FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Oficina gratuita com o escritor e percursionista Luiz Sampaio - Projeto Aula aberta



Quando: 13 Maio 2015, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Escola Livre de Música
Endereço: Rua Alves de Brito, 334 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/433587346801369

A Grupo Livre de Percussão (GLiP) apresenta a 2ª edição do Projeto Aula Aberta. Na primeira edição, recebeu Ney Rosauro. Nesta, recebe o compositor e percussionista Luiz Sampaio. Autor de vários livros sobre percussão, Sampaio vai apresentar a oficina "Chocalhos da Amazônia – Técnicas, Ritmos e Instrumentos do Pará”, além de compartilhar métodos e experiências sonoras com o público.

O encontro acontece nesta quarta-feira, 13 de maio, às 19 horas, na Escola Livre de Música de Florianópolis. O evento é aberto ao público, com entrada franca. Prestigiem!!

A iniciativa é coordenada pelo GLiP (Grupo Livre de Percussão), que surgiu em 2014, reunindo alunos e professores da Escola Livre de Música. O quarteto é formado por André FM, Marcio Bicaco, Osvaldo Pomar e Diogo Costa, percussionistas com diferentes formações e experiências na música popular e erudita.

Com a proposta de promover rodas de conversa e oficinas com a participação de músicos convidados, o projeto tem como objetivo proporcionar a troca de experiências sobre práticas e teorias relacionadas à percussão e à música em geral. Na primeira edição, realizada em abril, o convidado foi Ney Rosauro, considerado um dos mais originais percussionistas sinfônicos da atualidade.

Criada pela Secretaria Municipal de Cultura, a Escola Livre de Música de Florianópolis é um projeto de educação musical que tem o patrocínio da Tractebel Energia e Ministério da Cultura (MinC),via Lei Rouanet. A iniciativa visa a fomentar o gosto pela música erudita e popular, despertando competências, habilidades e senso estético. O projeto apoia a formação e capacitação de músicos, contribuindo para o desenvolvimento e profissionalização do mercado musical, além de incentivar a criação de orquestras, bandas e grupos eruditos e populares.

Percussão erudita

Bacharel em percussão pelo Instituto de Artes do Planalto (UNESP), Luiz Roberto Cioce Sampaio é músico, professor e compositor de músicas para grupos de percussão. Foi o primeiro professor de percussão erudita da região norte do Brasil, atuando na Fundação Carlos Chagas em Belém (PA). Foi também timpanista e percussionista da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo na década de 1980 e na Orquestra Sinfônica de Santa Catarina entre os anos 1993 e 2007.

Com formação clássica, Luiz Sampaio é autor de diversos livros sobre ritmos do pandeiro e também sobre tantan, rebolo e repique de mão, instrumentos que estão presentes em vários ritmos brasileiros. É também inventor e produtor do ceramofone, um teclado de percussão de baixo custo feito com cerâmica, que produz som similar a produtos profissionais como o vibrafone ou xilofone. No dia da oficina, estará à venda alguns livros e instrumentos de percussão feitos pelo músico.

Realização: GLiP (Grupo Livre de Percussão)
Apoio: Escola Livre de Música Florianópolis
Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Franklin Cascaes Oficina gratuita com o escritor e percursionista Luiz Sampaio - Projeto Aula aberta

Categorias: Maio 2015
Tags: aulas, Oficina
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar