FaceBook Instagram Twitter


Oficina gratuita com o escritor e percursionista Luiz Sampaio - Projeto Aula aberta



Quando: 13 Maio 2015, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Escola Livre de Música
Endereço: Rua Alves de Brito, 334 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/433587346801369

A Grupo Livre de Percussão (GLiP) apresenta a 2ª edição do Projeto Aula Aberta. Na primeira edição, recebeu Ney Rosauro. Nesta, recebe o compositor e percussionista Luiz Sampaio. Autor de vários livros sobre percussão, Sampaio vai apresentar a oficina "Chocalhos da Amazônia – Técnicas, Ritmos e Instrumentos do Pará”, além de compartilhar métodos e experiências sonoras com o público.

O encontro acontece nesta quarta-feira, 13 de maio, às 19 horas, na Escola Livre de Música de Florianópolis. O evento é aberto ao público, com entrada franca. Prestigiem!!

A iniciativa é coordenada pelo GLiP (Grupo Livre de Percussão), que surgiu em 2014, reunindo alunos e professores da Escola Livre de Música. O quarteto é formado por André FM, Marcio Bicaco, Osvaldo Pomar e Diogo Costa, percussionistas com diferentes formações e experiências na música popular e erudita.

Com a proposta de promover rodas de conversa e oficinas com a participação de músicos convidados, o projeto tem como objetivo proporcionar a troca de experiências sobre práticas e teorias relacionadas à percussão e à música em geral. Na primeira edição, realizada em abril, o convidado foi Ney Rosauro, considerado um dos mais originais percussionistas sinfônicos da atualidade.

Criada pela Secretaria Municipal de Cultura, a Escola Livre de Música de Florianópolis é um projeto de educação musical que tem o patrocínio da Tractebel Energia e Ministério da Cultura (MinC),via Lei Rouanet. A iniciativa visa a fomentar o gosto pela música erudita e popular, despertando competências, habilidades e senso estético. O projeto apoia a formação e capacitação de músicos, contribuindo para o desenvolvimento e profissionalização do mercado musical, além de incentivar a criação de orquestras, bandas e grupos eruditos e populares.

Percussão erudita

Bacharel em percussão pelo Instituto de Artes do Planalto (UNESP), Luiz Roberto Cioce Sampaio é músico, professor e compositor de músicas para grupos de percussão. Foi o primeiro professor de percussão erudita da região norte do Brasil, atuando na Fundação Carlos Chagas em Belém (PA). Foi também timpanista e percussionista da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo na década de 1980 e na Orquestra Sinfônica de Santa Catarina entre os anos 1993 e 2007.

Com formação clássica, Luiz Sampaio é autor de diversos livros sobre ritmos do pandeiro e também sobre tantan, rebolo e repique de mão, instrumentos que estão presentes em vários ritmos brasileiros. É também inventor e produtor do ceramofone, um teclado de percussão de baixo custo feito com cerâmica, que produz som similar a produtos profissionais como o vibrafone ou xilofone. No dia da oficina, estará à venda alguns livros e instrumentos de percussão feitos pelo músico.

Realização: GLiP (Grupo Livre de Percussão)
Apoio: Escola Livre de Música Florianópolis
Secretaria Municipal de Cultura / Fundação Franklin Cascaes
Oficina gratuita com o escritor e percursionista Luiz Sampaio - Projeto Aula aberta


Categorias: Maio 2015
Tags: aulas, Oficina
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar