FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2015
16º Sexta Jazz AF homenageia lenda viva da guitarra Pat Metheny



Quando: 03 Julho 2015, Sexta-feira, das 20h45 às 24h
Onde: Aliança Francesa Florianópolis
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 282 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/794408484012555

Lenda viva da guitarra Pat Metheny recebe tributo na Sexta Jazz de julho. No dia 3 os músicos Paulo David (piano), Trovão Rocha (baixo), Richard Montano (bateria) e Rogério Piva (guitarra) homenageiam o grande guitarrista. A partir das 20h45 ocorre o bate-papo sobre o tema da noite, e às 21h começa o show. Entrada gratuita.

O trabalho de Pat Metheny inclui composições para guitarra solo, instrumentos elétricos e acústicos, grandes orquestras e peças para ballet, com passagens que variam do jazz moderno ao rock e ao clássico.

Pat Metheny alcançou sucesso cedo. Seu primeiro álbum, Bright Size Life (1976), segundo críticos, reinventou o som tradicional da guitarra jazz para uma nova geração de guitarristas. O músico seguiu redefinindo o gênero ao longo de sua carreira, usando novas tecnologias, e trabalha até hoje para refinar sua capacidade sonora e de improvisação no seu instrumento.

O homenageado da Sexta Jazz começou a tocar trompete aos 8 anos, mas aos 12 já passou para a guitarra, o instrumento de sua vida. Aos 15 anos, trabalhava com os melhores músicos de jazz do Kansas. Ao longo de sua carreira, tocou com artistas diversos, como Steve Reich, Ornette Coleman, Jim Hall, Joni Mitchell, Milton Nascimento e David Bowie. Foi parceiro do tecladista Lyle Mays por mais de vinte anos – sociedade comparada às de Lennon/McCartney. Pat Metheny foi também um dos pioneiros da música eletrônica e um dos primeiros músicos do jazz que levou o sintetizador à sério. Ele já ganhou inúmeros prêmios, como quinze Grammy Awards em diferentes categorias, incluindo "Best Rock Instrumental”, "Best Contemporary Jazz Recording”, "Best Jazz Instrumental Solo” e "Best Instrumental Composition”. Hoje, Metheny dedica grande parte de seu tempo a turnês e viagens, com uma média entre 120 a 240 viagens por ano. Continua a ser uma das estrelas mais brilhantes da comunidade do jazz, dedicando-se a seus próprios projetos, a trabalhos com veteranos e também com novos músicos.

O Sexta Jazz Aliança Francesa é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.
16º Sexta Jazz AF homenageia lenda viva da guitarra Pat Metheny


Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 15 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar