FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
“Célébration de la Culture Noire” - Celebração da Cultura Negra



Quando: 22 Novembro 2015, Domingo, das 14h às 22h30
Onde: Cenarium Escola de Dança
Endereço: Rua Eduardo Gonçalves D´Ávila, 150 – Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1648149752122653

Em 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em memória de Zumbi dos Palmares, herói nacional e ícone da resistência negra à escravidão. Durante todo o mês, são organizadas no Brasil atividades, ações e encontros sobre a história e a cultura negra. Para integrar a celebração, neste momento que é considerado central na reflexão sobre o papel de negras e negros na construção do país, a Aliança Francesa de Florianópolis organiza a "Célébration de la Culture Noire” ("Celebração da Cultura Negra”), composta por uma série de atividades totalmente gratuitas concentradas no dia 22 de novembro, na Cenarium Escola de Dança, das 14h às 22h30.

A programação da festa busca contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras através da confraternização entre os povos, a promoção e valorização da arte e da cultura, bem como a informação e a reflexão sobre o combate ao racismo, promoção da igualdade, cidadania e diversidade.

São destaques as oficinas de danças urbanas, de abayomi para crianças e de cantos bantos no Brasil, a exibição de curtas-metragens francófonos e nacionais, uma roda de conversa com o Coletivo Kurima – estudantes negros (as) da UFSC, bem como um show especial da cantora e curadora do evento Roberta Lira, em parceria com o tradicional grupo Samba 7. Compõem o evento ainda, uma feira com venda de roupas, artesanatos, tecidos, abayomis e turbantes, além de pequenas porções da arte culinária afro-brasileira. Para finalizar a festa, muita música de matriz africana com os DJs Al Capone e André Silveira.

CRONOGRAMA

14h10min – Performance de abertura

14h15min – Oficina de Cantos Bantos: Memórias, Vozes, Corpos e Consciência Negra (Profª Roberta Lira) – Experiências sonoras, cantos e artes dos corpos negros

14h15min – Oficina de Danças Urbanas – Profº Gui Fant

14h15 – Cine Afro – Exibição de curtas francófonos e nacionais

15h45min – DJ Al Capone- Músicas de Matrizes Africanas

15h45min às 16h10min – Intervalo

16h15min – Oficina de Abayomi para crianças – com Renata Lima

16h15min – Exibição de Curtas: "Zumbi dos Palmares” (10min.), "Lindando com o racismo na Europa com Grada Kilomba” (9min.) e "Filhas do Vento”.

17h30min – Roda de Conversa sobre os filmes exibidos, fortalecendo as reflexões e suas relações com a consciência negra, seus desdobramentos globais, nacionais e regionais – Com Coletivo Kurima (Estudantes Negros e Negras da UFSC).

18h45min às 22h30min – CELEBRAÇÃO ZUMBI DOS PALMARES

Show: SAMBÁ com Roberta Lira e Banda Samba 7

Samba de raiz, com a cantora paulistana e performer de arte negra cantando com seus parceiros musicais, que têm 30 respeitados anos na tradição do samba de Florianópolis.

DJ Alcapone – Músicas de Matrizes Africanas

Curadoria: Roberta Lira
Patrocínio: Tractebel Energia
Apoio: Cenarium Escola de Dança e Hertz
Coordenação: Marte Inovação Cultural
Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) “Célébration de la Culture Noire” - Celebração da Cultura Negra

Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar