FaceBook Instagram Twitter


Inscrições para curso gratuito de manipulação de bonecos para vídeo e TV



Quando: até 20 de maio
Onde: Estúdio EAD, Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: caixadoelefante@gmail.com

A Cia. Caixa do Elefante recebe até o dia 20 de maio inscrições para a Oficina de Manipulação de Bonecos para Vídeo e TV. Ministrada por Paulo Balardim, ela ocorrerá entre 25 e 29 de maio, no Estúdio EAD na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. Interessados devem enviar e-mail para caixadoelefante@gmail.com

Com 15 vagas, 20 horas/aula (entre 19h e 22h30) e direcionada para artistas, estudantes de teatro profissionais ou amadores, publicitários, cineastas e técnicos de cinema e vídeo, a intenção, de acordo com os organizadores, é ampliar a compreensão sobre o funcionamento dos bonecos manipulados por atores em vídeos e televisão, o uso do espaço adequado e as técnicas corporais apropriadas para a manipulação. A oficina integra o cronograma de atividades de formação da companhia, que conta com o patrocínio da Petrobras.

O conteúdo programático abordará o corpo do boneco (definições, técnicas de manipulação, diferenças, qualidades e funcionalidades); o corpo do ator (preparo corporal e posições básicas de manipulação em função do eixo, dos planos e dos movimentos de câmera); o espaço do ator (especificidades do espaço cenográfico e do enquadramento para vídeo e uso de monitores para movimentação). Os participantes devem usar roupa preta confortável, incluindo touca e luvas. As aulas práticas contempl am a gravação de cenas curtas para vídeo e televisão.

Experiência profissional

Paulo Balardim, referência brasileira no arte do teatro de bonecos, é professor universitário na área de prática teatral - teatro de animação no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Doutor em artes cênicas (PPGT/Udesc), é mestre em artes cênicas (PPGAC/UFRGS) e licenciado em letras - língua portuguesa e literatura brasileira (Ulbra). Fez cursos de formação no Centro Latino-americano de Teatro de Bonecos (RJ-1994/1995), com Álvaro Apocalipse (Grupo Giramundo) e Oswaldo Gabrielli (Grupo XPTO), no Institut International de la Marionnette (França- 1997/1998), com Phillippe Genty e Michiko Ueno-Herr, e na Casa de las Sirenas (Espanha- 2000), com Maurício Kartun.

Como ator e diretor, trabalha com a Caixa do Elefante desde 1991, sendo um dos seus fundadores. Como cenógrafo e aderecista, já trabalhou com diretores teatrais do sul do país, tais como Dilmar Messias, Camilo de Lélis, Nestor Monastério e Ronald Radde, entre outros. Como pesquisador de teatro de animação, lançou, em 2004, o livro "Relações de Vida e Morte no Teatro de Animação", com o apoio do Institut International de la Marionnette.

Balardim presidiu a Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB) entre 2002 e 2003 e, em 2004, foi jurado do Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil (RS). Também participou da criação de inúmeros personagens para programas infantis televisivos, entre eles: Pandorga/TVE-RS, Turma do Arrepio/SBT e Mundo da Leitura/Canal Futura/Globo News. Em 2011, recebeu o Prêmio Açorianos de Teatro (RS) por Melhor Dramaturgia, pelo espetáculo "A Tecelã".
Inscrições para curso gratuito de manipulação de bonecos para vídeo e TV


Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar