FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
Espetáculo, oficina e conversa gratuitos com Volmir Cordeiro - Projeto Tubo de Ensaio



Quando: 17 e 18 de junho
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: Gratuito


A próxima ação do Projeto Tubo de Ensaio conta com um convidado muito especial: Volmir Cordeiro.

Catarinense nascido em Concórdia, o intérprete e coreógrafo Volmir Cordeiro que vive em Paris (França), traz Inês pela primeira vez ao Estado, o seu segundo solo de dança que estreou em 2014 e conquistou a imprensa internacional pelo seu refinado repertório com gênese no imaginário da marginalidade.

O espetáculo Inês, com Volmir Cordeiro, será apresentado no dia 17 de junho, quarta-feira, às 20 horas, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis (SC), como uma das ações do Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções].

Inês perturba o sentido daquilo que é representável e daquilo que pode ser possuir uma existência. Ela nos prova que a existência não é um dado, mas uma criação cotidiana, onde figurar o "si mesmo” é desafio constante e inegável. Inês me ajuda a fabricar as seguintes questões: Quais são os gestos dignos de ser expostos em cena? Qual corpo para qual cena? Em qual programa estético colocar os conflitos, as vulnerabilidades, as potências e os perigos das palavras e das imagens que acompanham os pobres, anônimos, as Inês? Como legitimar uma representação do Outro, ou então, como aceitar honestamente uma identificação com o estranho? Como criar parentesco com Inês? (Volmir Cordeiro)

No dia 18 de junho, entre 14h e 18h, na Sala Espaço 2 do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina, ele realiza a oficina "Festa de Pobre", também gratuito, e, logo após, às 19h, no mesmo local, faz uma conversa aberta mediada por Daiane Dordete, atriz, diretora, dramaturga e performer. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de junho pelo e-mail: tubodeensaiofpolis@gmail.com. A inscrição do participante será confirmada por e-mail após seleção.

Tendo como ponto de partida as práticas coreográficas desenvolvidas para as criações dos solos "Céu” (2012) e "Inês” (2014), a presente oficina se caracteriza pelo trabalho da imaginação como mecanismo de intensificação dos afetos e de invenção do movimento dançante. A memória de gestos intoleráveis ou condenados à marginalidade social, bem como presenças diretas ou figuras escolhidas como representantes de um universo específico (anônimos, por exemplo), serão tratados como mote criador servindo à ação de tornar aparente um gesto vulnerável. O trabalho físico e imaginário estarão ligados a um tipo de realidade determinada pelo dançarino que, através da sua carga afetiva, buscará a construção da figura exemplar do real convocado. Para um tal processo, relações entre palavra, sentir, imagem e figura tentarão um trabalho da sensação e da sua força de projeção, simulação e ficção de mundos disparates.

Volmir Cordeiro é graduado em teatro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Obteve o Mestrado em Dança, Criação e Performance pelo Centre National de Danse Contemporaine d’Angers, em parceria com o departamento de dança da Université Paris VIII. Neste período realiza seu primeiro solo: Céu (2012). Intérprete e coreógrafo, trabalhou com os artistas brasileiros Alejandro Ahmed (Grupo Cena 11), Cristina Moura e Lia Rodrigues. Colaborou com o projeto Autour de la table, dirigido por Loic Touzé & Anne Kerzerho, com os Jeux Chorégraphiques de Laurent Pichaud & Rémy Héritier, e integrou o projeto Rétrospective de Xavier Le Roy no Brasil e em Paris. É intérprete da Cie Múa de Emmanuelle Huynh e integra a residência Émanticipation, em Paris. Inês foi criada em 2014 na França, e em 2015 Volmir assina o duo Época com Marcela Santander.
Espetáculo, oficina e conversa gratuitos com Volmir Cordeiro - Projeto Tubo de Ensaio


Categorias: Junho 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar