FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2017
3ª Semana da Dança UFSC terá espetáculos, performances, exposição e oficinas durante oito dias



Quando: de 1 a 8 de junho
Onde: UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/137328993478065

A III Semana da Dança UFSC visa à produção e à realização de ações artísticas, educativas e culturais em dança. O evento ocorre entre os dias 01 e 08 de junho de 2017 e reúne diferentes propostas artísticas que se apresentam em forma de dança. A programação é diversificada e aberta a todos e pretende contemplar a multiplicidade de conhecimentos produzidos na área da dança.

Durante oito dias, artistas da dança, comunidade e público se reúnem para experimentar, conhecer, debater e assistir dança em seus diversos modos de manifestação. A terceira edição da Semana da Dança UFSC conta com apresentações de espetáculos nacionais e internacionais, exposição de processo criativo em dança, performances e ensaio aberto. O público ainda tem a oportunidade de vivenciar diferentes oficinas de dança.

Todas as atividades são gratuitas e acontecem nos espaços da UFSC, entre eles, o auditório Garapuvu, as salas multifuncionais do Centro de Cultura e Eventos, as novas salas multiuso e a Caixa Preta do curso de Artes Cênicas (ART) e o Laboratório de Dança do CDS. Os ingressos antecipados para o espetáculo "Protocolo Elefante" e "MA" serão distribuídos gratuitamente nos dias 31 de maio e 1° de junho no Centro de Cultura da UFSC. Nos dias dos espetáculos, 2 e 3 de junho, os ingressos serão distribuídos uma hora antes das apresentações.

A abertura da III Semana de Dança UFSC, dia 1º de junho, será com o Café com Dança, ciclo de encontros e debates sobre a produção artística e intelectual em dança no estado de Santa Catarina, com a apresentação do projeto Corpo Tempo e Movimento em seis ações de dança. O evento será realizado às 14h30, na Sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A apresentação terá a presença das idealizadoras Diana Gilardenghi, Milene Duenha, Paloma Bianchi e Sandra Meyer; a coordenação e mediação são de Vera Torres e Débora Zamarioli.

“Protocolo Elefante“, novo espetáculo do renomado grupo catarinense Cena 11, será uma das atrações da III Semana de Dança da UFSC. A apresentação ocorre nesta sexta-feira, 2 de junho, às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos nos dias 31 de maio (quarta-feira) e 1° de junho (quinta-feira), na secretaria do Departamento de Cultura e Eventos. No dia do espetáculo, a distribuição de ingressos será uma hora antes da apresentação, na entrada do auditório. Esta será a segunda apresentação do espetáculo em Florianópolis. A estreia na ilha ocorreu no último sábado, 20 de maio, no teatro Governador Pedro Ivo.

O bailarino japonês radicado na Alemanha, Tadashi Endo faz uma palestra/demonstração sobre sua trajetória na dança Butoh e apresenta o espetáculo MA no dia 3/06. A palestra/demonstração de Tadashi Endo é a segunda atividade da III Semana da Dança UFSC. A apresentação, GRATUITA e aberta ao público, acontece na sexta-feira, 02 de junho, às 15h nas salas Pitangueira e Laranjeira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Os ingressos antecipados para o espetáculo "MA" serão distribuídos gratuitamente nos dias 31 de maio e 01 e 02 de junho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. No dia do espetáculo, 3 de junho, os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação.

As artistas Sandra Meyer, Diana Gilardenghi, Paloma Bianchi e Milene Duenha apresentam o espetáculo Narrativas em Dois Corpos e compartilham o seu processo criativo em um delicioso Café com Dança. A bailarina Ana Alonso convida o público, na oficina Espaço Corpo, a uma experiência dançada nos espaços externos da UFSC.

Destaca-se ainda o ensaio aberto/oficina da Grão Cia. de Dança, a apresentação do espetáculo Para Além das Gaiolas com a performer Daniele Viola, a performance de Dança e Percussão Afro do Coletivo Abayomi e a exposição do processo criativo do espetáculo Peso Bruto com a presença da bailarina Jussara Belchior.

Para finalizar a III Semana da Dança UFSC será realizado na noite do dia 08 de junho na Caixa Preta, no departamento de Artes do CCE o Espetáculo "Narrativas em Dois Corpos", com as artistas Diana Gilardenghi e Sandra Meyer. A entrada será gratuita e não precisará de ingresso!

A Semana da Dança é um evento promovido pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte/UFSC) em parceria com as professoras Vera Torres (DEF/CDS) e Débora Zamarioli (ART/CCE). Conta também com o apoio do Centro de Desportos e do Centro de Comunicação e Expressão, assim como do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC.

A III Semana da Dança UFSC contará com 6 oficinas gratuitas, nos dias 5, 6 e 7 de junho. Todas as oficinas são gratuitas e não é necessário ter experiência em dança. As inscrições serão feitas no local de cada oficina por ordem de chegada 15 minutos antes do seu início. As inscrições para a oficina Canto e Dança para Mães e Bebês devem ser feitas com antecedência pelo email: cantosdegaia@gmail.com

Confira a programação das oficinas:

5 de junho – Segunda-feira
12h50 – Valsa Vienense (com Madalena Brito)
15h10 – Oficina/Ensaio Aberto Confluência-Estudos sobre Redes (Grão Cia de Dança).

6 de junho – Terça-feira
9h – Espaço Corpo (Ana Alonso)
14h – Jogos e Dinâmicas para a Dança (Ricardo Tetzner e Alexandra Klen).

7 de junho – Quarta-feira
10h – Canto e Dança para Mães e Bebês (Janína Martins, Aline Soares, Larissa de Cezar) – Iscrições evem ser feitas com antecedência pelo email: cantosdegaia@gmail.com
14h – Por um Corpo Sensível – do Olhar à Pele (Renata Mara Fonseca de Almeida).

Saiba mais sobre oficinas:

SEGUNDA, 05/06

Oficina/demonstração de valsa vienense
12h50 até 14h50 - Laboratório de Dança, bloco B - CDS/UFSC
Ministrante: Madalena Brito
Público: oficina aberta a todos os interessados, com ou sem experiência em dança.
Inscrições: gratuitas no dia e local do evento a partir das 12h35.
Número máximo de participantes: 28
Sobre a oficina Valsa Vienense:
As danças de salão são danças que enfatizam a integração social e o entretenimento. Dentre as danças sociais, a valsa vienense é considerada uma das mais românticas e elegantes. A oficina será ministrada de forma lúdica e abordará aspectos da história da valsa vienense. Os participantes terão oportunidade de vivenciar a dança, apreendendo noções básicas da dinâmica de seus movimentos.

Ensaio aberto / oficina “Confluência: Estudos sobre redes - Grão Cia. de Dança”
15h10 até 17h – Sala 208 Bloco D – CCE/UFSC
Ministrantes: Rodolfo Lorandi e Luiz Gabriel.
Público: oficina aberta a todos os interessados, com ou sem experiência em dança.
Inscrições: gratuitas no dia e local do evento a partir das 14h50.
Número máximo de participantes: 28
Sobre a oficina Confluência:
A Grão Cia de Dança propõe um ensaio participativo e aberto ao público de seu processo artístico em andamento. Confluência é um espaço do encontro, de alquimia de olhares, afetos e pensamentos. A Grão Cia de Dança explora e compartilha experiências que enfatizam as relações, as conexões e as comunicações. Através de vivências interativas, emergem movimentos, subjetividades e coletividades.

TERÇA, 06/06

Oficina/ performance “Espaço Corpo”
9h até 12h – Ponto de encontro na concha acústica
Ministrante: Ana Alonso
Público: Aberto aos interessados nas artes do movimento, com ou sem experiência.
Inscrições: gratuitas no dia e local do evento a partir das 08h45.
Sobre a oficina:
A oficina Espaço Corpo convida os participantes a experimentarem diferentes possibilidades de estarem em espaços públicos e cotidianos. Sendo guiados pelos sentidos e pelo jogo com tais sentidos, e inspirados no Tuning Scores e no Contato Improvisação, os participantes serão convidados a abrir a percepção para interações que interroguem os transeuntes, o cotidiano e seus próprios corpos nesses espaços.

Oficina “Jogos e Dinâmicas para Dança”
14h até 17h – Sala 210, bloco D - CCE/UFSC
Ministrantes: Alexandra Klen e Ricardo Tetzner
Público: oficina aberta a todos os interessados, com ou sem experiência em dança.
Inscrições: gratuitas no dia e local do evento a partir das 13h45.
Número máximo de participantes: 25
Sobre a oficina:
A oficina “Jogos e Dinâmicas para Dança” trabalha e explora a linguagem cênica das Danças, através de jogos teatrais e coreográficos. Os ministrantes propõem dinâmicas elaboradas a partir de textos que podem ser poemas, contos, relatos, documentários e outras expressões artísticas e visuais como o graffiti. As dinâmicas foram elaboradas a partir da criação do espetáculo 1717 da • Dois Pontos • Cia. de DançaTeatro, no qual se contam histórias dançando.

QUARTA, 07/06

Oficina “Canto e Dança para Mães e Bebês”
10h até 11h30 – Sala 208 Bloco D – CCE/UFSC
Ministrantes: Janaína Trasel Martins, Aline Ribeiro Soares e Larissa de César
Público: mães com bebês de colo e/ou engatinhantes.
Inscrições: pelo e-mail cantosdegaia@gmail.com
Número máximo de participantes: 15
Sobre a oficina:
A oficina Canto e Dança para Mães e Bebês é um espaço para a experimentação corporal e musical, inspirando-se na curiosidade e no encantamento que os bebês demonstram ao descobrirem as possibilidades de movimento do corpo. Dançaremos os movimentos por meio de atividades lúdicas musicais, a fim de harmonizar e relaxar o corpo de cada mãe, para que o bebê possa desfrutar desse acolhimento consciente e fluido. Arte, movimento e saúde são integrados nas alquimias sonoras produzidas pelas mamães e seus bebês.

Oficina “Por um corpo sensível: do olhar à pele”
14h até 17h – Sala 208, bloco D - CCE/UFSC
Ministrante: Renata Mara Fonseca de Almeida
Público: oficina aberta a todos os interessados, com ou sem experiência em dança.
Inscrições: gratuitas no dia e local do evento a partir das 13h45.
Número máximo de participantes: 16
Sobre a oficina “Por um corpo sensível: do olhar à pele”:
Oficina de dança contemporânea, baseada em improvisação de movimentos, com foco na estimulação sensorial. Busca-se nessa proposta a experimentação corporal e pesquisa de movimento a partir da interação do corpo com o espaço e com o outro. Os participantes serão convidados a estabelecerem encontros que nascem no olhar e, paulatinamente, alcançam a pele.

Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidas na página do festival no Facebook.

Confira a programação completa da III Semana da Dança UFSC:

3ª Semana da Dança UFSC terá espetáculos, performances, exposição e oficinas durante oito dias

Categorias: Junho 2017
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Agosto 2017 Beer Weekend com palestra, food trucks, ce... >> Especiais / Outros
até 19 Agosto 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 21 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 21 Agosto 2017 Inscrições para cursos gratuitos de flauta... >> Música
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
até 30 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar