FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2015
Atividades e oficinas gratuitas de Geodésica no CIC neste fim de semana - Bienal de Design



Quando: de 3 a 5 de julho
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1440071176317128

Bienal Brasileira de Design 2015 que exibe design e promove reflexões sobre o tema e Coletivos Criativos convidam para a Geodésica Cultural Itinerante no CIC que realizam oficinas para pensar o uso de espaços urbanos, neste fim de semana, de 3 a 5 de julho, em frente ao Centro Integrado de Cultura (CIC).

Uma série de atividades bem variadas e educativas, promovidas pelo Coletivos Criativos, grupo formado especialmente para a Bienal para pensar transformações convidativas no espaço urbano de Florianópolis, estenderá por dois fins de semana. As oficinas, todas gratuitas, estão marcadas para começar nesta sexta, dia 3.

"A Geodésica trabalha a noção transdisciplinar de Simultaneidades Afetivas, que procura a implementação da criatividade de maneira solidária, costurando saberes de diversos campos e colocando-os em relação entre si. Em essência, o dispositivo é uma plataforma aberta e em diálogo com as comunidades locais envolvidas, a partir da qual podemos refletir sobre os espaços públicos de Florianópolis e sobre a contribuição do Design como uma ferramenta ético-estética", explica Lucas Kinceler, integrante do Coletivos Criativos.

Oficinas

Design pela Experiência – Clarissa Martins Alves
Engenhocário – Adson Loth e Viviane DallaRosa
Festival de Pipa com Led´s – Grupo Fora
Horta Vertical em pneu – Geodésica Cultural Itinerante
HQ Expandido– Paulo Villalva
Malabares – Helton Patricio
Papel artesanal – Angélica Marques e Paulo Damé
Sementeira em argila – Isabela Sielski
Torneando Convívio – Paulo Damé

Atividades

Agroflorestando Quintais – Alexandre Castro Faria, Camila Argenta e Bruna Maresch
Cine Geodésica – Lucas Kinceler e Leonardo Lima
Laboratório de Criatividade – Geodésica Cultural Itinerante
Light Painting – Lucas Kinceler
Mural de Desejos – Comunidade (registro coletivo)
Pic-nic com bazar de trocas – Camila Argenta e Tatiane Rosa
Tocata Aberta – Leonardo Lima, Lucas Kinceler, Raphael Duarte, Airton Perrone, Pedro Henrique Silva, Polo Cabrera, e Telma Coelho
Ação fotográfica na Geodésica #designpara - Gabriela Delcin Pires, Carolina Correia Favero, Maju Canzi

Programação

Sexta, Dia 3/07/2015

10h - Montagem da estrutura

15h - Horta Vertical em pneu - Geodésica Cultural Itinerante
Construção coletiva de hortas verticais com a reutilização de pneus e outros materiais e orientações sobre o cuidado com as plantas e o solo. A Horta Vertical é um projeto desenvolvido pelo professor Dr. Phd. José Luiz Kinceler desde 2006. Transformou-se a partir de cada contexto e atualmente é construída com materiais e equipamentos acessíveis, fácil de ser replicada à outras comunidades, baixo custo, manutenção caseira e permite o reaproveitamento da água. Estimula a produção de temperos, ervas medicinais, flores, e legumes em comunidades urbanas adensadas, geralmente carentes de espaços físicos amplos para a implantação de hortas tradicionais.

15h - "Torneando o Convívio” - Paulo Damé
Instalação de um Torno cerâmico de rua como dispositivo para produção de diferentes peças cerâmicas promovendo a troca de experiências e práticas que envolvam o barro.

16h - Engenhocário - Adson Loth e Viviane Dalla Rosa
Proposta que está sendo realizada dentro de uma comunidade na região da grande Florianópolis em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina, o Engenhocário apresenta-se como uma solução sustentável no âmbito da agricultura urbana. Utilizando-nos de materiais de descarte é possível dar continuidade ao ciclo orgânico da terra, reeducando nossas consciências desde o destino do lixo até nossa própria alimentação. À custo zero, passamos a criar nova esfera de vida e cultivar hábitos mais equilibrados ao mantermos outro tipo de relacionamento com o trabalho das minhocas. Pela arte de viver neste planeta, ajuda mútua é eficácia para o engenho de qualquer ser.

17h - Malabares - Helton Patricio
Produção de malabares diversos a partir da reutilização de materiais. Jogos performáticos com malabares.

19h Homenagem a José Luiz Kinceler: CineGeodésica e Tocata Aberta

19h - Cine Geodésica - Leonardo Lima e Lucas Kinceler.
O Cine Geodésica tem como proposta apresentar filmes artísticos-culturais produzidos pelo Coletivo Geodésica Cultural Itinerante e diferentes artistas locais que possibilitem discussões e ampliação dos saberes e conhecimentos gerais.

19h - Tocata Aberta – Airton Perrone, Leonardo Lima, Lucas Kinceler, Pedro Henrique Silva, Polo Cabrera, Raphael Duarte e Telma Coelho.
Momento sonoro coletivo onde são disponibilizados alguns instrumentos musicais para a criação musical intuitiva e experimental. Traga seu instrumento musical ou objeto sonoro para a roda!

Sábado, Dia 4/07/2015

10h - Agroflorestando quintais - Camila Argenta e Bruna Maresch
Conversa, passeio e construção de canteiros relâmpagos a partir dos princípios das Agroflorestas aplicáveis a pequenos espaços urbanos. A agrofloresta é um tipo de Agroecossistema que mais se aproxima da sucessão natural da vegetação do lugar reconstruindo corredores verdes para a fauna além de proporcionar fontes saudáveis de alimentos para todos.

14h - HQ Expandido – Paulo Villalva
As Histórias em Quadrinhos (HQs) articula palavra escrita e imagens para expressar esteticamente narrativas com propriedades particulares ao gênero. A proposta da oficina é registrar momentos do evento a partir de balões de expressão (diálogo e expressão) de HQ, criando uma narrativa que misture ficção e realidade e articulando os desejos de todos que participarem das diferentes etapas. Primeiro momento: 4 de julho, registro de imagens e criação do eixo narrativo. Segundo momento: 11 de julho, montagem do boneco da HQ e expansão da narrativa central em diálogos. Momento final, 19 de julho, publicação da HQ finalizada.

15h - Sementeira em argila - Isabela Sielski
Produção de pequenas peças sementeiras em argila como introdução a cerâmica e suas potencialidades.

16h - Festival de Pipa com Led´s – Grupo Fora
Brincar de pipa é a produção, o estudo das estruturas, suas diversas geometrias, a composição dos papéis, a intimidade com os materiais, com a cidade e seu relevo, o vento. O vento que se modifica diariamente e requer observação, paciência, sentidos. A pipa chama aqueles sábios da cidade, que sabem os truques de execução das pipas e suas manobras, além de toda experiência e histórias da infância.
Os festivais de pipa do grupo começaram em 2012, propondo também festivais noturnos, com a instalação de LED's nas pipas, formando constelações no céu.

17h30 às 19h30 e 05/07 14h às 16h - Design pela Experiência - Clarissa Martins Alves
A oficina pretende refletir sobre a aproximação entre o Design, a Antropologia e a Pesquisa de Tendências. Aplicado pela designer e pesquisadora Clarissa Martins Alves e pelo prof. Luiz Salomão Ribas Gomez, ambos do LOGO/UFSC a oficina contará com ciclos iterativos de pesquisa de campo, reflexão e projeto de design, bem como com a colaboração entre os agentes envolvidos para alcançar seus resultados e objetivos. A oficina terá a cidade como tema e a identificação de tendências urbanas como objetivo, visando fomentar a compreensão da cultura como aspecto essencial do projeto de design e do design para a experiência.

21h - Tocata Aberta – Airton Perrone, Leonardo Lima, Lucas Kinceler, Pedro Henrique Silva, Polo Cabrera, Raphael Duarte e Telma Coelho.
Momento sonoro coletivo onde são disponibilizados alguns instrumentos musicais para a criação musical intuitiva e experimental. Traga seu instrumento musical ou objeto sonoro para a roda!

Domingo Dia 5/07/2015

11h - Papel Artesanal - Angélica Marques
A oficina de Papel Artesanal propõe desenvolver de forma prática as técnicas de reciclagem e transformação do papel como processo artístico e criativo, gerando reflexões sobre: o consumo consciente, a necessidade de preservação do meio ambiente. a problemática do lixo e suas formas de tratamento, a coleta seletiva, a reciclagem e sua importância na sustentabilidade do planeta.

11h - Pic-nic com bazar de trocas Interação gastronômica, objetos, cacarecos, roupas e artigos em geral para trocas e compartilhamentos.

14h às 16h - Design pela Experiência - Clarissa Martins Alves
A oficina pretende refletir sobre a aproximação entre o Design, a Antropologia e a Pesquisa de Tendências. Aplicado pela designer e pesquisadora Clarissa Martins Alves e pelo prof. Luiz Salomão Ribas Gomez, ambos do LOGO/UFSC a oficina contará com ciclos iterativos de pesquisa de campo, reflexão e projeto de design, bem como com a colaboração entre os agentes envolvidos para alcançar seus resultados e objetivos. A oficina terá a cidade como tema e a identificação de tendências urbanas como objetivo, visando fomentar a compreensão da cultura como aspecto essencial do projeto de design e do design para a experiência.

ATIVIDADES - Ações ao longo do evento sem horário pré-determinado.

Ação fotográfica na Geodésica #designpara - Gabriela Delcin Pires, Carolina Correia Favero, Maju Canzi
Ação do #designpara em conjunto com os Coletivos Criativos, a fim de unir e divulgar quem está aproveitando essas ações coletivas! Para participar basta tirar uma foto no evento e colocar as 3 hashtags.
#designpara #nósnomuro #coletivoscriativos
As fotos ficarão passando em um telão durante o evento, e as melhores irão para a página oficial do #designpara.

Laboratório de Criatividade – Geodésica Cultural Itinerante
Exercícios e propostas contextuais para serem desenvolvidas colaborativamente.

Light Painting - Lucas Kinceler
Momento lúdico de criação de diferentes "intervenções luminosas” pelo local, através da técnica fotográfica de longa exposição, estimulando a colaboração, a criatividade, a imaginação e a noção espacial dos participantes, experimentando coletivamente as diferentes possibilidades.

Malabares - Helton Patricio
Jogos performáticos com malabares.

"Mural de Desejos”
Quadro branco disponibilizado para escrita, ideias, desenhos, desejos, opiniões, sugestões criticas, trocas de experiências, painel aberto para informar ações espontâneas. O quadro será registrado coletivamente com fotos a cada período de tempo.



Sobre o Coletivo Geodésica Cultural Itinerante
O Coletivo Geodésica Cultural Itinerante, surgiu a partir do Grupo de pesquisa "Arte e Vida nos Limites da Representação - UDESC/CNPq em 2011 e é composto por artistas e estudantes nas áreas de artes visuais, música, teatro, design e agroecologia. A Geodésica Cultural tem como objetivo viabilizar espaços de convivência e valorizar trocas de experiências, desejos e saberes entre as pessoas. A "Geodésica” é um dispositivo itinerante para a realização de diferentes projetos cuja base é a implementação da criatividade visando a reinvenção de relações sociais, culturais e ambientais. Seu percurso itinerante iniciou através da realização do evento "Estação Geodésica: Ações em Arte Contemporânea” em Novembro de 2011, no Centro Integrado de Cultura - CIC. Passou pela comunidade do Mont Serrat no centro de Florianópolis com o projeto "Panorâmica Mont Serrat” (2011) e no mesmo ano realizou a "Geodésica na Rádio Comunitária Campeche”. Como Coletivo também realizou ações junto ao Projeto de Agricultura Urbana "Revolução dos Baldinhos” entre 2011 e 2013 na comunidade Chico Mendes. Em 2013 contribuiu na ação "Parque Ponta do Coral”, em Florianópolis, e com o Projeto Simultaneidades, no espaço cultural Vila Flores, em Porto Alegre. Recentemente participou da 8a Primavera dos Museus "Museus Criativos” realizando o evento cultural "Simultaneidades Afetivas” em parceria com o Museu Victor Meirelles. Atividades e oficinas gratuitas de Geodésica no CIC neste fim de semana - Bienal de Design

Categorias: Julho 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar