FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Inscrições abertas para oficinas gratuitas do Festival Palco Giratório Sesc



Quando: 03 Setembro 2015, Quinta-feira
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/550886755065944

Considerado um dos maiores eventos de artes cênicas do Estado, a 12ª edição do Festival Palco Giratório Sesc vai movimentar a capital catarinense por 30 dias, de 1º a 30 de agosto, e conta com quatro oficinas gratuitas na programação, além de espetáculos vindos de 14 estados brasileiros, com diferentes manifestações e linguagens artísticas, como teatro, dança e circo integram a programação, sempre com entrada franca.

A Cia Balé Popular do Recife ministra curso "Introdução a Ritmos Brasileiros” neste domingo, 02/08, das 9h às 13h e 14h às 18h. A iniciação à metodologia Brasílica de dança é o objetivo desta oficina, que ensina os principais movimentos e os passos básicos de alguns dos ritmos da cultura popular nordestina, como Ciranda, Coco, Guerreiro, Afoxé, Maracatu e Frevo.

No sábado, 08/08, tem Oficina de Dança Contemporânea e Artes Visuais, com tema "Poéticas em Aproximação”, das 10h às 13h e 14h às 17h. A arte conceitual, a arte relacional e a crítica institucional serão abordadas através de alguns artistas (Yves Klein, Marcel Duchamp, Fluxus, The Yes Men, Dias & Riedweg, Marcia X., entre outros), pela influência de suas propostas na dança contemporânea, especialmente nas últimas duas décadas.

Nos dias 15 e 16/08, das 14h às 18h, a Cia Bricoleiros (CE) aborda a técnica de manipulação de marionetes bricoladas. A oficina propõe compartilhar as experiências teóricas e práticas do Grupo Bricoleiros com Marionetes de Manipulação Direta, uma técnica em que três ou dois marionetistas, simultaneamente sem artifício de fios ou varas, animam o mesmo boneco, conferindo-lhe movimentos humanos precisos e permitindo excelentes possibilidades de expressão cênica, inspirada na arte milenar japonesa do "Bunraku”.

Para finalizar, a Cia Dielson Pessoa (PE), ministra Oficina de criação em dança, dia 23/08 (domingo), das 10h às 13h e 14h às 17h. O objetivo é qualificar, por meio do aprendizado de técnicas de dança contemporânea e teatro físico, as potências e virtudes cênicas dos participantes.

As oficinas acontecem no Sesc em Florianópolis (Prainha). As inscrições gratuitas estão abertas e pode ser realizadas na Central de Atendimentos da Unidade, na Travessa Syriaco Atherino, 100, no centro da capital. As vagas são limitadas.

Oficina Cia Balé Popular do Recife, com Cia Balé Popular do Recife (Recife/PE)
Dia: 02/08 (domingo)
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h
Local: Sala de Dança – Sesc Prainha
Idade: a partir de 16 anos
GRATUITO
Sinopse: Oferecer iniciação à metodologia Brasílica de dança é o objetivo desta oficina, que ensina os principais movimentos e os passos básicos de alguns dos ritmos da cultura popular nordestina. Ciranda, Coco, Guerreiro, Afoxé, Maracatu e Frevo, são a base desta ação formativa, de caráter teórico-prático.

Oficina de Dança Contemporânea - Artes Visuais: poéticas em aproximação, com Cia Cláudia Müller (Rio de Janeiro/RJ)
Dia: 08/08 (sábado)
Horário: 10h às 13h e 14h às 17h
Local: Sala Multiuso – Sesc Prainha
Idade: a partir de 16 anos
GRATUITO
Sinopse: Oficina teórico-prática abordando as relações entre a dança contemporânea e as artes visuais. A arte conceitual, a arte relacional e a crítica institucional serão abordadas através de alguns artistas (Yves Klein, Marcel Duchamp, Fluxus, The Yes Men, Dias & Riedweg, Marcia X., entre outros) pela influência de suas propostas na dança contemporânea, especialmente nas últimas duas décadas. Partindo também dos processos artísticos de seus próprios trabalhos (Dança Contemporânea em Domicílio, Fora de Campo, Caixa-Preta, Exhibition, HELP! I need Somebody), a artista irá levantar questões e oferecer elementos para que os alunos possam desenvolver suas próprias pesquisas. As proposições de cada participante serão abrigadas, experimentadas e discutidas.

Oficina de manipulação de marionetes bricoladas, com Cia Bricoleiros (Fortaleza/CE)
Dia: 15 e 16/08 (sábado e domingo)
Horário: 14h às 18h
Local: Sala de Dança – Sesc Prainha
Idade: a partir de 16 anos
GRATUITO
Sinopse: BRICOLADAS A oficina propõe compartilhar as experiências teóricas e práticas do Grupo Bricoleiros com Marionetes de Manipulação Direta, uma técnica em que três ou dois marionetistas, simultaneamente sem artifício de fios ou varas, animam o mesmo boneco, conferindo-lhe movimentos humanos precisos e permitindo excelentes possibilidades de expressão cênica, inspirada na arte milenar japonesa do "Bunraku”. Dois lados coexistem na constituição do trabalho do Bricoleiros: um tradicional, interessado pelas formas históricas do teatro de bonecos, e outro experimental, orientado pela pesquisa das possibilidades de encenação com bonecos. Essa dualidade se traduz praticamente em toda a carreira do Bricoleiros, especialmente nas montagens dos espetáculos. O grupo dedica-se ao desenvolvimento técnico de habilidades ligadas ao ofício do marionetista. A oficina trabalha algumas técnicas específicas de preparação corporal do ator-manipulador, compreensão da cena, marcação cênica, animação e comunicação com bonecos e objetos.

Oficina de criação em dança, com Cia Dielson Pessoa (Recife/PE)
Dia: 23/08 (domingo)
Horário: 10h às 13h e 14h às 17h
Local: Sala de Dança – Sesc Prainha
Idade: a partir de 16 anos
GRATUITO
Sinopse: A oficina tem como objetivo qualificar por meio do aprendizado de técnicas de dança contemporânea e teatro físico as potências e virtudes cênicas dos participantes. Nas aulas, também faremos exercícios de dramaturgia, possibilitando ferramentas e métodos de criação. A meta é passar o máximo de fundamentos de treinamento físico e exercício de criação dramatúrgica para os participantes.
Os participantes devem vir com roupas confortáveis.

Oficina de criação de textos teatrais - Boca de Cena
Dias: 1, 2 e 3 de setembro (terça, quarta e quinta)
Horário: 18h às 22h
Local: Sala Multiuso – Sesc Prainha
Idade: a partir de 16 anos
Valores: R$15 comerciários, R$30 usuários

Sinopse: O projeto Boca de cena tem por objetivos:
1. Incentivar o surgimento de novos dramaturgos em Santa Catarina;
2. Estimular a prática da escrita teatral;
3. Apoiar a pesquisa dramatúrgica e provocar a reflexão sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo;
4. Incentivar que a pesquisa e a encenação dos textos inéditos trabalhados possam gerar montagens de novos espetáculos.

PÚBLICO ALVO: Escritores, atores, diretores de teatro e pessoas interessadas em dramaturgia.

ASSESSOR: Alfredo Megna, Buenos Aires, Argentina

É dramaturgo e advogado. Foi co-editor da Lei Nacional de Teatro e Assessor Jurídico do Instituto Nacional do Teatro, entre 1998 e 2005. Fundou vários salões, teatros e escolas para formação específica. Professor, pesquisador e palestrante de ação, drama e mídia. Nomeado melhor autor Sole Desempenho ACE Award. Ministrou 97 diferentes oficinas de pesquisa dramatúrgica na Argentina e no Brasil. Coordenador de diversos projetos de dramaturgia em diferentes festivais internacionais de teatro. Em sua carreira teve 15 peças de teatro encenadas profissionalmente, como dramaturgo e diretor, na Argentina e em diferentes países da América e Europa. Entre eles:"A tentativa"; "O mau cheiro" "Orestes, o super", "Azucena sem guipiur" "Sobre o gato Bukowski", "estampitas baralhar", "The Basement de Gardone" "Combinatória de 8 da base 4", "Frankie (A partir dos fragmentos para a unidade)", "Nós não somos nada ", " Artigo 389-manobras repentinas ", "Os camaradas" e "Fãs" (em Blumenau e diferentes cidades e festivais Santa Catarina-Brasil, "Bengal", "Three Blind Mice"; "Swing argentino", "Laços chineses".

Além disso, ele é autor do romance "The Time perseguição continua" (1992). Durante 1987 e 1988, ele escreveu o roteiro das "noites" Oliver FM Splendid. E em 2005, autor e apresentador do programa "O boneco absurdo" Jazz FM. Como pesquisador em recuperação de memória processos social tem sido o criador de uma metodologia internacionalmente reconhecida ("The Mnemonics social") sendo chamado para coordenar vários processos na América e Europa.

Ele publicou um livro em 2005, intitulado "The Art of Memory". Publicou em 2008, livro com três de suas peças mais célebres, entre as quais "Orestes super", "Azucena sem guipiur" e "Bengal". Ele também é autor de inúmeros trabalhos para várias revistas e publicações da Argentina e do Brasil.
Inscrições abertas para oficinas gratuitas do Festival Palco Giratório Sesc

Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar