FaceBook Instagram Twitter


Protocolo Elefante / Solilóquio – Reencontro / Acontecimento



Quando: 05 Agosto 2015, quarta-feira, às 19h30min
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: Gratuito

Ao superar as duas décadas de atividades, o grupo catarinense de dança Cena 11 se questiona: Por que e como continuar? São perguntas que se configuram na complexa construção do seu novo projeto: Protocolo Elefante. Neste exato momento, 10 integrantes da companhia cumprem uma das cinco instâncias deste trabalho, o Solilóquio, e que consiste num isolamento individual, incomunicável, um êxodo de auto-investigação para trazer à superfície os vestígios construídos um dia em grupo.

O resultado disso será (ou não) revelado no Reencontro, a chamada quarta instância do projeto, programado para o dia 5 de agosto, em Florianópolis. Trata-se de um reagrupamento tratado como acontecimento ritual, aberto ao público para uma única ocasião no Teatro Governador Pedro Ivo, a partir das 19h30min. Também se configura em uma obra autônoma, atividade artística multimídia de compartilhamento público, onde cada integrante registrará seu processo individual a partir de vídeos, textos, áudio e imagens no site do grupo: www.cena11.com.br.

Por hora é sabido que o corpo do Cena 11 se fragmentou em lugares díspares e longínquos: de retiros espirituais no interior do Brasil a aldeias indígenas ou na imensidão urbana de uma metrópole da América Latina. Solilóquio é uma etapa capital para a concepção de Protocolo Elefante, cujos próximos passos consistirão em uma residência de criação coletiva em Kyoto, no Japão, e consequente montagem de uma coreografia inédita prevista para março de 2016.

Protocolo teve início no ano passado, com previs ão de um ano e meio de duração e foi selecionado pelo projeto Rumos Itaú Cultural 2013/2014 e pelo Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura 2014 _ com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura. Para chegar ao Solilóquio, o Cena 11 cumpriu outras duas instâncias: Auto- retrato (com a companhia reunida em estúdio durante quatro meses para elaborar uma forma de auto referência enquanto grupo) e Espelho (um reflexo como tradução da companhia pelo olhar de três artistas convidados).

Protocolo Elefante propõe um desafio desestabilizador para a dança, um ritual de descontinuidade e vestígio para se reconstruir e se reconhecer através do fazer, ao mesmo tempo em que investiga a ação do isolamento e afastamento _ numa referência metafórica ao próprio elefante, que se afasta do seu grupo para morrer. Como o próprio grupo define: ?a realidade do Cena 11 no Brasil agora é de equalização entre continuidade e extinção.?
Protocolo Elefante / Solilóquio – Reencontro / Acontecimento


Categorias: Agosto 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2019 Inscrições para 5.189 vagas em 140 cursos gratuitos de qualificação profissional e idiomas
até 19 Junho 2019 Udesc abre inscrições para cursos gratuitos de renda de bilro e de fuxico na moda
até 19 Junho 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 19 Junho 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar