FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2015
Mostra de Cinema Açoriano



Quando: 19 e 20 de junho
Onde: Casa da Memória de Florianópolis
Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 - Centro
Quanto: Gratuito

A imigração açoriana no litoral de Santa Catarina, no século 18, deixou um rico legado na arquitetura, nas artes e nos modos de vida da população de Florianópolis. Ampliando o intercâmbio cultural com o arquipélago português, a cidade recebe uma mostra inédita do cinema açoriano, que inclui os filmes Partilha - O Império de João do Bom e O Livreiro de Santiago. A exibição acontece nesta sexta-feira (19), às 19 horas, e no sábado (20), às 16 horas, na Casa da Memória, com entrada franca.

Realizado pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA/UFSC), em parceria com a Secretaria de Cultura de Florianópolis, o evento contará com a presença dos diretores Tiago Rosas e José Medeiros, que participam de conversa com o público após as sessões. A dupla está retornando do 17º Festival de Cinema Europeu, realizado no Chile, onde o filme O Livreiro de Santiago foi exibido.

A mostra em Florianópolis pretende apresentar um pouco da produção audiovisual que está ganhando força nos Açores. Além de participação em festivais da Europa, o cinema açoriano também vem sendo fomentado com a realização de eventos locais, que contribuem para divulgar a produção artística no arquipélago e criar espaços de debate e reflexão sobre o fenômeno das migrações e da interculturalidade.

Dia 19/06, sexta-feira, às 19h - exibição do filme Partilha - O Império de João do Bom, de Tiago Rosas
Dia 20/06, sábado, às 16h - exibição do filme O Livreiro de Santiago, de José Medeiros

Marcado pela religiosidade, o documentário Partilha - O Império de João do Bom, dirigido por Tiago Rosas, com participação de Zeca Medeiros, será apresentado na sexta-feira, 19 de junho, às 19 horas. Em 85 minutos, o filme mostra a Festa do Divino Espírito Santo na localidade de João do Bom, no Pilar da Bretanha, na Ilha de São Miguel, abrangendo desde os preparativos até o encerramento dos festejos com a cerimônia de coroação do imperador.

O documentário retrata o envolvimento popular na realização da festa, que é uma das manifestações mais expressivas dos Açores, e que foi introduzida em Florianópolis pelos imigrantes açorianos, em 1748. Na capital catarinense a tradição é mantida em 14 comunidades, formando um ciclo festivo que vai de maio a setembro.

No sábado, 20 de junho, o público poderá conferir a história do primeiro editor do escritor Pablo Neruda, no longa-metragem O Livreiro de Santiago, dirigido por Zeca Medeiros. Com uma hora e meia de duração, o filme traz no elenco, entre outros atores, o próprio Medeiros e a atriz Maria do Céu Guerra, que participou do Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes em 2012.

Baseado em uma história real, O Livreiro de Santiago relata a saga de Carlos Jorge Nascimento, considerado um dos maiores incentivadores da literatura chilena o século 20. Açoriano, nascido na pequena Ilha do Corvo, ele deixou a terra natal em 1905, aos 20 anos, para ganhar a vida na caça às baleias. Por diversas circunstâncias, o corvino acabou chegando ao Chile, onde foi morar com um tio, de quem acabou comprando uma antiga livraria. Apaixonado pelo trabalho, editou o primeiro livro do ainda desconhecido escritor Pablo Neruda. Mais tarde, em 1971, o poeta chileno conquistou o Prêmio Nobel de Literatura. Mostra de Cinema Açoriano

Categorias: Junho 2015
Tags: Mostra, Cinema
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar