FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Estreia do documentário "Antonieta", com direção de Flávia Person



Quando: 24 Novembro 2015, Terça-feira, às 18h30min
Onde: Assembleia Legislativa de SC - Alesc
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1633176526942171

Na próxima segunda-feira, 23 de novembro, às 19h, o Museu da Escola Catarinense (MESC), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no centro de Florianópolis, promoverá a estreia do documentário "Antonieta", sobre Antonieta de Barros (1901-1952), mulher, negra, professora, cronista, feminista e primeira negra a assumir um mandato popular no país, em 1935, quando foi deputada em Santa Catarina, sendo também a primeira deputada no estado.

A exibição é aberta e gratuita, com vagas limitadas e inscrições pela link: goo.gl/XBXaMd. As vagas para a exibição desta segunda estão esgotadas, mas nesta terça, dia 24 de novembro, tem mais uma sessão do filme durante o Seminário "Conversas com Antonieta", às 18h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, promovido pela AMAB - Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros, em parceria com a gente e com a Ombu.

Dirigido pela cineasta paulista Flávia Person, o filme exibe imagens inéditas de Antonieta de Barros. Na sua trajetória de vida, Antonieta rompeu com estereótipos ligados ao gênero, à etnia e à classe social.

Segundo os organizadores, o lançamento foi programado para ocorrer no Museu da Udesc porque o prédio sediou, entre 1924 e 1964, a Escola Normal Catarinense (hoje Instituto Estadual de Educação), onde Antonieta se formou professora, lecionou e foi diretora. Além disso, o local tem um acervo sobre a docente, como móveis doados pela família.

Dia da Consciência Negra

Na sexta-feira, 20, comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. Criada pela Lei Federal nº 12.519/2011, a data homenageia Zumbi, que é um símbolo da resistência negra no Brasil e foi morto em uma emboscada em 1695 após ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas.

Além disso, esse dia se dedica à reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira e as consequências do racismo para a vida das pessoas e o desenvolvimento do País. A cada ano, as atividades da data são feitas ao longo do mês no Brasil, ampliando os espaços de discussão sobre as questões raciais.

Estreia do documentário "Antonieta", com direção de Flávia Person
Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Agosto 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 23 Agosto 2017 Inscrições para oficinas gratuitas da Pala... >> Educação / Cursos
até 23 Agosto 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 26 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
até 30 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar