FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2016
Espetáculo gratuito "SinaNinha" em homenagem ao Dia Internacional da Mulher



Quando: 08 Março 2016, Terça-feira, às 15 horas
Onde: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Endereço: Rua Tenente Silveira, 343 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1515341338775611

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 15h, a Biblioteca Pública de Santa Catarina será palco do espetáculo de contação de histórias SinaNinha, performance teatral do ator José Vigano. Promovida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em parceria com a Academia Brasileira de Contadores de Histórias e o Projeto Pró-Leitura do Instituto Estadual de Eduação, a apresentação terá entrada gratuita (limitado à capacidade do espaço, de 70 lugares). Para assistir ao espetáculo não é necessária inscrição prévia. Entretanto, grupos escolares devem entrar em contato previamente pelo telefone (48) 9851-9745.

SinhaNinha é uma senhora benzedeira, que usa as ervas e plantas de seu quintal para "curar" e conta histórias do mundo a partir daquilo que ouviu durante toda sua vida. Seus contos sempre têm finais otimistas e, neste dia em especial, irão destacar as personagens femininas das histórias, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Ilha de Santa Catarina. Cidade de Desterro. O imaginário ilhéu é povoado por histórias de criaturas encantadas. Não por acaso, hoje a cidade é conhecida como Ilha da Magia. Sinhaninha (Joel Vigano), como de costume acolhedor ilhéu, recebe convidados em sua singela casa e sendo nascida, criada e conhecedora das crendices da sua terra natal, a velha oferece ao público histórias variadas sobre a vida das mulheres que colaboraram na sua "formação" de contadora de histórias, bem como das mulheres bruxas que ela ainda desencanta quando chamada as pressas em algum canto da atual Desterro. Uma performance que visa entreter e divertir o público, além de homenagear nossas guerreiras mulheres.

"Dom João V, Rei de Portugal, determinou em 1747, a transferência de 4.000 portugueses, oriundos das Ilhas de Açores e Madeira para as províncias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1748, começaram a chegar, na Ilha de Nossa Sra. do Desterro, atual Florianópolis, em Santa Catarina, os primeiros casais e desertores. Entre esses desertores, havia algumas mulheres que foram afastadas de Portugal acusadas de feitiçaria. Assim sendo, os moradores da Ilha dos Açores trouxeram suas crenças, seus costumes, suas tradições e suas bruxas."
Fonte: Marina Guadalupe Beims, autora do livro "Wicca e Outras Tradições"

Duração 1 hora
Espetáculo gratuito "SinaNinha" em homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Categorias: Março 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 16 Outubro 2017 Inscrições para o ensino médio técnico gra... >> Educação / Cursos
até 16 Outubro 2017 Semana da Rendeira com oficinas de renda d... >> Especiais / Outros
até 20 Outubro 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 21 Outubro 2017 Aulões gratuitos de Defesa Pessoal e Sinto... >> Esportes
até 21 Outubro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 22 Outubro 2017 Trilha Medita do Morro da Oração (Galheta)... >> Esportes


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar