FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2015
Observação Astronômica - Chuva de Meteoros "Geminídeas"



Quando: 13 Dezembro 2015, Domingo, às 23 horas
Onde: praia Campeche
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1657680961115313

Regularmente, nosso planeta passa por regiões no espaço que coincidem com órbitas de cometas e asteróides. Essas órbitas estão repletas de detritos que se desprendem do astro principal, e a Terra sofre o impacto desses detritos em sua atmosfera quando passa por elas. Quando eles entram na nossa atmosfera, passam a ser chamados de METEOROS, popularmente conhecidos por "estrelas cadentes". Agora em dezembro, ocorrerá uma das maiores chuvas de meteoros do ano, as chamadas "Geminídeas", cuja taxa de visualização dos mesmos pode chegar a mais de 100 meteoros por hora (condicionado a uma boa visibilidade e pouca iluminação artificial). Assim sendo, o Grupo de Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus São José, vem convidar a comunidade para participar da observação deste evento. Para fugirmos das luzes da cidade e aproveitar a natureza, vamos fazer a observação na praia, onde o ambiente é mais escuro. E escolhemos, para isso, uma praia próxima e mais conhecida: Campeche.

DATA: 13/12/2014 (domingo)
HORÁRIO DE INÍCIO DA CONCENTRAÇÃO 23h00
SAÍDA DA CONCENTRAÇÃO PARA A PRAIA (Todos juntos): 23h30
ENCERRAMENTO DO EVENTO: 03h00 (apenas para referência, pois dependerá da qualidade do céu e do ânimo do pessoal)
LOCAL DA CONCENTRAÇÃO: No estacionamento da escola que fica ao lado do TIRIO (Terminal do Rio Tavares)

TRANSPORTE
- Quem quiser ir de ônibus pode desembarcar no terminal e combinar carona com alguém que vá de carro a partir desse ponto e também carona para voltar;
- A ideia é sair do TIRIO para a entrada da trilha EXATAMENTE ÀS 23h30, sem atrasos.

TELESCÓPIOS
- Não é necessário telescópios para observar a chuva de meteoros;
- Sugere-se, inclusive, não levar telescópios, tendo em vista que o local é praia, sujeito a maresia, umidade, vento e areia. Péssimo para espelhos e lentes.

ALIMENTAÇÃO
- A sugestão é que os participantes se organizem para fazer um piquenique na madrugada, pois a fome também confirmou presença;
- Atenção para o lixo gerado durante a noite. Cada grupo que organizar piquenique deve ser responsável por agrupar e levar consigo o lixo gerado para o descarte adequado.

VESTIMENTA
- Sugere-se vestir calça comprida, calçado fechado e manga comprida. Sempre é bom levar casacos. Isso evita o incômodo constante dos mosquitos e, por incrível que pareça, quem foi sem casaco na Geminídeas de 2014 passou frio em pleno dezembro (vento forte e gelado na praia).

MATERIAL SUGERIDO
- Pode ser interessante levar: lanterna, pilhas extras, repelente, água, saco de lixo e roupa de banho (para os corajosos da madrugada);
- Para uma boa observação confortável, vale à pena levar também toalhas para se deitar na areia, ou cadeira de praia que possam ficar na posição "deitada".

CONFIRMAÇÃO
- Devido às condições climáticas, o evento será confirmado no GRUPO DE OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS DO IFSC/SJ até 19h do dia 13/12 e também na PÁGINA DO EVENTO. Façam a gentileza de acompanhar.

TRILHA SONORA
- Durante toda a noite, estaremos tocando em "loop" a música "METEORO DA PAIXÃO" do Luan Santana, para abrilhantar ainda mais o evento!

UM EVENTO ORGANIZADO PELO PROJETO "OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS E TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA" DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA, CÂMPUS SÃO JOSÉ (IFSC/SJ). Observação Astronômica - Chuva de Meteoros "Geminídeas"

Categorias: Dezembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar