FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2015
Palestra e oficina de música brasileira e africana, lançamento de livro, CD e DVD de Paulo Dias



Quando: 2 e 3 de dezembro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) traz à universidade, nos dias 02 e 03 de dezembro, o pianista, percussionista e etnomusicólogo Paulo Dias para uma palestra, oficina e lançamento de livro, CD e DVD. Todos os eventos são gratuitos e abertos a comunidade.

No dia 02 de dezembro, das 14h às 17h, ele realizará uma palestra sobre música brasileira na sala do Programa de Pós Gradução em Música (PPGMUS). A Palestra "Síncopa e rítmica aditiva no ensaio sobre a Música Brasileira de Mário de Andrade”, trata do procedimento idiomático em musicalidades populares. Mário de Andrade desemboca na noção hoje corrente nos estudos de etnomusicologia, de uma rítmica constituída a partir da soma das unidades menores da duração: a rítmica aditiva.

Já no dia 03 de dezembro, será realizada uma oficina de diásporas musicais africanas no Brasil, das 14h às 16h30 e das 17h às 19h30 na sala 03 do Departamento de Música. A oficina, também ministrada por Paulo Dias, apresentará aos participantes conceitos, instrumentos e estruturas musicais africanas presentes nas musicalidades populares brasileiras, com base nos estudos desenvolvidos na África e no Brasil por etnomusicólogos como Nketia, Aron, Kubik, Wa Mukuna e Oliveira Pinto. Serão apresentados exemplos práticos envolvendo os alunos.

Após a oficina, será realizado o lançamento do livro, CD e DVD "O batuque de umbigada de Tietê, Piracicaba e Capivari – SP”, também na sala 03 do DMU. Os eventos são organizados pelo programa de extensão Música e seus Instrumentos, coordenado pelo professor Luiz Henrique Fiaminghi.

Sobre o ministrante

Paulo Dias é pianista, percussionista e etnomusicólogo. Estudou piano na França e bacharelou-se pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pianista co-repetidor, percussionista e professor de matérias teóricas no Coral da Universidade de São Paulo (USP). Aprendeu percussão popular brasileira em vivências com mestres tradicionais de diferentes comunidades afro-descendentes. Desenvolve pesquisas na área de músicas afro-brasileiras do Sudeste. É fundador e coordenador da Associação Cultural Cachuera!, entidade voltada ao registro, divulgação e reflexão sobre as músicas populares e tradicionais do Brasil. Palestra e oficina de música brasileira e africana, lançamento de livro, CD e DVD de Paulo Dias

Categorias: Dezembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar