FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2016
Espetáculo "Não Existe Pequena Briga: histórias da África Ocidental", com Daniele Ramalho



Quando: 11 Abril 2016, segunda-feira, às 10h e 15h
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

Através de mitos tradicionais, a contadora de histórias carioca Daniele Ramalho, traz um pouco da cultura de países como Burkina Faso e Mali no espetáculo "Não Existe Pequena Briga: Histórias da África Ocidental", que circula por cidades catarinenses na programação do Baú de Histórias do Sesc.

O espetáculo chega a Florianópolis no dia 11 de abril para apresentações gratuitas no Teatro Sesc Prainha às 10h e 15h. Ingressos gratuitos serão distribuídos 1h antes da cada apresentação - sujeito à lotação.

No repertório, os contos, ora terríveis, ora divertidíssimos, mostram conflitos, brigas, discussões, e falam das escolhas que devemos fazer na vida e suas consequências. Afinal, nem sempre os finais das histórias são felizes.

Este espetáculo é fruto de viagens da narradora e pesquisadora a Burkina Faso, em 2011 e 2012 e homenageia o griot Sotigui Kouyaté, de quem Daniele foi aluna em três momentos de sua vida. O repertório é composto de cinco histórias das quais três são narradas a cada apresentação, utilizando instrumentos de percussão africanos, como tam tam e kalimba. O conto “Niamantô” traz o ciúme entre coesposas; “Por quê os casais são como são?”, explica o motivo dos homens de grande valor se casarem sempre com mulheres imprestáveis e mulheres valentes com homens que não servem pra nada; “A grande e a pequena pedra”, mostra a importância dos amigos partilharem o que possuem; “Guinarou”, conta o que acontece quando um homem teimoso decide fazer sua plantação em terras sagradas, apesar de ter sido advertido por sua comunidade; e “Não existe pequena briga”, que dá título ao espetáculo.

Dirigido ao público escolar, o projeto Baú de Histórias propõe a circulação de espetáculos de contação de histórias, é uma ação em prol do incentivo à leitura, da valorização do contador de histórias como profissional reconhecido e da difusão da literatura. A seleção das montagens é pautada pela qualidade da encenação e relevância literária da proposta. Em 2016, além de “Não Existe Pequena Briga: Histórias da África Ocidental”, circulam os espetáculos “Evaristo e a Cotia”, da Camba Produção Artística (Blumenau), “Contos Notívagos”, da Cia Experimentus Teatrais (Itajaí), “Foi Coisa de Saci”, da Cia Contacausos (Chapecó), e “Entre Sabidos e Bocós”, de Emiliano de Souza (Brusque).

Público-alvo: crianças a partir dos 10 anos, adolescentes e adultos.
Duração: 45 minutos
Espetáculo "Não Existe Pequena Briga: histórias da África Ocidental", com Daniele Ramalho


Categorias: Abril 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar