FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2015
Balé Popular do Recife abre o 12° Festival Palco Giratório Sesc



Quando: 01 Agosto 2015, Sábado, às 20 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

O Balé Popular do Recife abre a 12ª edição do Festival Palco Giratório Sesc com apresentação gratuita do espetáculo "Nordeste - A Dança do Brasil", neste sábado, 1º de agosto, às 20h, no Teatro Ademir Rosa no CIC, em Florianópolis. A distribuição dos ingressos acontecerá a partir das 19h do dia do evento.

Homenageado no circuito especial no Palco Giratório 2015, o Balé Popular percorre o Brasil na programação do evento, com sua proposta de resgatar os festejos e folguedos populares do Nordeste brasileiro, sempre em sintonia com a dança, o teatro e a música. "Nordeste - A dança do Brasil” é um retrato em movimento da riqueza cultural que vem daquela região do país, marcada por um intenso processo de hibridização. Os quatro ciclos festivos da Metodologia Brasílica instituída pelo Balé Popular do Recife estão presentes em um espetáculo de cor, brilho e beleza.

Danças típicas do Carnaval, de São João, do Natal e expressões de origem afro-ameríndia compõem o repertório dessa obra, que marcou a consolidação da linguagem original em dança criada pelo Balé, com base nas manifestações da cultura popular nordestina. Frevo, maracatu, caboclinhos, ciranda, xaxado e guerreiro são apenas alguns dos ritmos que fazem do espetáculo "Nordeste - A Dança do Brasil” único por representar toda a força e alegria de um povo.

Fundado em 1977 pelo artista André Luiz Madureira e por Ariano Suassuna, o Balé Popular do Recife surge com a proposta de criar uma dança nacional, baseada nos folguedos – manifestações e saberes tradicionais da cultura popular nordestina. A partir da fundação, o diretor André Madureira criou um método original, batizado de "Brasílica”.

A trajetória de quase 40 anos reúne cinco espetáculos completos, incontáveis coreografias, centenas de apresentações e muitas turnês nacionais e internacionais, com destaque para uma residência de três meses na França em 1988 e a participação no projeto Mambembão do Sesc Nacional, também na década de 1980.

Em 2009, o Balé Popular do Recife recebeu a Ordem do Mérito Cultural, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da dança.

O Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro, com uma trajetória de 18 anos. Em 2015 são 09 Festivais em capitais, 40 Aldeias locais, além da circulação de espetáculos, que somam mais de 823 apresentações artísticas em 154 cidades brasileiras. Confira a programação completa em www.sesc-sc.com.br ou www.palcogiratoriosc.com.br. Balé Popular do Recife abre o 12° Festival Palco Giratório Sesc

Categorias: Agosto 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar