FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Tubo de Ensaio oferece oficina gratuita e bate-papo ilustrado com dançarina Marina Abib



Quando: 16 e 19 de outubro
Onde: Centro de Desportos (CDS) da UFSC e Centro de Artes (Ceart), Udesc
Quanto: Gratuito

As danças tradicionais brasileiras, inseridas no contexto das chamadas brincadeiras populares, são indissociáveis do seu caráter rítmico. O corpo soa e a música movimenta o espaço da brincadeira. É com base nesses princípios que a nova etapa do Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções], um dos projetos contemplados pelo Rumos 2013-2014, principal programa do Itaú Cultural, trabalha o corpo, o lúdico, a educação. Intervenção 4 tem como público alvo bailarinos, atores, músicos e educadores. A coreógrafa e dançarina Marina Abib, que pesquisa a construção de uma corporeidade desenvolvida a partir de matrizes das danças populares brasileiras, vem a Florianópolis para dar uma oficina, em dois locais diferentes, e para uma conversa aberta ao público.

O bate-papo ilustrado De Repente ocorrerá no dia 16 de outubro, entre 13h30 e 14h30, na Sala de Dança 1 do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Após o encontro, no mesmo local, Marina Abib dá a oficina Danças Brasileiras: Um Corpo Ritmado. A duração é de duas horas. No dia 19, entre 13h30 e 15h, no Laboratório de Dança B, bloco 5 do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a coreógrafa repete a oficina dada na Udesc.

Em De Repente, Marina Abib ilustra uma conversa sobre os saberes coletivos da cultura tradicional brasileira, ao longo de uma hora. Além da experiência pessoal na dança, a pesquisa teórica e a prática com as manifestações populares brasileiras servem de base para o desenvolvimento de uma reflexão sobre a tradição enquanto recordação.

A oficina Danças Brasileiras: Um Corpo Ritmado trabalha a compreensão rítmica no corpo e a construção de partituras corporais a partir dessas referências. Os participantes experimentam no próprio corpo as frases rítmicas presentes nas músicas tradicionais brasileiras e a partir disso introjetam os molejos e gingados específicos de cada dança.

Durante o processo são trabalhados jogos de prontidão, desafios de agilidade, exercícios de consciência corporal e apreensão do vocabulário referenciado nas danças brasileiras. O objetivo final é fazer com que os participantes encontrem nas diferentes sonoridades, um corpo confortável e disponível para que, a partir dele, possam expressar suas particularidades, seja em improvisos ou na criação de pequenas frases coreográficas.

Tubo de Ensaio

Iniciado em fevereiro de 2015, Tubo de Ensaio se estenderá até novembro, com convidados do Brasil e do exterior. Coordenado por Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres, a intenção é aproximar a dança ao teatro, as artes visuais, o cinema e a música. O projeto também estabelece interseções de conhecimento nessas áreas com artistas e pesquisadores, busca compartilhar e problematizar procedimentos de composição – definida pelas idealizadoras como modo de reunir, produzir, dispor, inventar, combinar, arranjar.

Programa Rumos

Com 18 anos de estrada, o Rumos Itaú Cultural é o principal programa de apoio à produção cultural do Brasil e uma das mais longevas plataformas de incentivo do Brasil. Entrou em 2014 consolidando uma nova fase do seu ciclo de renovação anunciado em 2013 quando abandou o formato tradicional de apoio praticado no país – baseado em regras definidas pela instituição e limitação a áreas de expressão estanques – para apostar em um modelo aberto em que artistas, produtores e pesquisadores definem as regras do jogo com o apoiador, e tem, agora, sua primeira leva de contemplados.

Este formato trouxe novos ares e maior abrangência ao programa. Além de apoiar projetos tradicionais, que resultarão em uma obra a ser exposta ao público, como ocorria nos editais anteriores, o Rumos ganhou nova dimensão e tem entre os selecionados uma extensa e variada gama de experimentos e iniciativas que incluem pesquisa, organização de residências e seminários, circulação de repertório, documentação, desenvolvimento de plataformas e softwares, entre outras propostas.

Depois de um profundo processo de análise, a comissão multidisciplinar composta por 19 nomes emblemáticos da cena cultural brasileira – constituída pelo Instituto para se debruçar sobre a revitalização do programa e a análise de 15.120 projetos inscritos no edital de 2013 – chegou à lista de 101 trabalhos que atualmente recebem apoio do Instituto.

No dia 1 de setembro, o Itaú Cultural abriu as inscrições para a edição Rumos 2015-2016. Elas se estendem até 6 de novembro, até as 23h59 (horário de Brasília), e devem ser feitas exclusivamente no site www.rumositaucultural.org.br. Os projetos começam a ser avaliados logo após o fechamento das inscrições e o trabalho da Comissão de Seleção será concluído até maio de 2016. Os contemplados serão informados por e-mail, no dia 10 daquele mês. Em seguida, o site do Itaú Cultural e os meios de comunicação divulgarão os resultados.

OFICINA

Danças Brasileiras: Um Corpo Ritmado
Dia 16 de outubro, das 14h30 às 16h30

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Centro de Artes (Ceart), na Sala de Dança 1
Av. Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis

Dia 19 de outubro, das 13h30 às 15h
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Laboratório de Dança B, bloco 5 CDS/UFSC
Campus, s/n°, bairro Trindade, Florianópolis
Gratuito

BATE-PAPO ILUSTRADO

De Repente
Dia 16 de outubro, das 13h30 às 14h30

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Centro de Artes (Ceart), na Sala de Dança 1
Av. Madre Benvenuta, 2007, bairro Itacorubi, Florianópolis
Gratuito
Livre para todos os públicos

Informações: tubodeensaiofpolis@gmail.com
Inscrições: www.tubodeensaio2015.com

Ficha técnica Tubo de Ensaio
Coordenação e curadoria: Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres
Produção executiva: Gláucia Grigolo
Foto e vídeo: Cristiano Prim
Design gráfico: Kamilla Nunes
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso
Realização: Rumos Itaú Cultural 2014, Ministério da Cultura e Instituto Meyer Filho Tubo de Ensaio oferece oficina gratuita e bate-papo ilustrado com dançarina Marina Abib

Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar