FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Palestras, oficina e aula com as pianistas Mirka da Paiva e Joanne Kong



Quando: 16, 19 e 20 de maio
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito



16 de maio, às 10h
Palestra com Mirka da Paiva
"O Professor Empreendedor: Ideias para tornas seu ensino de música ainda mais profissional”
INDICAÇÃO: Aberto ao público

16 de maio, às 14h
Workshop com Mirka da Paiva
"O uso de jogos musicais como recurso didático e motivacional nas aulas de música”
INDICAÇÃO: Aberto ao público

19 de maio, às 17h
Aula magna com a pianista estadunidense Joanne Kong
INSCRIÇÕES: Os alunos de graduação e pós-graduação em Piano da Udesc, devem se inscrever na secretaria do DMU. Outras pessoas interessadas, podem participar como alunos-ouvintes.

20 de maio, às 17h
Palestra com Joanne Kong
"Técnicas para superar a ansiedade na performance musical”
INDICAÇÃO: Aberto ao público.

O programa de extensão Pianíssimo, do Departamento de Música (DMU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove durante o mês de maio quatro eventos, entre palestras e oficinas com duas importantes pianistas, a brasileira Mirka da Pieva e a estadunidense Joanne Kong. As atividades, gratuitas e abertas ao público, acontecem no Auditório do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, em Florianópolis.

Palestra e oficina com Mirka da Pieva - 16 de maio

Palestra. A carioca Mirka da Pieva ministrará no dia 16 de maio, sábado, duas atividades. A primeira começa às 10h, no auditório da DMU, quando ministra a palestra "O Professor Empreendedor: Ideias para tornar seu ensino de música ainda mais profissional”. O encontro, gratuito e aberto ao público, é indicado para professores particulares de instrumento ou canto, e alunos de Música da Udesc interessados em trabalhar como professores particulares.

Durante a exposição, a pianista fará um relato pessoal de como foi o processo para encontrar o seu espaço como professora particular autônoma e os caminhos que percorreu para tornar essa profissão uma opção de carreira viável e rentável.

Além disso, Mirka também fornecerá ferramentas para que os participantes possam se estabelecer como professores particulares bem sucedidos em seu bairro, cidade ou região. Para isso, a palestrante abordará temas como a importância de se assumir como professor, o desenvolvimento de uma filosofia de ensino, saber quanto e como cobrar pelas aulas, estratégias de marketing, entre outros temas.

Workshop. Logo depois, às 14h, no auditório do DMU, Mirka da Pieva realiza o workshop "O uso de jogos musicais como recurso didático e motivacional nas aulas de música”, com o objetivo de apresentar alternativas criativas para ensinar conceitos de leitura e percepção musical por meio de jogos. Será abordado, durante o encontro, diversos tipos de jogos de cartas, tabuleiro e até jogos de computador e aplicativos para tabletes, como uma forma de promover maior motivação no aprendizado tanto para aulas individuais e em grupo.

O encontro, gratuito e aberto ao público, é indicado para professores de música – instrumento, voz, teoria e percepção – que trabalhem com alunos de faixas etárias, preferencialmente, entre 4 e 12 anos.

Masterclass e palestra com Joanne Kong - 19 e 20 de maio

Masterclass. Na terça-feira, 19, a pianista estadunidense Joanne Kong – professora da Universidade de Richmond, em Virgínia, nos Estados Unidos – ministrará uma aula magna para alunos de graduação e pós-graduação de Piano. O evento ocorre partir das 17h, no auditório do DMU, e os alunos da Udesc devem se inscrever na secretaria do DMU. A aula é gratuita e aberta a outras pessoas que queiram participar como alunos-ouvintes.

Palestra. Já na quarta-feira, 20, Joanne Kong ministra, a partir das 17h, no auditório do DMU, a palestra "Técnicas para superar a ansiedade na performance musical”. A palestra é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Conheça as convidadas

Mirka da Pieva tem Bacharelado em Piano pela UFSM, Especialização em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música e Mestrado em práticas interpretativas pela UFRGS. Desde 2012 produz jogos musicais e é frequentemente convidada a dar palestras sobre o tema em Universidades e escolas de Música. Ela também compõe músicas de piano para alunos em nível intermediário e mantém o projeto Jovens Compositores sob a orientação do professor Ernesto Hartman (UFE), no qual seus alunos são incentivados a escreverem suas próprias músicas e apresentarem em eventos especiais para colegas, amigos e familiares.

Natural da Carolina do Sul, Estados Unidos, Joanne Kong, é uma pianista que capta a atenção do público com performances que celebram a vivacidade e a eloqüência da expressão musical. Abarca, em suas apresentações, uma gama de repertorias que vai desde o barroco até a música contemporânea. Foi professora convidada do Conservatório de Música da New England, da Universidade de Nova York e da Universidade de Yale. Atualmente, é diretora do programa de música da Universidade de Richmond, em Virgínia, nos Estados Unidos. Palestras, oficina e aula com as pianistas Mirka da Paiva e Joanne Kong

Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar