FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
II Seminário Paulus de Literatura



Quando: 29 Setembro 2015, Terça-feira, 8h30 às 12h e 13h às 17h
Onde: CEC - Centro de educação Continuada de SME
Endereço: Rua Ferreira Lima, 82 - Centro
Quanto: Gratuito
Informações: tel (48) 3212-0918

Ocorrerá nesta terça-feira, 29 de setembro, o II Seminário Paulus de Literatura. O evento é promovido pela Paulus Editora, com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, e será realizado no Centro de Educação Continuada da SME. As atividades serão desenvolvidas das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

Através de palestras, o objetivo é instrumentalizar os profissionais da educação para as ações pedagógicas literárias, discutir a essência da criação de narrativas, proporcionar o encontro com autores de âmbito nacional. O Seminário também visa ampliar os referenciais literários dos participantes, fortalecer a promoção da leitura e valorizar as bibliotecas como espaços culturais. Interessados podem se inscrever através do telefone 3212-0918.

Pela manhã, haverá a palestra "Escola de Valor – Significando a vida e a arte de educar”, ministrada por Maria Helena Marques, comunicóloga, pedagoga e especialista em educação na infância. Em seguida, ocorre a palestra "Literatura Infantojuvenil na sala de aula”, com Shirley Souza, autora dos livros infanto-juvenis, como "Caminho das Pedras”.

No período da tarde, Maria Helena comanda ainda a oficina "Pensar, sentir e viver a educação como uma experiência de felicidade – um olhar possível”. Já Shirley, fica responsável pela oficina "Hora de escrever histórias: Prática de escrita criativa”.

Programação

PALESTRA
ESCOLA DE VALOR – SIGNIFICANDO A VIDA E A ARTE DE EDUCAR
Uma proposta que oferece aos educadores a possibilidade de refletir sobre os valores humanos e suas implicações na prática educativa, a fim de fundar um espaço escolar mais ético e propício ao exercício da cidadania.

DAS 8h30 ÀS 10h

Objetivos:
Aprofundar o entendimento sobre a responsabilidade de fazer escolhas pessoais e sociais, para que reflitam positivamente;
Inspirar os educadores a perceberem seus próprios valores, para melhor compreendê-los, desenvolvê-los e aprofundá-los;
Resgatar nos educadores a esperança e o entusiasmo pela vida e pela arte de educar;
Provocar a reflexão sobre os valores humanos e suas implicações práticas, qualificando o trabalho educativo;
Despertar para a compreensão e a consciência da necessidade e da urgência de uma educação de valor.
Reacender o potencial transformador que existe em cada educador a partir do exercício da autorreflexão e da autoconsciência sobre os valores e os princípios que sustentam a prática educativa.

Palestrante: Maria Helena Marques
É comunicóloga, pedagoga, especialista em educação da infância. Autora dos livros "Escola de Valor - significando a vida e a arte de educar” (PAULUS/2009) e "Como
Educar Bons Valores – desafios e caminhos para trilhar uma educação de valor” (PAULUS/2012). Foi consultora da UNESCO e da Fundação Bunge. Como membro do
Fórum da Cidadania de Santos, foi coordenadora geral do projeto "ECA Conhecer para Reconhecer” que formou agentes educativos multiplicadores do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente, é chefe do departamento Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação de Santos.

PALESTRA
LITERATURA INFANTOJUVENIL NA SALA DE AULA
Literatura infantojuvenil na sala de aula é uma palestra-reflexão sobre o que é essa literatura indicada para leitores em formação, o que a caracteriza, como é produzida, como chega às escolas e de que forma é trabalhada na realidade da sala de aula.
A palestra foca a promoção da reflexão crítica sobre os conceitos pré-adquiridos a respeito da literatura infantojuvenil e sobre a prática didático-pedagógica envolvendo o livro literário no contexto escolar.
A palestra é voltada a educadores que trabalhem o universo da literatura infantojuvenil com alunos do Ensino Fundamental e Médio.

DAS 10h30 ÀS 12h

Autora: Shirley Souza
É escritora de livros infantis e juvenis. Publicou 40 livros voltados a esse público e recebeu dois prêmios literários em 2008: o Jabuti, pelo livro "Caminho das pedras”, e o Jóvenes del Mercosur (Argentina), pelo livro "Rotina (nada normal) de uma adolescente em crise”.

OFICINA
Pensar, sentir e viver a educação como uma experiência de felicidade – um olhar possível
Uma proposta pedagógica dinâmica e vivenciada que oferece aos educadores a possibilidade de refletir sobre o valor da felicidade no contexto educativo, despertando no educador a percepção de que a qualidade na educação só é alcançada quando os processos de ensino e de aprendizagem proporcionam uma sensação de prazer naquele que ensina e naquele que aprende.

DAS 13h ÀS 16h30

Palestrante: Maria Helena Marques
É comunicóloga, pedagoga, especialista em educação da infância. Autora dos livros "Escola de Valor - significando a vida e a arte de educar” (PAULUS/2009) e "Como Educar Bons Valores – desafios e caminhos para trilhar uma educação de valor” (PAULUS/2012). Foi consultora da UNESCO e da Fundação Bunge. Como membro doFórum da Cidadania de Santos, foi coordenadora geral do projeto "ECA Conhecer para
Reconhecer” que formou agentes educativos multiplicadores do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente, é chefe do departamento Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação de Santos.

OFICINA
HORA DE ESCREVER HISTÓRIAS – PRÁTICA DE ESCRITA CRIATIVA.
Hora de escrever histórias – prática de escrita criativa é uma oficina de redação literária baseada na experimentação de técnicas de produção de textos criativos individuais e coletivos.
O objetivo da oficina é discutir a essência do texto criativo, buscando avaliar onde o encontramos e como ele é produzido. Serão analisados brevemente textos onde a criatividade tenha uma papel de destaque.
O foco central de Hora de escrever histórias é apresentar caminhos para estimular o processo de criação, técnicas para organizar as ideias e recursos para elaboração de histórias literárias originais e releituras de textos lidos.
O encontro fornecerá recursos práticos para a escrita e proporcionará a experiência de criar histórias, por meio de atividades desenvolvidas individual e coletivamente.

DAS 13h ÀS 16h30

AUTORA: SHIRLEY SOUZA
É escritora de livros infantis e juvenis. Publicou 40 livros voltados a esse público e recebeu dois prêmios literários em 2008: o Jabuti, pelo livro "Caminho das pedras”, e o Jóvenes del Mercosur (Argentina), pelo livro "Rotina (nada normal) de uma adolescente em crise”.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
COM A PRESENÇA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CONTADORES DE HISTÓRIAS COM A OFICINA BOCA DE LEÃO

DAS 16h45 ÀS 17h II Seminário Paulus de Literatura

Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar