FaceBook Instagram Twitter


Dança contemporânea latino-americana é tema do projeto Tubo de Ensaio



Quando: de 10 a 13 de julho
Onde: Jurerê Sports Center, Udesc, UFSC
Quanto: Gratuito

A etapa Intersecção 4 do projeto "Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções]” abre espaço para a dança contemporânea latino-americana e recebe, entre 10 a 13 de julho, Susana Tambutti. Ela é crítica de dança, professora da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional de Arte (UNA), diretora artística do Festival de Dança da Cidade de Buenos Aires, cofundadora do grupo Nucleodanza, formadora do corpo docente do American Dance Festival e curadora da Bienal de Arte Joven Buenos Aires Ciudad.

O "Tubo de Ensaio” é uma parceria entre o Centro de Desportos (CDS) da UFSC e o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), coordenada pelas professoras Vera Torres (UFSC), Jussara Xavier (UDESC) e Sandra Meyer (UDESC).

Susana Tambutti irá apresentar um panorama da cena contemporânea da dança na Argentina, integrará um metálogo (conversa), um ensaio aberto comentado, um curso e o acompanhamento de um ensaio aberto do Grupo Cena 11 Cia. de Dança.

O olhar sobre a dança na América Latina interessa às organizadoras do projeto, que pretendem aproximar e compartilhar os contextos e visões artísticas entre os países latino-americanos. Tambutti apresentará a cena coreográfica argentina, além de problematizar as formas de perceber, compor e pensar a dança. Três artistas que vivem em Florianópolis – Elke Siedler, Daniela Alves e Lincon Soares – foram convidados a apresentar seus respectivos solos em ensaios abertos comentados pela pesquisadora argentina.

No dia 10, às 20h, no Espaço 2 do Ceart da UDESC, ela comenta obras das bailarinas. Elke Siedler apresenta o Rec(L)usadx, ainda em processo, e Daniela Alves, um trecho de Direção Múltipla, seu último trabalho. Dias 11 e 12, no auditório do CDS da UFSC, bloco 5 da, dá o curso intensivo Dança na Argentina: fazendo do alheio substância própria – são 30 vagas, e a inscrição é realizada pelo e-mail tubodeensaiofpolis@gm ail.com

No dia 13, à tarde, acompanha o Cena 11, em sua sede, para ensaio aberto do espetáculo Monotonia de aproximação e fuga para 7 corpos, e, às 18h, participa de metálogo na UFSC.


Ensaio aberto comentado
Quem: Daniela Alves (trecho de Direção Múltipla) / Elke Siedler (solo em processo: Rec(L)usadx)
Quando: 10 de julho, 20 horas.
Onde: Sala Espaço 2 do Ceart (Centro de Artes) da Udesc, avenida Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi
Classificação etária: livre para todos os públicos
Quanto: gratuito

Curso Dança na Argentina: fazendo do alheio substância própria
Quando: 11 de julho (sábado) 9h às 12h e 14 às 18h; 12 de julho (domingo) 14h às 18 horas.
Onde: auditório do Centro de Desportos, bloco 5 da UFSC, bairro Trindade, Florianópolis.
Inscrições: 30 vagas pelo e-mail tubodeensaiofpolis@gmail.com
Quanto: gratuito

Dia 11 de julho (sábado)
9-12h: A mundialização da modernidade. O "nós" europeu.
O estudo da dança latino-americana está se estruturando de forma lenta e, ainda hoje, configura-se como um campo teórico disperso, tanto no que se refere às análises de suas práticas como em seus conceitos teóricos básicos. As migrações de artistas, a universalização de conceitos e teorias mostram não apenas a herança da dança cênica europeia sobre a qual nossa história se constrói, mas também como o desenvolvimento da dança é percebido através de categorias estéticas originadas basicamente na Europa ou nos Estados Unidos.

Dia 11 de julho (sábado)
14-18h: Crise nos métodos de composição. A condição de indiscernibilidade na dança.
Distanciamento dos conceitos de totalidade, continuidade e causalidade. Revisão do médium. Diversificação dos paradigmas legitimados. Apagamento das noções de 'gêneros'. Dissolução das formas coreográficas reconhecíveis.

Dia 12 de julho (domingo) r> 14-18h: Novos comportamentos teatrais na dança a partir do campo emergente da performance.
Análise de obras coreográficas atuais em que se reconheçam influências, traduções, citações-apropriação como metodologias geradoras. Diferentes estratégias de produção. Repensar a originalidade, a autoria, a repetição, etc.
Nos encontros serão exibidos trechos das obras: Bajo, Feo y de Madera. (Luis Biasotto); La Wagner (Pablo Rotenberg); Villa Argüello (Celia Argüello); Mendiolaza (Grupo Krapp); Reconstruyendo a Ana Itelman o ITELMANÍA (Jimena Pérez Salerno/Josefina Gorostiza); Commonsense project (Laura Kalauz); Por dinero (Luciana Acuña); Los Posibles (Juan Onofri); Moralamoralinmoral (Brenda Lucía Carlini, Agustina Fitzsimons, Milva Leonardi, Marta Salinas).

Ensaio aberto comentado
Quem: Grupo Cena 11 Cia. de Dança – espetáculo Monotonia de Aproximação e Fuga para 7 Corpos
Quando: 13 de julho, 14h
Onde: Jurerê Sports Center, av. dos Dourados, 481, bairro Jurerê Internacional, Florianópolis
Classificação etária: Livre para todos os públicos.
Quanto: Gratuito

Metálogo (conversa)
O quê: Performance com o bailarino Lincon Soares
Quem: Com Susana Tambutti, Diana Gilardenghi e Vera Torres
Quando: 13 de julho, 18h
Onde: Auditório do Centro de Desportos, bloco 5 da UFSC
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Quanto: Gratuito
Dança contemporânea latino-americana é tema do projeto Tubo de Ensaio


Categorias: Julho 2015
Tags: curso, Dança
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar