, às 17h
Aula magna com a pianista estadunidense Joanne Kong
INSCRIÇÕES: Os alunos de graduação e pós-graduação em Piano da Udesc, devem se inscrever na secretaria do DMU. Outras pessoas interessadas, podem participar como alunos-ouvintes.

20 de maio, às 17h
Palestra com Joanne Kong
"Técnicas para superar a ansiedade na performance musical”
INDICAÇÃO: Aberto ao público.

O programa de extensão Pianíssimo, do Departamento de Música (DMU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove durante o mês de maio quatro eventos, entre palestras e oficinas com duas importantes pianistas, a brasileira Mirka da Pieva e a estadunidense Joanne Kong. As atividades, gratuitas e abertas ao público, acontecem no Auditório do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, em Florianópolis.

Palestra e oficina com Mirka da Pieva - 16 de maio

Palestra. A carioca Mirka da Pieva ministrará no dia 16 de maio, sábado, duas atividades. A primeira começa às 10h, no auditório da DMU, quando ministra a palestra "O Professor Empreendedor: Ideias para tornar seu ensino de música ainda mais profissional”. O encontro, gratuito e aberto ao público, é indicado para professores particulares de instrumento ou canto, e alunos de Música da Udesc interessados em trabalhar como professores particulares.

Durante a exposição, a pianista fará um relato pessoal de como foi o processo para encontrar o seu espaço como professora particular autônoma e os caminhos que percorreu para tornar essa profissão uma opção de carreira viável e rentável.

Além disso, Mirka também fornecerá ferramentas para que os participantes possam se estabelecer como professores particulares bem sucedidos em seu bairro, cidade ou região. Para isso, a palestrante abordará temas como a importância de se assumir como professor, o desenvolvimento de uma filosofia de ensino, saber quanto e como cobrar pelas aulas, estratégias de marketing, entre outros temas.

Workshop. Logo depois, às 14h, no auditório do DMU, Mirka da Pieva realiza o workshop "O uso de jogos musicais como recurso didático e motivacional nas aulas de música”, com o objetivo de apresentar alternativas criativas para ensinar conceitos de leitura e percepção musical por meio de jogos. Será abordado, durante o encontro, diversos tipos de jogos de cartas, tabuleiro e até jogos de computador e aplicativos para tabletes, como uma forma de promover maior motivação no aprendizado tanto para aulas individuais e em grupo.

O encontro, gratuito e aberto ao público, é indicado para professores de música – instrumento, voz, teoria e percepção – que trabalhem com alunos de faixas etárias, preferencialmente, entre 4 e 12 anos.

Masterclass e palestra com Joanne Kong - 19 e 20 de maio

Masterclass. Na terça-feira, 19, a pianista estadunidense Joanne Kong – professora da Universidade de Richmond, em Virgínia, nos Estados Unidos – ministrará uma aula magna para alunos de graduação e pós-graduação de Piano. O evento ocorre partir das 17h, no auditório do DMU, e os alunos da Udesc devem se inscrever na secretaria do DMU. A aula é gratuita e aberta a outras pessoas que queiram participar como alunos-ouvintes.

Palestra. Já na quarta-feira, 20, Joanne Kong ministra, a partir das 17h, no auditório do DMU, a palestra "Técnicas para superar a ansiedade na performance musical”. A palestra é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Conheça as convidadas

Mirka da Pieva tem Bacharelado em Piano pela UFSM, Especialização em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música e Mestrado em práticas interpretativas pela UFRGS. Desde 2012 produz jogos musicais e é frequentemente convidada a dar palestras sobre o tema em Universidades e escolas de Música. Ela também compõe músicas de piano para alunos em nível intermediário e mantém o projeto Jovens Compositores sob a orientação do professor Ernesto Hartman (UFE), no qual seus alunos são incentivados a escreverem suas próprias músicas e apresentarem em eventos especiais para colegas, amigos e familiares.

Natural da Carolina do Sul, Estados Unidos, Joanne Kong, é uma pianista que capta a atenção do público com performances que celebram a vivacidade e a eloqüência da expressão musical. Abarca, em suas apresentações, uma gama de repertorias que vai desde o barroco até a música contemporânea. Foi professora convidada do Conservatório de Música da New England, da Universidade de Nova York e da Universidade de Yale. Atualmente, é diretora do programa de música da Universidade de Richmond, em Virgínia, nos Estados Unidos.
Palestras, oficina e aula com as pianistas Mirka da Paiva e Joanne Kong


Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar