FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Inscrições para curso gratuito de manipulação de bonecos para vídeo e TV



Quando: até 20 de maio
Onde: Estúdio EAD, Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
e-mail: caixadoelefante@gmail.com

A Cia. Caixa do Elefante recebe até o dia 20 de maio inscrições para a Oficina de Manipulação de Bonecos para Vídeo e TV. Ministrada por Paulo Balardim, ela ocorrerá entre 25 e 29 de maio, no Estúdio EAD na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. Interessados devem enviar e-mail para caixadoelefante@gmail.com

Com 15 vagas, 20 horas/aula (entre 19h e 22h30) e direcionada para artistas, estudantes de teatro profissionais ou amadores, publicitários, cineastas e técnicos de cinema e vídeo, a intenção, de acordo com os organizadores, é ampliar a compreensão sobre o funcionamento dos bonecos manipulados por atores em vídeos e televisão, o uso do espaço adequado e as técnicas corporais apropriadas para a manipulação. A oficina integra o cronograma de atividades de formação da companhia, que conta com o patrocínio da Petrobras.

O conteúdo programático abordará o corpo do boneco (definições, técnicas de manipulação, diferenças, qualidades e funcionalidades); o corpo do ator (preparo corporal e posições básicas de manipulação em função do eixo, dos planos e dos movimentos de câmera); o espaço do ator (especificidades do espaço cenográfico e do enquadramento para vídeo e uso de monitores para movimentação). Os participantes devem usar roupa preta confortável, incluindo touca e luvas. As aulas práticas contemplam a gravação de cenas curtas para vídeo e televisão.

Experiência profissional

Paulo Balardim, referência brasileira no arte do teatro de bonecos, é professor universitário na área de prática teatral - teatro de animação no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Doutor em artes cênicas (PPGT/Udesc), é mestre em artes cênicas (PPGAC/UFRGS) e licenciado em letras - língua portuguesa e literatura brasileira (Ulbra). Fez cursos de formação no Centro Latino-americano de Teatro de Bonecos (RJ-1994/1995), com Álvaro Apocalipse (Grupo Giramundo) e Oswaldo Gabrielli (Grupo XPTO), no Institut International de la Marionnette (França- 1997/1998), com Phillippe Genty e Michiko Ueno-Herr, e na Casa de las Sirenas (Espanha- 2000), com Maurício Kartun.

Como ator e diretor, trabalha com a Caixa do Elefante desde 1991, sendo um dos seus fundadores. Como cenógrafo e aderecista, já trabalhou com diretores teatrais do sul do país, tais como Dilmar Messias, Camilo de Lélis, Nestor Monastério e Ronald Radde, entre outros. Como pesquisador de teatro de animação, lançou, em 2004, o livro "Relações de Vida e Morte no Teatro de Animação", com o apoio do Institut International de la Marionnette.

Balardim presidiu a Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB) entre 2002 e 2003 e, em 2004, foi jurado do Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil (RS). Também participou da criação de inúmeros personagens para programas infantis televisivos, entre eles: Pandorga/TVE-RS, Turma do Arrepio/SBT e Mundo da Leitura/Canal Futura/Globo News. Em 2011, recebeu o Prêmio Açorianos de Teatro (RS) por Melhor Dramaturgia, pelo espetáculo "A Tecelã". Inscrições para curso gratuito de manipulação de bonecos para vídeo e TV

Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar