FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Oficina gratuita de Danças da Renascença



Quando: de 27 a 30 de maio
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove, de 27 a 30 de maio, no Centro de Artes (Ceart), uma oficina de Danças da Renascença com o músico e dançarino Mário Orlando Guimarães, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro. A oficina é organizada pelo programa de extensão Flauta Doce: Performance e Didática, coordenado pela Professora Valeria Bittar do Departamento de Música (DMU).

Nos dias 27, 28 e 29 a oficina ocorre das 17h às 20h e no dia 30 das 16h às 19h, no hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart. Para participar não há necessidade de inscrição prévia – a cada dia haverá uma lista de presença diária para posterior emissão de certificados de acordo com a carga horária realizada por cada participante. Os interessados podem participar de todas as aulas, ou apenas de uma, duas ou três.

Ainda no dia 30, às 19h30, será realizada uma apresentação conjunta de todos os participantes como forma de encerramento da oficina. Tanto as aulas quanto a apresentação são gratuitas e abertas a alunos e professores da Udesc, quanto ao público externo.

Sobre a oficina
As diversas danças que serão trabalhadas por Mario Orlando Guimarães contarão, em todas as aulas, com a participação do Núcleo de Flautas Doce da Udesc, na execução das músicas, assim como os conjuntos de flauta doce, violão, violoncelo, piano e outros dos alunos do curso de Graduação em Música.

Os gêneros que serão trabalhados durante as oficinas serão em sua maioria as danças: Pavana, Galharda, Sarabanda, Bransle, Basse Dance. Estes gêneros se perpetuaram e se transformaram ao longo da História da Música. O repertório musical de "danças” do chamado Renascimento – entre os séculos 16 e 17 – consta como um dos fundamentos do fazer e do pensar musicais, não somente deste período artístico como também da música, da dança e do teatro dos períodos que sucederam a Renascença.

Sobre o ministrante
Mário Orlando Guimarães iniciou sua vida musical aos nove anos, em 1971, quando integrou o coral infantil do Centro Educacional de Niterói. Em 1972 começou o estudo da flauta doce, estudando com diversos profissionais. Em 1983 ingressou no Conjunto de Música Antiga da UFF, do qual é integrante até os dias de hoje. Em 1984 teve seu primeiro contato com a viola da gamba.

Em 1987, com bolsa de estudos do CNPq, viajou para os Estados Unidos, para estudar a viola da gamba com Judith Davidoff, e danças da renascença, obtendo o título de mestre em belas artes – Música Medieval e Renascentista – pelo Sarah Lawrence College. Retornando ao Brasil fundou e dirigiu o grupo vocal Anonimus, com o qual gravou um CD muito elogiado pela crítica especializada. Sempre integrou vários grupos de música antiga, no Rio de Janeiro e em outros Estados, entre eles o Tandaradei – com o qual excursionou pela Ucrânia, Alemanha, Suíça e França -, o Saltarello, o Arcos e a Camerata Athayde.

Atualmente integra o Quadro Cervantes, o Duo de Violas – com Kristina Augustin -, o Quadro Antiquo, além do Conjunto de Música Antiga da UFF. Com esses grupos gravou diversos CDs que abrangem desde o repertório medieval até a música colonial brasileira, passando pela música renascentista e barroca. Oficina gratuita de Danças da Renascença

Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 03 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar