FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
Espetáculo, oficina e conversa gratuitos com Volmir Cordeiro - Projeto Tubo de Ensaio



Quando: 17 e 18 de junho
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: Gratuito


A próxima ação do Projeto Tubo de Ensaio conta com um convidado muito especial: Volmir Cordeiro.

Catarinense nascido em Concórdia, o intérprete e coreógrafo Volmir Cordeiro que vive em Paris (França), traz Inês pela primeira vez ao Estado, o seu segundo solo de dança que estreou em 2014 e conquistou a imprensa internacional pelo seu refinado repertório com gênese no imaginário da marginalidade.

O espetáculo Inês, com Volmir Cordeiro, será apresentado no dia 17 de junho, quarta-feira, às 20 horas, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis (SC), como uma das ações do Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções].

Inês perturba o sentido daquilo que é representável e daquilo que pode ser possuir uma existência. Ela nos prova que a existência não é um dado, mas uma criação cotidiana, onde figurar o "si mesmo” é desafio constante e inegável. Inês me ajuda a fabricar as seguintes questões: Quais são os gestos dignos de ser expostos em cena? Qual corpo para qual cena? Em qual programa estético colocar os conflitos, as vulnerabilidades, as potências e os perigos das palavras e das imagens que acompanham os pobres, anônimos, as Inês? Como legitimar uma representação do Outro, ou então, como aceitar honestamente uma identificação com o estranho? Como criar parentesco com Inês? (Volmir Cordeiro)

No dia 18 de junho, entre 14h e 18h, na Sala Espaço 2 do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina, ele realiza a oficina "Festa de Pobre", também gratuito, e, logo após, às 19h, no mesmo local, faz uma conversa aberta mediada por Daiane Dordete, atriz, diretora, dramaturga e performer. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de junho pelo e-mail: tubodeensaiofpolis@gmail.com. A inscrição do participante será confirmada por e-mail após seleção.

Tendo como ponto de partida as práticas coreográficas desenvolvidas para as criações dos solos "Céu” (2012) e "Inês” (2014), a presente oficina se caracteriza pelo trabalho da imaginação como mecanismo de intensificação dos afetos e de invenção do movimento dançante. A memória de gestos intoleráveis ou condenados à marginalidade social, bem como presenças diretas ou figuras escolhidas como representantes de um universo específico (anônimos, por exemplo), serão tratados como mote criador servindo à ação de tornar aparente um gesto vulnerável. O trabalho físico e imaginário estarão ligados a um tipo de realidade determinada pelo dançarino que, através da sua carga afetiva, buscará a construção da figura exemplar do real convocado. Para um tal processo, relações entre palavra, sentir, imagem e figura tentarão um trabalho da sensação e da sua força de projeção, simulação e ficção de mundos disparates.

Volmir Cordeiro é graduado em teatro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Obteve o Mestrado em Dança, Criação e Performance pelo Centre National de Danse Contemporaine d’Angers, em parceria com o departamento de dança da Université Paris VIII. Neste período realiza seu primeiro solo: Céu (2012). Intérprete e coreógrafo, trabalhou com os artistas brasileiros Alejandro Ahmed (Grupo Cena 11), Cristina Moura e Lia Rodrigues. Colaborou com o projeto Autour de la table, dirigido por Loic Touzé & Anne Kerzerho, com os Jeux Chorégraphiques de Laurent Pichaud & Rémy Héritier, e integrou o projeto Rétrospective de Xavier Le Roy no Brasil e em Paris. É intérprete da Cie Múa de Emmanuelle Huynh e integra a residência Émanticipation, em Paris. Inês foi criada em 2014 na França, e em 2015 Volmir assina o duo Época com Marcela Santander. Espetáculo, oficina e conversa gratuitos com Volmir Cordeiro - Projeto Tubo de Ensaio

Categorias: Junho 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 03 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar